Garantir boa experiência do usuário depende de diversos fatores e atributos do trabalho de UX. Entenda o que é User Experience e como ele pode ser aplicado em sistemas de bibliotecas
Independente da instituição, do produto, serviço ou sistema, agregar valor aos usuários é fundamental. Por isso, a compreensão dos conceitos e das práticas de User Experience (UX) ou Experiência do Usuário em português, é essencial não só para o marketing, mas para muitas outras áreas, incluindo bibliotecas.
Veja só um exemplo de uma biblioteca universitária:
- Se o sistema não for acessível e organizado;
- Se os usuários tiverem dificuldades para encontrar o conteúdo desejado;
- Se o processo de empréstimo de livros for confuso e complicado;
Cada um destes pontos podem resultar em experiências negativas ao usuário, que podem refletir no seu desempenho acadêmico e, ainda, impactar sua relação com a instituição.
Por outro lado, se o sistema for projetado com base nos pilares do User Experience, isto é, proporciona usabilidade, acessibilidade e utilidade, o usuário terá uma experiência mais agradável e satisfatória.
Pensando nisso, a Soluções Sophia, empresa especialista no desenvolvimento de softwares para bibliotecas e instituições de ensino, preparou este artigo para esclarecer:
- O que é UX (Experiência do Usuário)?
- Quais são os pilares da experiência do usuário e como se aplicam nas bibliotecas?
Aproveite e assista ao 2º episódio do Sophia Talks, em que exploramos o SBU da UNICAMP e como a tecnologia é uma oportunidade para as bibliotecas, não uma ameaça:
O que é UX (Experiência do Usuário)?
UX é a sigla inglês para User Experience, que significa “experiência do usuário” na tradução literal para o português. Essa é uma disciplina que busca estudar, compreender e projetar como um indivíduo (usuário) interage com um produto, serviço, sistema ou ambiente.
O objetivo é fornecer experiências positivas para o usuário, tornando a interação com o produto ou serviço o mais simples, eficiente e agradável possível. Ela é importante para instituições de diversas áreas, pois uma boa experiência pode resultar na fidelidade e captação de novos usuários.
No entanto, é importante ressaltar que o trabalho de UX vai muito além da criação de layouts visualmente bonitos. Este é apenas um dos fatores que podem atrair a atenção do usuário para um sistema de biblioteca, por exemplo.
5 pilares da experiência do usuário que podem ser aplicados nas bibliotecas
A experiência do usuário é sustentada por alguns pilares importantes, que se conectam para criar uma experiência de usuário positiva, satisfatória e coerente com suas necessidades. Destacamos 5 deles para você conhecer e perceber como podem – e devem – ser aplicados nos sistemas de bibliotecas.
Usabilidade
Pilar fundamental para o trabalho de UX, que se concentra na facilidade de uso e na experiência do usuário ao interagir com o sistema e suas funcionalidades. Garantir a usabilidade remete a aspectos como facilidade de navegação, tempo de resposta e clareza das informações.
Utilidade
Qualquer produto precisa atender às expectativas e, mais do que isso, às necessidades do usuário. Isto é, ele precisa se mostrar útil para a pessoa e resolver um problema ou uma dor específica.
Acessibilidade
Independente das habilidades ou limitações de uma pessoa, o sistema deve ser acessível para todos os usuários. Personalização do tamanho e tipo de fonte, da cor e tema da tela e recursos de áudio são alguns exemplos de acessibilidade que podem ser aplicados em sistemas de bibliotecas.
Credibilidade
Assim como os anteriores, a credibilidade é outro pilar muito importante para a experiência do usuário. Afinal, se uma pessoa utiliza e se envolve com o seu sistema, é porque ela confia que o produto vai atender suas expectativas e ajudá-la a encontrar uma solução para o seu problema.
Portanto, é fundamental que o sistema seja projetado com transparência, veracidade, precisão e segurança para garantir uma experiência positiva aos usuários.
Desejabilidade
A experiência geral do usuário em relação a usabilidade, utilidade, acessibilidade e credibilidade poderá refletir neste pilar, que refere-se à percepção dos usuários sobre a biblioteca – bem como o sistema – e sua vontade de usá-la continuamente.
Perceba que todos os pilares de UX são integrados, ou seja, para garantir a boa experiência do usuário nas bibliotecas, é fundamental que haja um sistema acessível, descomplicado, confiável e atrativo. E para isso acontecer de forma eficaz e eficiente, é necessário dar alguns passos para trás.
Antes de começar o plano tático do User Experience para bibliotecas, certifique-se de:
- Identificar e conhecer melhor quem são os usuários da sua biblioteca;
- Entender quais são as necessidades e expectativas dos usuários;
- Simplificar a busca por conteúdo e oferecer soluções para os usuários;
O atual terminal web da Sophia para as soluções Philos e Sophia Biblioteca Web vem passando por algumas atualizações, como resultado de evoluções tecnológicas, aliadas com o intuito de proporcionar aos usuários finais da biblioteca uma forma de interação mais direta com as bibliotecas e seus catálogos.
As mudanças incluem customização de interface e novos recursos aos usuários, como acessibilidade, listas de favoritos no menu superior e espaço para pesquisas simples e avançadas no Terminal Web Híbrido.
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