A comunicação entre escola e responsáveis é um grande desafio que merece dedicação, afinal, envolve uma série de aspectos e questões. Entre eles, conciliar a agenda da instituição e dos pais.
Mas é necessário empreender todo esforço possível, inclusive adotando a tecnologia certa, para que a escola e os responsáveis estejam em sintonia. O que torna o processo educacional mais efetivo e proveitoso.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo 5 dicas para melhorar a comunicação entre escola e responsáveis. Continue lendo para saber mais!
Por que trabalhar a comunicação entre escola e responsáveis?
Antes de conhecer formas de melhorar o engajamento pais-instituição de ensino, vamos entender por que isso é tão importante.
O principal motivo de manter uma boa comunicação entre escola e responsáveis é que essa sinergia evita problemas com o desenvolvimento dos alunos.
A família do estudante precisa ter um diálogo saudável com sua escola para saber sobre seu rendimento escolar. E, ainda, verificar o que pode ser melhorado e contar com a equipe escolar como apoio para resolver problemas e mediar conflitos.
Além disso, manter a comunicação entre escola e responsáveis também garante acolhimento, tanto para o aluno, quanto para a sua família. Aliás, conhecer os professores dá aos pais a confiança nos profissionais que lidam com seus filhos diariamente, ajudando-os na aprendizagem e influenciando sua formação.
Outro ponto importante é que essa comunicação é fundamental para fidelizar e manter os clientes da instituição de ensino. Isso acontece porque aumenta a credibilidade e satisfação dos pais em relação à instituição.
Formas de melhorar a comunicação entre escola e responsáveis
A seguir, separamos 5 dicas que irão ajudar sua equipe escolar a melhorar a comunicação entre a escola e os responsáveis:
1- Comece apresentando a escola à família
A primeira impressão que os pais têm da escola é extremamente importante para a comunicação entre os responsáveis e a equipe pedagógica.
Por isso, para começar esse contato de maneira positiva, o primeiro passo deve ser apresentar a escola, mostrando transparência aos responsáveis pelos alunos.
Esse é um processo que deve ser feito continuamente. Assim, os responsáveis terão essa aproximação com a escola e seus profissionais.
2- Quer melhorar a comunicação entre escola e responsáveis? Estimule o diálogo!
A próxima dica é criar um diálogo constante e aberto. Isso não quer dizer que é necessário conversar todos os dias, mas manter uma boa frequência na comunicação.
Esse diálogo deve trazer questões que irão ajudar os alunos a melhorar o seu desempenho, bem como mostrar sua evolução na escola.
É importante destacar que essa comunicação não deve gerar desconfiança ou desconforto. Mas, sim, humanização.
Por exemplo, ao invés de enviar uma mensagem pedindo aos pais para “comparecer à escola com urgência”, entre em contato e explique o problema e o motivo da urgência.
3- Incentive a participação em reuniões e atividades presenciais
Outra forma de estreitar e tornar a comunicação entre escola e responsáveis mais efetiva é incentivar a participação em reuniões e outras atividades presenciais.
Nas reuniões é sempre importante que os responsáveis estejam presentes para que eles tenham conhecimento sobre o progresso e situação do aluno.
Da mesma forma, eles devem ser estimulados a comparecerem em outras atividades presenciais desenvolvidas pela escola.
Como encontro da família, mostra cultural e outros eventos promovidos pela instituição e que permitam entender as práticas pedagógicas da instituição.
4- Abra espaço para críticas e sugestões
É essencial que a escola abra espaço para que os pais falem. Dar voz aos pais e responsáveis é fundamental para que a comunicação melhore.
Dessa forma, a gestão escolar deve buscar formas de receber críticas e sugestões. Além de abrir esse espaço, deve colocar em prática as ideias que são importantes para aperfeiçoar os serviços.
Ou, ao menos, informar aos pais que elas foram recebidas e explicar o motivo pelo qual não podem ser colocadas em prática.
Ao sentir que eles também fazem parte dessa equipe, a comunicação entre escola e responsáveis irá melhorar significativamente.
5- Aposte em diferentes canais de comunicação
Utilizar o atendimento multicanal é indispensável para uma boa comunicação. Isso quer dizer que as escolas precisam investir tanto em contato presencial, quanto em recursos virtuais que facilitem a comunicação.
A internet permite um canal de comunicação disponível 24 horas por dia. Desse modo, os responsáveis podem se comunicar quando necessário e quando for mais conveniente para sua agenda.
Além disso, ferramentas tecnológicas também otimizam o trabalho dos colaboradores da escola, que terão fácil acesso às informações relevantes dos pais/responsáveis.
Comunicação entre escola e responsáveis: como transformar com um software de gestão escolar?
É inegável que os recursos tecnológicos são potencializadores e facilitadores para todas as áreas, incluindo a educação.
Em outras palavras, a tecnologia deve ser usada para melhorar a comunicação entre a escola e os responsáveis, ampliando as possibilidades e facilidades dessa troca.
A versão web do software SophiA Gestão Escolar tem recursos que permitem o acesso virtual de alunos e responsáveis a diversas informações da Instituição.
A escola configura, no sistema, quais informações estarão disponíveis no portal da escola, entre elas: avisos, consulta financeira, impressão de boletos, arquivos de aulas e outros – sempre respeitando as diretrizes da LGPD.
Para agilizar ainda mais o contato com a comunidade escolar, o SophiA possui integração com o WhatsApp Web, o que torna a comunicação ainda mais prática.