Como tornar mais atrativas as aulas de Língua Portuguesa

As normas e regras podem passar a impressão de uma disciplina difícil, mas é possível usar ferramentas para tornar estas aulas muito mais interessantes aos alunos. Veja como
aulas de Língua Portuguesa mais atrativas

Fazer com que os estudantes tenham interesse pelo aprendizado da Língua Portuguesa não é uma tarefa fácil. As normas e regras que permeiam nosso idioma, de fato, são variadas e entender ou guardar tanta informação pode ser maçante. Então, como tornar as aulas desta disciplina mais atrativas para os alunos? Como inserir novos elementos, que incentivem o aprendizado de uma forma mais natural, evitando apenas decorar tantas regras? Vamos falar mais sobre isso aqui neste artigo. Tenham em mente que transformar o conteúdo em diversão sempre é uma ótima saída. Siga na leitura para saber mais!

Dicas de Língua Portuguesa na alfabetização

Como nesta fase do ensino ainda não existem tantos conceitos a serem compreendidos, torna-se mais simples o uso de atividades que tornem as aulas mais atrativas. Você pode utilizar cruzadinhas, caça-palavras e anagramas. Entre outros jogos, como:

• Dominó de palavras: recorte sílabas e incentive as crianças a jogarem, completando corretamente as palavras.

• Bingo de palavras: faça cartelas com palavras e sorteie imagens selecionadas no bingo, essa atividade exercita a leitura e interpretação de texto.

• Lata de letras: a criança precisa descobrir qual a palavra da lata com as sílabas embaralhadas dentro.

Usar a criatividade e o lado lúdico não são uma opção para as crianças, mas uma necessidade. Elas precisam deste incentivo para aprender. E por que abrir mão disto na adolescência? Veja no tópico abaixo opções para manter as aulas de Português mais atrativos também no Ensino Médio.

Dicas de Língua Portuguesa para o vestibular

Para os estudantes que precisam ter mais foco em gramática, no Ensino Médio, recomendamos abaixo três aplicativos para ajudar:

• ENEM Wars: ótimo para treinar interpretação de texto. Acesse aqui.

• Acentuando: como o próprio nome sugere, para estudar regras de acentuação.

• Português Coruja: focado em regras de gramática.

Os dois últimos estão disponíveis para download nas lojas de aplicativos dos celulares.

Gamificação da Educação

Já falamos bastante sobre a importância da inserção de jogos nos processos de ensino-aprendizagem. Veja abaixo mais quatro opções de leitura para ter outras ideias:

LEIA MAIS >>> A gamificação no ensino remoto

LEIA MAIS >>> Gamificação na educação: o que você precisa saber para aderir a essa ideia

LEIA MAIS >>> 5 benefícios da gamificação na educação

LEIA MAIS >>> Gamificação e o ensino: aprenda uma nova forma de educar

Para ter mais tempo dedicado ao planejamento e à execução destas aulas de Língua Portuguesa, um bom software de gestão escolar pode ajudar em tarefas operacionais do dia a dia, liberando tempo. Para conhecer as soluções oferecidas pelo SophiA Gestão Escolarentre em contato com a nossa equipe.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.