A família faz parte de uma importante tríade do aprendizado. Estudante, escola e família são os três elementos essenciais para garantir um bom desenvolvimento às crianças e aos adolescentes. Essa união de papéis permite uma formação mais completa, por assim dizer, que engloba muito mais do que somente o aspecto educacional, englobando importantes pontos sociais e psicológicos do aluno.
Com a pandemia, ficou comprometida a proximidade física entre estes três elementos e tornou-se complexa a realização de ações como o Dia da Família na escola, as incertezas e os medos foram muitos, além disso, o foco precisou estar em desafios mais urgentes, como o equilíbrio financeiro. Fato é que precisamos voltar a pensar nos eventos que aproximavam a comunidade escolar tendo como objetivo acompanhar de perto e em todos os aspectos o desenvolvimento dos estudantes.
Daqui a alguns meses, em 24/04, é o Dia Nacional da Família na Escola. Até lá, o cenário da pandemia já deve estar mais controlado, com a chegada das primeiras vacinas ao país. Mas, ainda assim, serão necessárias medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Estima-se que até que 2022 algumas destas ações ainda sejam necessárias, até que a contaminação pelo vírus esteja totalmente sob controle.
Tendo tudo isto em mente, vamos mostrar neste artigo como fazer o Dia da Família na escola em 2021, fortalecendo e resgatando este laço tão importante para o crescimento intelectual dos alunos – mas sem deixar de lado as preocupações com o bem-estar e a saúde de todos.
Estabeleça regras e garanta a segurança
Crie um protocolo rígido e use os canais de comunicação da escola para disseminá-lo. É de extrema importância seguir as leis do seu estado ou da sua cidade em relação à Covid-19 para definir demais detalhes. Veja abaixo alguns pontos essenciais para retomar eventos presenciais, como o Dia da Família. Além disso, veja ideias para promover um encontro com propósito.
• Máscaras de proteção facial: o uso é obrigatório a todos, inclusive crianças acima dos dois anos de idade. Sem exceções.
• Tamanho de público controlado: forme grupos que representem, por exemplo, 20% da capacidade total da escola. Delimite horários específicos para cada um deles e mantenha controle sobre o distanciamento social. Permita um número máximo de acompanhantes por aluno e saiba exatamente quantas pessoas irá receber.
• Instale pontos de higienização: facilite o acesso ao álcool em gel 70%, com vários pontos de uso por toda a instituição.
• Estabeleça ações e objetivos para o evento específicos: o que o Dia da Família irá trazer de benefícios para pais e alunos? O evento deve promover conhecimento, troca informações relevantes, temas que são de extrema importância. Aproveite a presença de todos para gerir a escola de forma democrática.
• Informatize seus processos: com a ajuda de um software de gestão escolar, sua escola terá processos informatizados, informações organizadas e centralizadas em um só local, o que irá facilitar muito no planejamento e execução do evento.
Conheça mais sobre o SophiA Gestão Escolar. Clique aqui!