Se existem, são poucos os ambientes que aguçam mais o intelecto das pessoas — em especial, dos leitores assíduos — do que uma biblioteca pública. Em um espaço tranquilo e repleto de histórias e informações por todos os cantos e por todas as prateleiras (bem ao alcance das mãos e dos olhos), é mais fácil ser despertada aquela vontade de aprender, de saber mais, de fazer novas descobertas. E esse é justamente um dos mais importantes serviços prestados por esse local.
Um biblioteca pública serve aos jovens adultos, aos mais maduros e aos idosos. Mas, também, serve às crianças e aos adolescentes. Serve tanto aos modernos quanto aos mais tradicionais e conservadores. Bem como a quem tem tempo e a quem só vai dar uma passadinha rápida.
Uma biblioteca pública, no entanto, está longe de ser apenas um depósito de livros que podem ser explorados. Tal ambiente é dedicado a toda a sociedade, sem exceções, e para as mais diversas finalidades.
Serviços prestados na biblioteca pública
Incentivar e facilitar a leitura e a busca por conhecimento! Claro, provavelmente, esta é a primeira utilidade de uma biblioteca pública que vem à cabeça das pessoas. Entretanto, vale salientar que, além disso, o local, que deve ser o mais convidativo possível, possui muito mais a oferecer!
Dentre os serviços prestados na biblioteca pública, incluem-se diversos. Tais ambientes são, também:
-Um espaço para divulgar e informar sobre serviços sociais da cidade;
-Um território para desenvolver a agenda cultural do município — com música, cinema, arte e palestras;
-Um local para oferecer oficinas/cursos (de informática básica, por exemplo, dentre outros) que ajudem na alfabetização de crianças e adultos;
–Um ponto de acesso à internet para quem não a possui;
-Um local para que sejam prestados auxílios para a entrada no mercado de trabalho — como, por exemplo, a forma correta de elaboração de um currículo;
-Entre outras funcionalidades.
Sempre lembrando que as bibliotecas públicas devem ser espaços de inclusão social. Nesse sentido, ter uma estrutura capaz de atender quem possui algum tipo de limitação é fundamental.
Além disso, nunca é demais reforçar que discriminações ou preconceitos — sejam eles de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional — são crimes punidos sob a Lei Nº 7.716, de 5 de Janeiro de 1989. Ainda, recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero também é considerada um crime, que deve ser punido por esta mesma legislação.
Portando, inclusão não é apenas um dever, mas uma lei nas bibliotecas!
A importância da boa gestão de bibliotecas
Para que qualquer tipo de instituição mantenha suas portas abertas, a boa gestão é crucial. Felizmente, hoje em dia os recursos para isto não são poucos. Graças à tecnologia, existem softwares especializados e muito eficientes no que se refere à gestão de bibliotecas — e, entre eles está o chamado SophiA Biblioteca, que faz parte do portfólio de sistemas para escolas, bibliotecas e acervos dos softwares SophiA.
Quando os processos administrativos são facilitados, da-se à equipe de trabalho a oportunidade de dedicar mais tempo aos demais serviços, como os citados acima.
Confira abaixo a opinião de duas instituições que utilizam o SophiA Biblioteca
“Pesquisamos os softwares existentes no mercado e concluímos que o SophiA Biblioteca apresentava os requisitos para atender às nossas necessidades. Os usuários ficaram mais satisfeitos porque a interface amigável facilitou a consulta. A pesquisa livre ou combinada ajuda muito a chegar ao item ou tema desejado, pois o usuário tem muitas possibilidades de restringir ou ampliar sua busca. O Memorial é um ponto turístico que recebe pessoas do mundo inteiro, e que muitas vezes desejam realizar a consulta em seu idioma. Aí, tanto os filtros como a possibilidade de mudança de idioma na busca, são importantes.” — Gerente da biblioteca do Memorial da América Latina, Aparecida da Graça Guimarães. Confira o case.
“O que nos motivou a comprar os sistemas SophiA foi a qualidade e a quantidade de instituições utilizando o sistema SophiA Biblioteca, além do preço convidativo. O SophiA tornou mais ágil os trabalhos da biblioteca. É um sistema excelente e os serviços prestados também. A nossa biblioteca por ser pequena sempre teve seus serviços modernizados, com o SophiA isso só melhorou. O Terminal Web foi outro ponto de destaque, um dos benefícios que trouxeram modernidade. Nosso sistema antigo não possibilitava o acesso pela web e hoje possuímos um alcance maior via internet, o que difunde mais nossa instituição.” — Historiadora e museóloga, gerente da Coordenadoria do Centro de Referência da Memória da Eletricidade, Leila Lobo. Confira o case.
Para saber tudo sobre o SophiA Biblioteca, clique nesse link, e se tiver dúvidas não deixe de conversar com a nossa equipe.