Quais as tendências na gestão escolar no futuro próximo? Após passarmos por um longo período de estudo remoto, entre outros desafios, é claro que algumas coisas iriam mudar.
A pandemia ocasionada pela Covid-19 forçou mudanças e adaptações rápidas para as instituições de ensino, que precisaram substituir o giz e o quadro por telas e chamadas de vídeo.
Ainda que algumas já estivessem usando recursos tecnológicos, o fato é que foi preciso evoluir e acelerar o processo.
Afinal o estudo remoto mostrou seu valor, exigindo uma nova forma de comunicação e de didática dos professores.
E, claro, ele continuará a ter papel fundamental, ainda que, na maioria das situações, por meio de um modelo híbrido.
Enfim, já é possível delinear as próximas tendências na gestão escolar. Elas proporcionarão um novo olhar, uma nova estratégia e novos métodos de ensino.
Principais tendências na gestão escolar para os próximos anos
Para não ficar de fora das próximas tendências na gestão escolar, acompanhe nossa lista com as 7 principais. Elas estarão em alta em 2022 e nos próximos anos!
1. Uso de ferramentas digitais
As ferramentas digitais se tornaram indispensáveis no estudo remoto ao longo dos últimos dois anos, e é claro que não ficariam esquecidas após este período.
Ao serem forçados a trabalhar com um novo método, quase inexplorado por diversas instituições de ensino infantil e fundamental, professores puderam desenvolver estratégias mais eficientes.
Dessa forma, para os próximos anos, as ferramentas digitais se tornarão aliadas no desenvolvimento do saber, sendo um material de apoio para aulas mais atrativas e para suporte dos alunos.
Com o uso dessas ferramentas, é possível criar jogos didáticos, atividades em formato de quiz, plataformas que criam gráficos e trabalham a matemática com outra abordagem e muito mais.
2. Desenvolvimento de habilidades sociais
Para os próximos anos, as escolas também estarão focadas no desenvolvimento de habilidades sociais de seus alunos.
Essas habilidades, podem ser definidas como comportamentos que colaboram com a convivência entre diversas pessoas, em um sentido coletivo.
Nesse sentido, as principais habilidades a serem desenvolvidas no ambiente escolar são a socialização do aluno, trabalho em equipe e cooperação, tomada de decisão e liderança.
Além de, resolução de problemas e gerenciamento de conflitos, fortalecimento do caráter, estabilidade emocional e consciência social.
3. Redução do tempo de atenção dos alunos
À medida que a tecnologia tornou-se mais presente em nossa rotina, a capacidade de atenção dos alunos também mudou, ficando um pouco menor.
É o que aponta estudo da Microsoft. Essa pesquisa revelou também que o cérebro precisa de pequenos intervalos para melhorar a captação de informações.
Assim, uma das tendências na gestão escolar é produzir conteúdos que prendam a atenção de uma geração que já nasceu em contato com a internet.
Ou seja, é preciso combinar recursos tecnológicos, criatividade e boa didática para prender a atenção dos alunos.
4. Professor como facilitador do processo de aprendizagem
Por muito tempo o professor foi visto como um dos principais personagens no processo de aprendizagem, mas isso também está para mudar.
Com as novas estratégias durante a pandemia, o professor passou a ser um facilitador no desenvolvimento, enquanto o aluno é de fato o protagonista.
Um professor facilitador no processo de aprendizagem incentiva a autonomia, o pensamento crítico e a autoconfiança do aluno.
Nesse processo, o papel do profissional é guiar, identificar e auxiliar o estudante em suas dificuldades e obstáculos, além de incentivar a prática de atividades extracurriculares.
5. Experiências de aprendizado mais personalizadas
Mais uma das tendências na gestão escolar para os próximos anos são as experiências de aprendizado personalizadas.
Cada estudante tem o seu próprio processo e as suas habilidades, dessa forma, para garantir uma boa experiência na escola, é necessário personalizar.
Utilizando materiais didáticos, o professor pode criar novos formatos de tarefas, e soluções para os problemas, buscando desenvolver as habilidades e competências de cada aluno individualmente.
6. Interatividade como ferramenta do saber
Manter os alunos focados não é uma tarefa fácil, mesmo ao aplicar os intervalos ao longo das aulas, por isso a interatividade entra como uma aliada.
A interatividade pode vir por meio do uso de recursos tecnológicos, participação no desenvolvimento da aula ou até mesmo com um sistema simples de perguntas e respostas.
Ao utilizar essa ferramenta, o professor pode ficar livre para explorar e identificar quais são os métodos mais eficientes para sua turma.
Algumas atividades interativas, que já são muito utilizadas, são as visitas externas, uso de laboratórios, jogos ou gamificação, sala de aula invertida e júri simulado.
7. Gestão com base em soluções modernas – software
E é claro que não poderia ficar de fora das tendências na gestão escolar, o uso de soluções modernas para o gerenciamento administrativo, pedagógico – incluindo o acervo da Biblioteca.
Esses sistemas que facilitam a gestão de recursos disponíveis na escola já estão substituindo cadernos de registro tradicionais e planilhas arcaicas por softwares de gestão organizados e integrados.
É o caso do SophiA, software que faz a gestão de instituições de ensino, escolas de cursos livres e que, também, tem versão para gerenciamento de Biblioteca e acervos não bibliográficos.
Completa, a linha de soluções também conta com o software Untis que possui recursos para montagem de quadro de horários, gerenciamento de recursos e visão geral da instituição.