Como melhorar a gestão de bibliotecas: 5 competências para bibliotecários

Como melhorar a gestão de bibliotecas: 5 competências para bibliotecários

Confira quais são as principais competências para ajudar a melhorar a gestão de bibliotecas.

Para melhorar a gestão de bibliotecas, é importante considerar que os processos vão muito além da organização dos recursos e controle de circulações e acessos realizados pelos usuários. O desenvolvimento de competências básicas e específicas do bibliotecário é fundamental, e é sobre isso que vamos falar neste artigo do blog da Soluções Sophia.

Segundo American Library Association (ALA), conhecimentos básicos, como ética e preservação de acervos, inclusão, equidade e gestão de sistemas são algumas dessas competências que precisam ser desenvolvidas e que entendemos que podem ajudar a melhorar a gestão de bibliotecas.

Primeiro, o que é American Library Association?

É a Associação de Bibliotecários dos Estados Unidos (American Library Association) que promove, de maneira global, o desenvolvimento de bibliotecas e o incentivo à educação literária. A missão da ALA é “fornecer liderança no desenvolvimento, promoção e aprimoramento de bibliotecas e da profissão de bibliotecário, com o objetivo de ampliar a educação e o acesso à informação para todos”.

Reconhecida como a maior e mais antiga organização da área, com mais de 64 mil membros, a ALA promove encontros anuais onde é possível compartilhar experiências e atualização profissional. A associação possui participantes do mundo todo, inclusive nossa profissional da informação LGS,  a Profª. Drª. Liliana Giusti Serra, que é membro desde 2012.

Aproveite e assista a palestra com Liliana e nosso CEO, Fabrício Biajoli, em que falam sobre pesquisas e tendências para a comunidade bibliotecária, incluindo formação de bibliotecários:

TENDÊNCIAS PARA BIBLIOTECAS E ACERVOS: Insights sobre a realidade norte-americana

E quais são as competências que bibliotecários precisam desenvolver?

1. CONHECIMENTOS BÁSICOS: ÉTICA, PRESERVAÇÃO DE ACERVOS E LIBERDADE INTELECTUAL

Ter uma base sólida de conhecimentos éticos é fundamental para quem trabalha em bibliotecas. Isso envolve respeitar os direitos dos usuários e garantir que diferentes pontos de vista sejam representados no acervo. Além disso, a preservação de materiais e obras, sejam eles físicos ou digitais, é uma tarefa importante para manter o acervo protegido e acessível a longo prazo.

2. DOMÍNIO DE FONTES DE INFORMAÇÃO

Para melhorar a gestão da biblioteca também é importante saber identificar e utilizar diferentes fontes de informação, pois ajuda a apoiar a pesquisa e curadoria de conteúdos que atendam às necessidades dos usuários.

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3. INCLUSÃO, EQUIDADE E DIVERSIDADE

A gestão da biblioteca deve considerar as necessidades específicas da comunidade atendida, criando e promovendo um ambiente e serviço mais inclusivos e acessíveis, seja pelas obras disponíveis no acervo, seja pela experiência do usuário no espaço físico da biblioteca ou na utilização de conteúdos digitais.

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4. CATALOGAÇÃO EM RDA

Muitas bibliotecas ainda têm dificuldades para adotar o código de catalogação RDA (Resource Description and Access), e por isso é uma competência que precisa ser trabalhada e desenvolvida pelos catalogadores. A catalogação em RDA representa a aderência a padrões internacionais de representação bibliográfica, o que facilita a troca de registros entre bibliotecas do mundo todo, contribuindo com a recuperação e oferta de serviços aos usuários.

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5. GESTÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA

A tecnologia avança dia após dia e é uma ferramenta de apoio para diversas áreas, especialmente para melhorar a gestão de bibliotecas. Bibliotecários precisam conhecer, explorar e se capacitar para utilizar recursos que facilitam o gerenciamento de acervos, controle de empréstimos, acessos aos títulos digitais, além de garantirem a proteção dos dados.

Aproveite e confira também nossa live sobre cultura de dados e segurança da informação nas bibliotecas:

WEBINAR: Boas práticas para utilizar relatórios e estatísticas em bibliotecas

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A Soluções Sophia possui uma vasta experiência de 30 anos no mercado de tecnologia, educação e biblioteconomia, fornecendo sistemas de gestão para bibliotecas em todo o Brasil e até mesmo no exterior, são mais de 3 mil instituições que usam Sophia. Peça uma demonstração gratuita do nosso software para bibliotecas e descubra como usar a tecnologia para melhorar a gestão de bibliotecas!

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