5 diferentes formas de avaliar o desempenho acadêmico dos alunos

Avaliar o desempenho acadêmico dos alunos vai muito além de marcar um X na alternativa. Diante de um movimento forte de inovação na educação, selecionamos 5 avaliações criativas que professores podem aplicar nas salas de aula
Como avaliar o desempenho acadêmico dos alunos

Avaliar o desempenho acadêmico dos alunos vai muito além de marcar um X na alternativa. Diante de um movimento forte de inovação na educação, selecionamos 5 avaliações criativas que professores podem aplicar nas salas de aula

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), avaliar o desempenho acadêmico consiste em uma análise global e integral do aluno em relação ao processo de ensino-aprendizagem. No entanto, existem diversas formas de avaliação que não seja a tradicional prova com perguntas e respostas sobre um determinado conteúdo, em que o estudante precisa redigir ou apenas marcar um “X” na alternativa certa. Vai muito além disso!

A educação passou por diversas transformações, especialmente nos últimos dois anos. Um exemplo é a relação e o papel do aluno e do professor em sala de aula e, consequentemente, nas práticas pedagógicas, metodologias de ensino e avaliações acadêmicas.

Se o cenário educacional está se tornando cada vez mais volátil, ou seja, em constante mudança, não tem o porquê dos gestores escolares e professores se prenderem a um único método avaliativo, concorda?

Confira também estes artigos:

Pensando nisso, confira a seguir 5 avaliações criativas que as instituições de ensino podem aplicar com seus alunos. Mas, antes, é fundamental dar alguns passos para trás e compreender certos pontos!

Por que é importante avaliar o desempenho acadêmico dos alunos?

As avaliações orientam e auxiliam o gestor escolar, o educador e o próprio aluno a compreender os desafios e déficits no aprendizado, bem como trabalhar as potencialidades e repensar ações adotadas em sala de aula, focadas no aperfeiçoamento e desenvolvimento integral dos estudantes.

No entanto, para que essas análises sejam – de fato – assertivas tanto para o educador quanto para o discente, não basta aplicar a avaliação apenas no final do semestre, por exemplo. Essa é uma estratégia que deve ser pensada e realizada continuamente, pois, assim, pode servir de métrica e embasamento para as tomadas de decisão e continuar promovendo educação de qualidade.

O que considerar ao avaliar o desempenho acadêmico dos alunos?

É importante ter em mente que a nota na prova e no boletim não são os únicos indicadores para avaliar o bom rendimento escolar dos estudantes. A avaliação deve considerar o processo de ensino-aprendizagem de forma integral, afinal, existem diversos fatores que podem influenciar o desempenho acadêmico dos alunos, como:

  • Questões emocionais;
  • Condições que afetam o desenvolvimento cognitivo, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia, discalculia, entre outras.
  • Questões comportamentais;

As escolas e os educadores devem trabalhar de forma multidisciplinar e multidimensional, dessa forma, pensar fora da caixinha e propor atividades e avaliações de forma criativa e diversificada. Porque, afinal, cada pessoa aprende e transmite o conhecimento de formas diferentes.

5 avaliações criativas para aplicar na sua escola!

1. Fórum

Com apoio da internet, explore os recursos digitais para propor fóruns com temas relevantes e da atualidade para os alunos discutirem. Esse exercício, além de incentivar o bom uso do ambiente virtual, estimula habilidades como o pensamento crítico e a comunicação entre pares.

Cabe ao professor avaliar a participação e o desenvolvimento de cada aluno. Além disso, o educador também pode participar do fórum como mediador do debate, para que ela ocorra de maneira saudável e construtiva.

2. Gamificação

Você sabia que o videogame pode ajudar a melhorar o desempenho cognitivo das crianças e dos adolescentes? É o que aponta o estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Vermont, publicado na revista Jama Network Open.

Os jogos eletrônicos servem como entretenimento, mas podem ir além disso. Por que não explorar o potencial dos games e, assim como mostra a pesquisa, torná-los educativos? Hoje, existem diversos aplicativos gamificados que ajudam no desenvolvimento cognitivo, como, por exemplo, o Kahoot!, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, que funciona como um quiz de perguntas e respostas.

3. Debate

Assim como os fóruns, promover o debate de temas relevantes e importantes em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, que pode expor suas opiniões com embasamento e exercitar a habilidade de argumentação.

4. Projetos Colaborativos

Uma das grandes mudanças na educação foi a subversão de papéis. É o que mostram as metodologias ativas. 

O aluno deixou de ser um mero espectador para ser o principal protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem.

Os projetos colaborativos, sejam eles online ou não, envolvem e engajam os estudantes de forma que eles possam trocar ideias e experiências entre si, pensar em conjunto e encontrar soluções para a atividade proposta.

5. Diário

Cada aluno aprende de uma forma diferente, lembra? Isto é, cada um tem o seu ritmo de aprendizagem e aptidão por certas áreas, como exatas ou humanas.

O diário, como o próprio nome diz, pode servir como uma avaliação contínua em sala de aula. A ideia por trás da atividade é incentivar que o discente registre diariamente o que aprendeu ao longo das aulas. Cabe ao professor avaliar periodicamente as anotações, assim, terá um ótimo indicador das potencialidades e dificuldades do aluno em relação ao conteúdo.

Veja, diversificar a forma de avaliar o desempenho acadêmico dos alunos pode trazer inúmeros benefícios para o professor, aluno e até mesmo para a gestão escolar. Adotar abordagens diferentes e personalizadas de avaliação pode contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, estimular as habilidades do futuro e, mais que isso, reduzir o sentimento de ansiedade e preocupação que os estudantes normalmente sentem antes da prova.

Leia também:

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.