Semana Nacional de Museus: o que você precisa saber para atrair mais visitas

Descubra como atrair visitantes e gerar mais fluxo para sua instituição durante a Semana Nacional de Museus com esse artigo.
Semana Nacional de Museus

Quando a Semana Nacional de Museus se aproxima, é hora das instituições de todo o Brasil se prepararem para oferecer um cronograma de atividades atraente e voltado para atrair mais visitantes.

A iniciativa, coordenada pelo Ibram, tem como objetivo reunir os museus do país em torno de atividades voltadas para todos os públicos durante uma semana, e representa um ótimo momento para as instituições museológicas brasileiras se reconectarem com suas comunidades e trazerem os visitantes de volta através de suas portas – seja pessoalmente ou virtualmente.

Saiba como fazer isso através das dicas abaixo:

1) Adote a transformação digital

A cada Semana Nacional de Museus (e fora dela também), os museus lutaram contra os smartphones, incentivando os visitantes a deixarem de lado sua tecnologia e se concentrarem nas imagens e artefatos à sua frente.

Atualmente, porém, as principais instituições do mundo adotaram a tecnologia em suas estratégias para atrair visitas e estão colhendo os benefícios dessa iniciativa.

O Metropolitan Museum of Art de Nova York, por exemplo, possui um site e um aplicativo para orientar os visitantes em suas exposições. 

2) Alimente o FOMO

Falando ainda sobre smartphones, os brasileiros passam mais de seis horas por dia conectados. Como sua instituição pode se aproveitar disso?

A dica é: aproveitando o FOMO (Fear of Missing Out ou o medo de estar perdendo algo importante naquele momento). Quantas vezes você viu um amigo ou celebridade em algum lugar novo, por exemplo, e imediatamente considerou que precisava frequentar ou viajar para aquele lugar? 

Um grande exemplo disso no Brasil foi o Museu Mais Doce do Mundo, que durante sua passagem por São Paulo teve seus ingressos esgotados rapidamente, pois todos sentiram que era essencial ter ao menos uma foto na exposição, visto que a mesma estava “bombando nas redes sociais.

Logo, se sua exposição também despertar esse sentimento, o número de visitas certamente será alto.

3) Incentive os visitantes a divulgarem o seu museu

Uma das ações possíveis para a Semana Nacional de Museus é criar exposições ou espaços especificamente para os fãs promoverem em suas mídias sociais.

Em vez de negar aos visitantes a chance de compartilhar o que viram com os amigos, os museus podem incentivar as pessoas a tirarem selfies e compartilhar o conteúdo do museu em seus próprios perfis.

Esse tipo de conteúdo ajuda a promover seu museu como um lugar legal para se estar e faz com que os usuários online se perguntem como seriam as exibições pessoalmente, sendo uma maneira prática e econômica de aumentar o fluxo de visitantes.

Como operacionalizar isso? Aqui vão algumas dicas:

  • Ofereça wi-fi grátis para quem fizer check-in no museu;
  • Crie painéis que permitam uma interação com peças do acervo, como aqueles vistos em parques de diversão, em que o visitante coloca seu rosto para compor uma imagem;
  • Disponibilize uma exposição virtual com parte do acervo, para chamar a atenção das pessoas;
  • Proporcione áreas “instagramáveis”, que sejam de forte apelo visual ou com algum tipo de interação.

4) Estabeleça parcerias

Encontre outras atrações ou museus locais tentando resolver os mesmos problemas e cujo público-alvo possa compartilhar interesses semelhantes e, em seguida, crie campanhas de co-marketing ou eventos patrocinados.

Por exemplo: os ingressos de uma instituição podem render um desconto em outro local, transporte grátis entre as atrações, cupons de desconto para aplicativos específicos, entre outras coisas.

Existem dezenas de oportunidades criativas de parceria para criar experiências únicas que agregam valor além do que seu museu pode oferecer.

5) Aproxime o museu da comunidade

Se você deseja que pessoas de sua região visitem seu museu, é preciso fazer parte da comunidade, e a Semana Nacional de Museus é uma ótima oportunidade de promover atividades com essa finalidade.

ArchaeoBus é uma sala de aula móvel de arqueologia na Geórgia, Estados Unidos, que viaja para escolas e comunidades para envolver as crianças com a ciência por trás da história humana.

Você não precisa de um ônibus para ser ativo na comunidade, mas este é um bom exemplo de iniciativa que leva a ciência e a apreciação da arte mais para perto das pessoas, desmistificando o museu como um local de acesso difícil e que não é de interesse para o público no geral.

A chave para uma Semana Nacional de Museus bem-sucedida

Como você pode ver, não é preciso ter um grande orçamento para ter sucesso na hora de atrair público para o seu museu.

Com um pouco de criatividade, é possível desenvolver uma estratégia que aproveite os canais certos e leve mais visitantes às suas exposições.

Mas para isso é preciso, ainda, contar com uma gestão eficaz da instituição, que ofereça recursos voltados para a otimização dos processos diários para garantir o melhor aproveitamento dos esforços e do tempo de sua equipe – e o Sophia Acervo é um bom exemplo de parceria nesse contexto.

Através dele sua equipe pode catalogar o acervo, usufruir de uma pesquisa rápida e prática e gerir os mais diversos tipos de peças: memória, fotografias, atas de reunião, moda, documentos diversos, objetos pessoais, entre outros.

Transforme a gestão do seu museu com o Sophia Acervo: fale hoje mesmo com nossos especialistas!

Aproveite e leia também

Search

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções Sophia.