A transformação digital promoveu uma série de mudanças na sociedade, influenciando diretamente nas tendências para universidades nos próximos anos.
Novos modelos de ensino, horizontes cada vez mais amplos, novos públicos frequentando as salas de aulas e o uso de dados são apenas alguns exemplos das mudanças que veremos no setor da Educação.
Olhando para os próximos anos, identificamos seis tendências para universidades que devem moldar o ensino, à medida que as instituições que promovem educação de nível superior respondem a um setor sempre em evolução e, muitas vezes, altamente desafiador.
1) Educação cada vez mais global
Não é à toa que a educação virtualizada é apontada por muitos como uma das principais tendências para universidades.
Indiscutivelmente a maior melhoria para o ensino superior, o aprendizado online transformou a maneira como pensamos a educação e democratizou o acesso, ampliando os horizontes das salas de aulas e abrindo espaço para públicos fora do padrão entre os universitários.
Com a educação à distância (EAD), qualquer pessoa com acesso à internet pode cursar universidades ou mesmo fazer cursos livres – reduzindo os custos e permitindo que até alunos menos favorecidos possam ter acesso à educação de qualidade.
Para os alunos, esse novo modelo oferece mais opções, mais eficiência financeira e mais flexibilidade. Para as instituições, é preciso se preparar para os desafios da gestão na era digital e aproveitar estas novas oportunidades para atrair alunos.
2) Uso de dados
As universidades estão mais atentas e explorando seus dados para entender melhor onde sua instituição está e como ela pode avançar.
O poder dos dados para o setor de ensino superior é enorme e se mostra uma das mais fortes tendências para universidades. Dados demográficos de estudantes, desempenho do corpo docente, dicas para obter mais sucesso no curso e taxas de impacto, tudo o que você precisa saber sobre sua instituição hoje está totalmente acessível por meio desse conjunto de informações.
3) Modelos de ensino cada vez mais flexíveis e alternativos
Uma forte tendência entre as faculdades e universidades está na abertura para modelos criativos fora das estruturas tradicionais, com o objetivo de atender às necessidades do mercado com mais agilidade.
O modelo tradicional demanda anos para ser concluído. Já os novos modelos podem ser mais rápidos e mais específicos, preparando os alunos para uma entrada mais ágil no mercado de trabalho.
O grande objetivo é criar modelos de ensino ainda mais flexíveis, que possam ser aplicados mais globalmente, atendendo aos novos perfis de alunos – saiba mais no tópico a seguir.
4) Novos dados demográficos nas universidades
Enquanto o estudante universitário que se matricula diretamente após o ensino médio e frequenta as aulas é considerado a norma, uma grande parcela dos novos alunos já não se encaixa nessa descrição.
Alunos com idade mais avançada, pessoas em busca de modelos mais flexíveis – que permitam aliar a jornada como pais ou jornadas de trabalho diferenciadas, estudantes com empregos de período integral ou que estão buscando uma segunda graduação como forma de diversificar seus currículos estão buscando cada vez mais opções no ensino superior.
Além disso, outra das grandes tendências para universidades nos próximos anos pode ser observada na multiplicidade de alunos vistos em salas de aula, demandando a adoção de práticas inclusivas para oferecer um ambiente acolhedor e desafiador para este novo público.
5) Metodologias personalizadas
O movimento atual não busca mais alunos que estejam prontos para as salas de aulas: e uma das tendências para universidades hoje é oferecer uma instituição pronta para receber e capacitar este público.
A própria EAD é um exemplo direto, com as universidades buscando oferecer métodos de ensino e avaliação que saibam obter o máximo de resultados dos alunos – de acordo com suas experiências, vivências e graus de conhecimento. A aplicação da tecnologia em sala de aula é um reflexo disso – veja como no próximo tópico.
6) Tecnologia mais presente
Com a chegada da Geração Z, a tecnologia continuará sendo uma grande tendência para universidades.
Mas vale destacar que isso vai além das preferências dos alunos: os educadores de nível universitário estão adotando soluções e plataformas digitais como forma de oferecer metodologias personalizadas, eficazes e que possam obter o melhor desempenho – deles e de seus alunos.
As estruturas administrativas também estão passando por uma renovação: modificações como a adoção de quadros brancos, rede de wifi, bibliotecas que disponibilizam audiolivros e softwares de gestão escolar – podem ter um grande impacto nos resultados de aprendizado.
Com o SophiA Gestão Acadêmica, por exemplo, sua universidade pode contar com uma plataforma digital que consegue lançar notas e faltas, além de compartilhar conteúdos didáticos e manter canais de comunicação entre a direção, os alunos e o corpo docente. Ainda é possível acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos de forma individualizada e muito mais – tudo online, mantendo o acesso às informações de forma fácil e prática.
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