Qual o papel da inteligência artificial nas bibliotecas?

Leia neste artigo sobre a relação entre bibliotecas e inteligência artificial, e descubra como a tecnologia contribui para melhorar a gestão do acervo.
Qual o papel da inteligência artificial nas bibliotecas?

Leia neste artigo sobre a relação entre bibliotecas e inteligência artificial, e descubra como a tecnologia contribui para melhorar a gestão do acervo.

A inteligência artificial (IA) está mudando a forma como as pessoas acessam e consomem informações, e para as bibliotecas pode ser um ótimo apoio para pesquisas e otimizar os processos. Na verdade, as bibliotecas estão se reinventando, se adaptando e incorporando tecnologias, como a própria IA, para melhorar seus serviços.

Afinal, a tecnologia não será uma vilã desde que saibamos como explorar seus recursos, porque o desafio não está na máquina, mas na forma como as pessoas usam dela. É desta forma que nossos sistemas são pensados. Um sistema de gestão, por exemplo, não vai substituir o papel do gestor, mas otimizar seu trabalho para que ele possa ter mais tempo e tranquilidade para focar em outras áreas de importância.

Aproveite para conhecer mais sobre a Soluções Sophia e os softwares de gestão para bibliotecas, instituições de ensino, museus e centros de documentação.

Inteligência artificial na biblioteca: como as bibliotecas podem fazer bom uso da IA?

Pode parecer surpreendente, mas a discussão sobre o avanço da inteligência artificial e suas capacidades de criação e transformação não é algo recente. No entanto, foi do ano passado para cá que ela foi ganhando cada vez mais espaço e força, especialmente na área educacional e, agora, nas bibliotecas.

A verdade é que a IA tem uma capacidade de leitura de dados que nós, seres humanos, dificilmente conseguimos alcançar. Então, por que não aproveitar essa inteligência para melhorar processos na biblioteca, como catalogação e organização de arquivos? Vamos destacar outras áreas da biblioteca nas quais a inteligência artificial poderia ser útil:

  1. Recomendação e busca personalizada de acervo;
  2. Análise de dados para entender a navegação e as necessidades dos usuários da biblioteca;
  3. Automação de tarefas que demandam muito tempo;

Continue lendo o texto do blog para saber como a IA pode ajudar nestas frentes da biblioteca.

As bibliotecas vão acabar com o avanço da tecnologia?

É importante ressaltar que as bibliotecas continuam desempenhando um papel fundamental na sociedade como espaço comunitário, informativo e cultural. Elas podem oferecer programas educacionais, eventos culturais e, inclusive, fornecer tecnologia para quem não tem acesso em casa.

Diferente do que muitos pensam ou uma vez disseram: não, a tecnologia não vai acabar com as bibliotecas. Acreditamos que elas continuam sendo espaços ricos e valiosos para a disseminação da informação e da aprendizagem.

Leia mais:

Por isso, assim como a Soluções Sophia está implementando recursos de IA em seus produtos, como no aplicativo Sophia+ by Layers, as bibliotecas também têm oportunidades de implementar a inteligência artificial em suas atividades, especialmente para ajudar na leitura de dados.

5 maneiras para as bibliotecas aproveitarem a Inteligência Artificial

Catalogação: A inteligência artificial pode ser alimentada por uma base imensa de dados. Então, os algoritmos da IA podem analisar e classificar automaticamente itens com base em seu conteúdo, tema e relevância, facilitando não só a catalogação do acervo como a recuperação de informação pelos usuários.

Leia mais: 

Busca personalizada: Se a IA pode ajudar na catalogação e organização das informações do acervo, mais fácil pode ficar a busca e recomendação de livros, artigos, filmes e outros materiais com base no histórico de navegação e empréstimo dos usuários.

Atendimento ao usuário: Já é muito comum diversas empresas usarem inteligência artificial para facilitar o atendimento ao cliente. Um exemplo são os Chatbots, que também são alimentados por dados para fornecer informações e suporte ao usuário sempre que ele entrar em contato. O Chatbot pode responder perguntas comuns e previamente prontas, mas também poderia ajudar na navegação do acervo da biblioteca.

Leia mais:

Análise de dados: Como já falamos, a máquina pode ter capacidades que nós, humanos, não temos. Uma delas e a leitura e análise de muitos dados. A inteligência artificial, neste caso, pode ser usada para analisar padrões de empréstimos na biblioteca, preferências dos usuários e tendências.

Automatização de tarefas: Você sabia que o corretor ortográfico do celular, por exemplo, pode sugerir palavras e emojis de acordo com a forma como escreve e textos que mais utiliza? Esse é apenas um exemplo, mas a inteligência artificial pode “aprender” a automatizar tarefas repetitivas e que têm um padrão a ser seguido, como renovação de empréstimo, comunicados, lembretes de devolução, entre outros processos.

Aproveite o assunto e assista à live com a Professora e Doutora Liliana Giusti Serra, bibliotecária e profissional da informação:

Aproveite e leia também

Search

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções Sophia.