Vista por muito tempo como algo dispensável ou de menor importância, hoje a Educação Física na escola é vista como fator determinante para garantir um estilo de vida saudável.
Afinal, quando o aluno é estimulado desde cedo a fazer atividades físicas regulares, isso aumenta suas chances de manter-se dentro de uma faixa de peso saudável. O hábito também pode ajudar a garantir mais saúde cardiovascular e a desenvolver a força muscular.
Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.
Entenda mais a fundo a importância da educação física dentro da rotina escolar e como criar abordagens criativas para estimular a prática entre os alunos de sua escola com a leitura a seguir.
Importância da Educação Física na escola
Um currículo de educação física de alta qualidade permite que todos os alunos aproveitem e tenham sucesso em muitos tipos de atividade física ao longo de suas vidas.
Esse tipo de atividade pedagógica faz também com que eles desenvolvam uma ampla gama de habilidades e a capacidade de usar táticas, estratégias e ideias para desempenhar com sucesso tarefas decisivas ao longo de suas vidas acadêmicas e de suas carreiras.
Quando os alunos estão praticando a educação física na escola, estão envolvidos na atividade, pensando no que estão fazendo, analisando a situação e tomando decisões. Eles também refletem sobre o desempenho deles e dos outros, o que os faz buscar e encontrar maneiras de melhorar as performances de todos.
Como resultado, os discentes desenvolvem a confiança necessária para participar de diferentes atividades físicas e aprender sobre o valor de manter um estilo de vida ativo e saudável ao longo de toda a vida.
Indo além do aspecto físico da prática
É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.
Os mesmos também assumem diferentes papéis – como liderança, treinamento e arbitragem. Através do leque de experiências que a educação física oferece, eles aprendem a ser eficazes em situações competitivas, criativas e desafiadoras.
Dessa forma, a educação física ajuda a:
- Incentivar um estilo de vida saudável e ativo entre os alunos e até entre a equipe escolar;
- Nutrir o espírito esportivo em todos os aspectos da competição;
- Ampliar a experiência e o prazer esportivo em cada aluno;
- Ajudar os alunos a atingir seu potencial físico em uma variedade de ambientes esportivos.
Como promover a educação física na escola
A seguir, você vai ver algumas das maneiras pelas quais os educadores podem promover a educação física dentro e fora da sala de aula:
- Incorporando atividades físicas em sala de aula;
- Incentivando atividades físicas também durante o recreio;
- Oferecendo aulas de educação física ministradas por um professor especializado em alunos de todas as faixas etárias;
- Investindo em equipamentos esportivos e de ginástica para a área de lazer;
- Criando e promovendo equipes esportivas em sua escola;
- Promovendo e participando de torneios esportivos interescolares;
- Compartilhando instalações esportivas comunitárias – como clubes, parques e aparelhos públicos na região;
- Fornecendo programas de atividade física depois do período letivo para crianças e adolescentes, permitindo que os alunos possam se exercitar mesmo quando não precisariam estar na escola.
A educação física pode ainda encabeçar programas de saúde escolar como uma forma de reduzir a incidência de comportamentos de risco dos alunos (como o sedentarismo, os vícios e os maus hábitos alimentares).
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
Atividade para Educação Infantil: dicas de como trabalhá-la
Saiba qual é o papel dos temas transversais na educação
Cenário da biblioteconomia no Brasil em tempos de crise, mercado cresce 24%
A tecnologia facilita a integração entre Educação Física e sala de aula
A tecnologia pode ser uma grande aliada das escolas na hora de promover a importância das atividades físicas junto aos alunos, especialmente quando o corpo docente consegue, através de uma otimização de processos do dia a dia, ter mais tempo livre para se dedicar às novas iniciativas.
Ferramentas como o SophiA Gestão Escolar podem ajudar nesta missão, pois oferecem recursos que facilitam as rotinas administrativas, a gestão pedagógica, a captação de alunos e muito mais, permitindo que a equipe tenha muito mais tempo para trabalhar outras questões.