Itinerários Formativos: entenda como a implementação ajuda na retenção de alunos

A organização curricular para o Ensino Médio está mais flexível e focada na preparação dos alunos para o mercado de trabalho e vida em sociedade. Entenda o que são os Itinerários Formativos e seus benefícios para a retenção escolar

A organização curricular para o Ensino Médio está mais flexível e focada na preparação dos alunos para o mercado de trabalho e vida em sociedade. Entenda o que são os Itinerários Formativos e seus benefícios para a retenção escolar

As mudanças propostas na estrutura do Ensino Médio brasileiro entraram em vigor este ano, 2022, e contemplam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os chamados Itinerários Formativos, que estão associados às habilidades e competências importantes para os jovens desenvolverem e se prepararem para a vida profissional. 

As ofertas podem começar a ser feitas ainda este ano, mas a obrigatoriedade da implementação dos itinerários formativos passa a ser só em 2023.

O novo modelo de ensino ampliou a carga horária mínima de 800 para 1.000 horas anuais e abriu diversas possibilidades para os alunos escolherem – de acordo com seus interesses – trilhas de estudo focados em áreas de conhecimento, como:

  • Linguagem e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Na prática, as disciplinas, oficinas, os projetos e núcleos de estudo ofertados pelos Itinerários Formativos orientam os estudantes na construção do próprio desenvolvimento ao longo do Ensino Médio, começando pelo primeiro ano.

As escolas têm total autonomia para definir os itinerários, desde que envolva a participação de toda a comunidade escolar. Além disso, as unidades curriculares devem ser organizadas com base nos 4 eixos estruturantes, sendo que cada itinerário deve contemplar ao menos um:

  1. Investigação Científica
  2. Processos Criativos
  3. Mediação e Intervenção Sociocultural
  4. Empreendedorismo

Como o novo Ensino Médio pode combater a evasão escolar?

Um dos pilares deste novo modelo de ensino é o Projeto de Vida, que ajuda os alunos na compreensão de quem eles são e quais sonhos pessoais e profissionais querem alcançar. A implementação dos Itinerários Formativos incentiva os estudantes a irem além de notas boas nas provas, na verdade, traça caminhos para eles traçarem objetivos, metas e propósitos de vida.

Este protagonismo que a escola oferece por meio dos itinerários pode garantir a aderência do aluno e combater a evasão escolar.

Nova parceria entre Sophia e Evolua

A Soluções Sophia firmou uma nova parceria com Evolua – pioneira em soluções tecnológicas para a educação, com plataformas e cursos interativos e gameficados – e traz novidades para as instituições de ensino que desejam implementar os Itinerários Formativos. As escolas podem oferecer para seus alunos trilhas de estudo com foco profissional em tecnologia e inovação ao longo de todo o ensino médio, por exemplo:

Ano 1: os alunos do primeiro ano fazem a mesma base de conteúdo focados nessas duas áreas, com direito à micro certificações em tecnologia:

  • Essencial da informação
  • Pacote Microsoft Office
  • Ferramentas do Google for Workspace

Ano 2: a partir do segundo ano do ensino médio, os estudantes podem escolher entre 5 trilhas de estudo, sendo elas:

  • Tecnologia e Vendas; 
  • Tecnologia e Área Administrativa; 
  • Tecnologia e Marketing; 
  • Tecnologia e Recursos Humanos; 
  • Tecnologia e Gamer.

Ano 3: no último ano do ensino médio, os alunos terão 7 opções de escolha em trilhas de estudo com foco em profissões em tecnologia:

  • Youtube na prática;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Desenvolvimento Web, redes e infraestrutura;
  • Designer Digital;
  • Técnicas em edição de imagens e vídeos;
  • Projetos e desenhos técnicos + Corel;
  • Desenvolvimento de Games.

Além do vasto conhecimento e possibilidades de escolha em cursos profissionalizantes para os alunos, a escola pode oferecer materiais didáticos aos seus alunos. No entanto, esta nova parceria traz uma condição especial para as instituições que já utilizam as soluções Sophia: o custo para a implementação é zero. Os alunos pagam apenas o material didático físico e, com isso, a instituição parceira Sophia ganha 10% sob o valor total da venda dos materiais.

Se você quer saber mais sobre esse recurso, entre em contato com nossa equipe comercial. Podemos esclarecer todas as suas dúvidas.

E se você tem interesse em saber mais sobre os Itinerários Formativos, gestão escolar e o Novo Ensino Médio, leia estes artigos:

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.