A pandemia tem sido um momento de experiência e aprendizados. Percebemos que não temos o controle de tudo e que precisamos nos adaptar às mudanças, nos reinventar. Mas podemos fazer isso com segurança e, claro, compartilhar as melhores práticas.
Entenda mais sobre os protocolos que vêm sendo desenvolvidos e aplicados em grandes instituições, pensando em entregar informações confiáveis e baseadas em dados científicos para reduzir a exposição dos funcionários e usuários das bibliotecas ao vírus.
Abaixo algumas das medidas e, também, o vídeo completo da palestra:
• A Biblioteca Nacional de Brasília adotou o período de 10 dias para quarentena das suas obras;
• A Biblioteca do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) reservou uma prateleira exclusiva para a retenção dos livros em quarentena e suspendeu o uso do ar-condicionado até o fim da pandemia;
• Nas bibliotecas da Unicamp, os atendimentos presenciais passaram a ser realizados somente após agendamento e se investiu na capacitação tecnológica dos colaboradores;
• Na UNIRIO, foram implantadas novas rotinas de limpeza, tanto nos espaços físicos, como nos acervos, além da divulgação de mais obras, disponíveis no formato on-line.
Todas as apresentações vistas durante a palestra podem ser baixadas aqui, até o dia 30/11.
Assista à palestra na íntegra clicando no player abaixo.