ME centros de memória

Centro da Memória da Eletricidade no Brasil

Centro da Memória da Eletricidade utiliza sistemas SophiA Acervo e
SophiA Biblioteca para gerenciar suas coleções.

destaques centros de memória

O Centro da Memória da Eletricidade no Brasil foi criado em 1986, por iniciativa da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), como entidade cultural sem fins lucrativos dedicada à preservação do histórico de implantação e desenvolvimento da indústria elétrica no país. Desde 2012 a instituição utiliza os softwares SophiA Acervo e SophiA Biblioteca para gerenciar suas coleções.

O avanço tecnológico e o encurtamento das distâncias entre países e culturas nos impelem a buscar cada vez mais referências que nos ajudem a reconstruir o caminho que nos trouxe até aqui. Para Leila Lobo, historiadora e museóloga, gerente da Coordenadoria do Centro de Referência da instituição, é a consciência da transitoriedade da sociedade que nos faz perceber a necessidade de preservar nosso patrimônio tecnológico, histórico e cultural. “Conhecer o passado e preservar nossa memória passou a ser requisito básico para as ações do presente. É sabendo sobre como precederam aqueles, nas mais diferentes situações, que agimos criticamente, espelhando-nos ou não em suas decisões”, defende Leila.

Desse ponto de vista, a Memória da Eletricidade tem empreendido todos os esforços para cumprir a sua missão e transmitir, especialmente para os profissionais que atuam no setor de energia elétrica, o conhecimento gerado pelo estudo dos temas necessários à reconstrução da trajetória setorial e sua contextualização com a história política, econômica e social do nosso país.

Em seus 30 anos, a instituição acompanha a evolução da eletricidade no Brasil contando sua trajetória, mantendo seus acervos e produzindo pesquisas históricas. A Memória da Eletricidade possui acervo de naturezas diversas como: bibliográfico, museológico, textual, arquivístico iconográfico, sonoro e filmográfico.

Os softwares SophiA na instituição

A instituição utilizava sistemas próprios para gerenciar seus acervos, tanto o bibliográfico quanto o não-bibliográfico, porém a plataforma antiga e o alto custo para atualização levaram a aquisição dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. “O que nos motivou a comprar foi a qualidade e a quantidade de instituições utilizando o sistema SophiA Biblioteca, além do preço convidativo”, afirma Leila. Mantendo a segurança das informações, o SophiA trouxe também outros benefícios à instituição “tornou mais ágil os trabalhos da biblioteca. É um sistema excelente e os serviços prestados também. A nossa biblioteca por ser pequena sempre teve seus serviços modernizados, com o SophiA isso só melhorou”, declara.

O Terminal Web foi outro ponto de destaque com a chegada do SophiA. “Este é um dos benefícios que trouxeram modernidade. Nosso sistema antigo não possibilitava o acesso pela web e hoje possuímos um alcance maior via internet, o que difunde mais nossa instituição”, explica Leila.

Conhecer o passado e preservar a memória é requisito básico para as ações do presente. É sabendo sobre como precederam aqueles, nas mais diferentes situações, que agimos criticamente para transformar a realidade. O Centro da Memória da Eletricidade trabalha neste sentido e conta com o SophiA para a organização, difusão e gestão de seus acervos.

Depoimento

Produtos utilizados

SophiA Biblioteca - Outras Bibliotecas

Com o SophiA é possível gerir a biblioteca digital, com vinculação de mídias diversas (PDF, DOC, imagem, vídeo e som)

SophiA Acervo - Centros de Memória

O SophiA Acervo foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gestão dos acervos dos mais diversos tipos: memória, fotografias, documentos, etc.