Fidelização de matrículas: 3 ações para fidelizar alunos na sua escola

Entenda quais ações estratégicas sua escola pode adotar para aumentar a fidelização de matrículas para o próximo ano letivo

Além de questões sociais e econômicas, a pouca abertura para relacionamento, atividades pedagógicas pouco divulgadas ou com informações incompletas e tratamento impessoal são alguns motivos que podem levar famílias a tirarem seus filhos da escola.

E de acordo com os dados do último Censo, a taxa de evasão escolar na educação básica aumentou significativamente, atingindo a taxa de 5,9% em 2023. Entender o contexto em que a instituição de ensino está inserida, a percepção das famílias já matriculadas sobre a escola e seus serviços, além de mapear a satisfação e o engajamento de toda comunidade escolar, pode ajudar a identificar sinais de evasão e prevenir a perda de alunos. 

Por isso, o relacionamento e a comunicação assertiva entre todos os protagonistas da comunidade escolar são fundamentais para a sustentabilidade da instituição. Continue lendo este artigo e confira três ações que podem ajudar neste processo e na fidelização de matrículas:

Aproveite e confira também este conteúdo, que pode ser do seu interesse:

Campanha de Rematrícula: Ações para a campanha de rematrícula que ajudam na fidelização dos alunos

Fidelização de matrículas: 3 ações para fidelizar alunos na sua escola

  1. Faça pesquisas com as famílias

Além de identificar os pontos negativos, é importante mapear também os aspectos positivos para compreender a percepção dos alunos matriculados e das famílias em relação à sua escola.

  1. Invista em eventos para famílias

Planejar uma convenção de pais é um exemplo de evento que pode ajudar na retenção dos alunos na instituição. Esta ação também demanda clareza no propósito e na proposta que a escola quer passar para os estudantes e às famílias.

Este é um momento para dividir com os pais:

  • Resultados obtidos ao longo do ano letivo;
  • Projetos que estão sendo trabalhados e desenvolvidos em conjunto com os alunos;
  • Expectativas e projeções para o futuro. Aproveite para ouvir os pais e entender, também, o que esperam da instituição e o que buscam para seus filhos. Exercite a escuta ativa!
  1. Faça pesquisas (sim, de novo) com os alunos

Engana-se quem pensa que as famílias são os únicos tomadores de decisão na hora de fechar a matrícula. Se um aluno está insatisfeito com a escola, ele também tem o poder decisivo para pedir “demissão” da instituição. Entenda a satisfação dos estudantes e o porquê continuam estudando na sua escola. Lembre-se de fortalecer também os pontos positivos!

Aproveite o assunto e assista nossa websérie sobre Campanhas de Rematrículas e entenda a importância das pesquisas para planejar ações estratégicas de fidelização:

Campanha de Rematrícula: A importância das pesquisas para realizar a campanha de rematrícula

A experiência da família na renovação também é importante para a fidelização de matrículas

Não adianta ter a campanha de rematrícula mais bonita, com o melhor texto e que está gerando bons resultados se a sua escola não olhar para o operacional. Imagine um checklist em que você está marcando tudo como “okay”, mas no final tem algo que impede a renovação da matrícula:

✔️Pesquisa de satisfação aplicada com as famílias matriculadas;

✔️Mapeei o índice de retenção;

✔️Apresentei os resultados para as famílias que responderam a pesquisa;

✔️Campanha de Rematrícula em circulação;

✖️Família demonstrou interesse, mas não renovou a matrícula.

Esse tipo de situação já aconteceu com você? Afinal, o que impede as famílias de renovarem o contrato e a parceria com a escola? A verdade é que – como vimos no início deste artigo – existem inúmeros fatores que afetam a fidelização de matrículas. A insatisfação da comunidade escolar com a comunicação e os processos administrativos são alguns desses fatores.

Fidelização de matrículas: Rematrícula online para escolas de educação básica

Por isso, a Soluções Sophia, desenvolveu um recurso no Sophia Gestão Escolar, sistema de gestão para escolas, que ajuda a facilitar e melhorar o processo de rematrícula. Um processo sem papel e mais ágil evita que os pais precisem fazer várias idas e vindas à escola. O que economiza também o tempo dos funcionários da escola que irão fazer menos atendimento presenciais.

Aproveite e confira também:

Por meio do sistema, é possível:

  • Visualizar o próximo turno ou a próxima turma disponível para rematrícula;
  • Editar o contrato, fazendo atualizações neste documento;
  • Assinar o contrato digitalmente após realizarem as mudanças necessárias;

Além disso, a rematrícula também é um recurso que está disponível no aplicativo escolar Sophia+ by Layers, app desenvolvido para atender os cinco protagonistas da comunidade escolar: Direção, Coordenação, Professor, Estudante e Família. Veja o que é possível visualizar por meio desta funcionalidade:

  • Dados cadastrais;
  • Filiação e responsáveis;
  • Ficha de saúde;
  • Autorização de retirada;
  • Contratação;
  • Aceite e assinatura do contrato.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.