Entenda o que é a Agenda 2030 da ONU, sua importância e qual o papel das bibliotecas brasileiras no cumprimento dos objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável (ODS)
O Brasil é um dos países signatários do plano global da ONU de transformar o mundo em um lugar melhor até 2030, erradicando a pobreza e promovendo uma vida digna para todos. O plano foi firmado em 2015 e, agora, restam menos de 8 anos para cumprir cada um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas contemplados na Agenda 2030.
Além de diversos projetos e ações que foram criados para apoiar o cumprimento dos ODS, as bibliotecas brasileiras também estão engajadas e comprometidas em contribuir com o plano mundial. Entenda como e a importância das instituições no desenvolvimento sustentável para as futuras gerações.
Mas, primeiro, você sabe o que é a Agenda 2030?
Diversos lugares no mundo, hoje, enfrentam sérios problemas ambientais, sociais e econômicos, o que acendeu um alerta para todos os países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) entrarem em um acordo – e compromisso – de mudar essa realidade até 2030.
De acordo com a ONU, a Agenda 2030 vai muito além de uma lista de metas e objetivos. Ela “representa uma abordagem global para a compreensão e resolução de problemas da atualidade”, pautada em 5 grandes frentes:
- Pessoas
- Prosperidade
- Paz
- Parcerias
- Planeta
E para transformar o mundo em um lugar melhor para todos os povos e nações, foram estabelecidos 169 metas para alcançar e 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para cumprir:
- Erradicação da pobreza
- Fome zero e agricultura sustentável
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia acessível e limpa
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Indústria, inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a mudança global do clima
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, Justiça e Instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação
Como as bibliotecas contribuem com a Agenda 2030 da ONU?
As bibliotecas são grandes fontes de informação, cultura e conhecimento e, por isso, são fundamentais para apoiar o cumprimento de cada um dos ODS, especialmente quando falamos em educação de qualidade, igualdade de gênero e redução de desigualdades.
De acordo com a Federação Internacional das Associações e Instituições ligadas às Bibliotecas (IFLA), “o acesso público à informação permite que as pessoas tomem decisões conscientes que podem melhorar suas vidas”.
Isso significa que a biblioteca, seja ela escolar, universitária, médica ou até mesmo agrícola, possui recursos suficientes e necessários para:
- Apoiar governos e instituições na comunicação, organização e utilização da informação de maneira responsável e efetiva para promover desenvolvimento;
- Tornar a informação mais acessível para todos os povos e comunidades;
- Apoiar as pessoas em suas tomadas de decisão, ajudando-as a fazer parte do processo de desenvolvimento sustentável;
- Prover acesso público à internet;
E muito mais. As bibliotecas sempre tiveram um papel importante no desenvolvimento das pessoas por meio da informação.
Hoje, em um mundo conectado, oferecem estruturas para as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação), podendo contribuir com a formação integral do indivíduo, bem como com o desenvolvimento sustentável, transformando o mundo em um lugar acessível, saudável e igual para todos.
Leia também os artigos:
- Biblioteca digital: o que é e quais são suas vantagens
- A valorização do Bibliotecário e como a inovação pode ajudar
- Papel das bibliotecas na educação curricular e continuada
- 5 dicas de como criar uma escola sustentável