Experiência do usuário: o que é UX e como se aplica em bibliotecas?

Garantir boa experiência do usuário depende de diversos fatores e atributos do trabalho de UX. Entenda o que é User Experience e como ele pode ser aplicado em sistemas de bibliotecas
Experiência do Usuário em bibliotecas digitais

Garantir boa experiência do usuário depende de diversos fatores e atributos do trabalho de UX. Entenda o que é User Experience e como ele pode ser aplicado em sistemas de bibliotecas

Independente da instituição, do produto, serviço ou sistema, agregar valor aos usuários é fundamental. Por isso, a compreensão dos conceitos e das práticas de User Experience (UX) ou Experiência do Usuário em português, é essencial não só para o marketing, mas para muitas outras áreas, incluindo bibliotecas.

Veja só um exemplo de uma biblioteca universitária:

  • Se o sistema não for acessível e organizado; 
  • Se os usuários tiverem dificuldades para encontrar o conteúdo desejado;
  • Se o processo de empréstimo de livros for confuso e complicado;

Cada um destes pontos podem resultar em experiências negativas ao usuário, que podem refletir no seu desempenho acadêmico e, ainda, impactar sua relação com a instituição.

Por outro lado, se o sistema for projetado com base nos pilares do User Experience, isto é, proporciona usabilidade, acessibilidade e utilidade, o usuário terá uma experiência mais agradável e satisfatória.

Pensando nisso, a Soluções Sophia, empresa especialista no desenvolvimento de softwares para bibliotecas e instituições de ensino, preparou este artigo para esclarecer:

Aproveite e assista ao 2º episódio do Sophia Talks, em que exploramos o SBU da UNICAMP e como a tecnologia é uma oportunidade para as bibliotecas, não uma ameaça:

O que é UX (Experiência do Usuário)?

UX é a sigla inglês para User Experience, que significa “experiência do usuário” na tradução literal para o português. Essa é uma disciplina que busca estudar, compreender e projetar como um indivíduo (usuário) interage com um produto, serviço, sistema ou ambiente.

O objetivo é fornecer experiências positivas para o usuário, tornando a interação com o produto ou serviço o mais simples, eficiente e agradável possível. Ela é importante para instituições de diversas áreas, pois uma boa experiência pode resultar na fidelidade e captação de novos usuários.

No entanto, é importante ressaltar que o trabalho de UX vai muito além da criação de layouts visualmente bonitos. Este é apenas um dos fatores que podem atrair a atenção do usuário para um sistema de biblioteca, por exemplo.

5 pilares da experiência do usuário que podem ser aplicados nas bibliotecas

A experiência do usuário é sustentada por alguns pilares importantes, que se conectam para criar uma experiência de usuário positiva, satisfatória e coerente com suas necessidades. Destacamos 5 deles para você conhecer e perceber como podem – e devem – ser aplicados nos sistemas de bibliotecas.

Usabilidade

Pilar fundamental para o trabalho de UX, que se concentra na facilidade de uso e na experiência do usuário ao interagir com o sistema e suas funcionalidades. Garantir a usabilidade remete a aspectos como facilidade de navegação, tempo de resposta e clareza das informações.

Utilidade

Qualquer produto precisa atender às expectativas e, mais do que isso, às necessidades do usuário. Isto é, ele precisa se mostrar útil para a pessoa e resolver um problema ou uma dor específica.

Acessibilidade

Independente das habilidades ou limitações de uma pessoa, o sistema deve ser acessível para todos os usuários. Personalização do tamanho e tipo de fonte, da cor e tema da tela e recursos de áudio são alguns exemplos de acessibilidade que podem ser aplicados em sistemas de bibliotecas.

Credibilidade

Assim como os anteriores, a credibilidade é outro pilar muito importante para a experiência do usuário. Afinal, se uma pessoa utiliza e se envolve com o seu sistema, é porque ela confia que o produto vai atender suas expectativas e ajudá-la a encontrar uma solução para o seu problema. 

Portanto, é fundamental que o sistema seja projetado com transparência, veracidade, precisão e segurança para garantir uma experiência positiva aos usuários.

Desejabilidade

A experiência geral do usuário em relação a usabilidade, utilidade, acessibilidade e credibilidade poderá refletir neste pilar, que refere-se à percepção dos usuários sobre a biblioteca – bem como o sistema – e sua vontade de usá-la continuamente.

Perceba que todos os pilares de UX são integrados, ou seja, para garantir a boa experiência do usuário nas bibliotecas, é fundamental que haja um sistema acessível, descomplicado, confiável e atrativo. E para isso acontecer de forma eficaz e eficiente, é necessário dar alguns passos para trás.

Antes de começar o plano tático do User Experience para bibliotecas, certifique-se de:

  • Identificar e conhecer melhor quem são os usuários da sua biblioteca;
  • Entender quais são as necessidades e expectativas dos usuários;
  • Simplificar a busca por conteúdo e oferecer soluções para os usuários;

O atual terminal web da Sophia para as soluções Philos e Sophia Biblioteca Web vem passando por algumas atualizações, como resultado de evoluções tecnológicas, aliadas com o intuito de proporcionar aos usuários finais da biblioteca uma forma de interação mais direta com as bibliotecas e seus catálogos.

As mudanças incluem customização de interface e novos recursos aos usuários, como acessibilidade, listas de favoritos no menu superior e espaço para pesquisas simples e avançadas no Terminal Web Híbrido.

Em breve mais novidades. Acompanhe a Soluções Sophia também nas redes sociais!

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