A biblioteca universitária vai muito além de livros e apoio informacional. Entenda neste artigo como ela também podem ser espaço para promover aprendizagem ativa dos estudantes!
A biblioteca universitária, tradicionalmente conhecida como um espaço silencioso para pesquisa e estudo, está passando por uma transformação significativa. De acordo com pesquisadores, como Marc Baratin e Christian Jacob, a biblioteca “é um lugar de diálogo com o passado, de criação e inovação, e a conservação só tem sentido como fermento dos saberes e motor dos conhecimentos”.
Isto é, a biblioteca universitária vai além de um apoio informacional e cada vez mais está se tornando um espaço dinâmico de trocas, criatividade e aprendizagem. Por isso, a abordagem da aprendizagem ativa também tem desempenhado um papel importante nas bibliotecas universitárias.
Afinal, o que é aprendizagem ativa?
A aprendizagem ativa é uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizado, incentivando sua participação ativa, engajamento e construção colaborativa de conhecimento. Mas como essa metodologia se aplica nas bibliotecas universitárias?
A biblioteca universitária tem a possibilidade de repensar tanto seu espaço físico quanto digital, criando ambientes propícios para interações colaborativas, discussões e trocas de conhecimento entre estudantes e professores.
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Ao adotar a aprendizagem ativa como base de sua atuação, as bibliotecas deixam de ser simples repositórios de livros para se tornarem espaços dinâmicos, onde o estudante é encorajado a explorar, descobrir e construir seu próprio conhecimento, estimulando o desenvolvimento cognitivo, o pensamento crítico e a criatividade.
Veja 3 exemplos de como a biblioteca universitária pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora:
Espaços colaborativos e flexíveis
Uma biblioteca universitária voltada para a aprendizagem ativa oferece espaços colaborativos e flexíveis, nos quais os estudantes podem se reunir, discutir ideias, compartilhar recursos e trabalhar em projetos em grupo.
Salas de estudo em grupo, espaços de colaboração equipados com tecnologia, áreas de discussão, entre outros exemplos, criam um ambiente propício para o trabalho conjunto e a troca de conhecimentos.
Espaço multimídia e recursos tecnológicos
As bibliotecas universitárias estão investindo cada vez mais em recursos multimídia e tecnologia para promover a aprendizagem ativa. Isso inclui a disponibilização de laptops, tablets, equipamentos de áudio e vídeo, bem como softwares e aplicativos próprios para criação de conteúdo.
Os estudantes podem utilizar esses recursos para produzir apresentações, vídeos, podcasts e outros materiais interativos, enriquecendo sua aprendizagem e expressando suas ideias de maneiras inovadoras.
Trazer um novo olhar para a biblioteca, ressignificando o espaço como multiuso, poderia atender diferentes necessidades, oferecendo um ambiente propício para estudo e, principalmente, fornecendo aos professores um local de apoio para o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino.
Bibliotecários como facilitadores de aprendizagem
Os bibliotecários também podem desempenhar um papel importante na promoção da aprendizagem ativa na biblioteca universitária. Eles se tornam facilitadores de aprendizagem, auxiliando os estudantes na busca de informações, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa, na avaliação crítica de fontes e na seleção adequada de materiais.
Essa abordagem colaborativa fortalece a aprendizagem ativa, permitindo que os estudantes se envolvam em discussões aprofundadas, compartilhem conhecimentos e aprendam uns com os outros.
Essas são apenas algumas maneiras pelas quais as bibliotecas universitárias podem ser espaços de aprendizagem ativa. É importante que as bibliotecas estejam abertas a adaptar-se às necessidades dos estudantes e promover a participação ativa, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento.
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