Vivemos em um mundo onde as novas gerações entendem as tecnologias como algo natural. Os chamados nativos digitais já nascem com a tecnologia fazendo parte do seu dia a dia. Com isso, as escolas precisam acompanhar a evolução e preparar seus educadores para os novos caminhos que a educação vem tomando.
É comum vermos pequenos que já sabem acessar a internet, usar computador, smartphone, tablet e outras ferramentas tecnológicas mesmo antes de aprender a falar. Muitas vezes utilizada como instrumento de comunicação e entretenimento, a tecnologia também se torna parceira da educação, principalmente na Educação Infantil.
Aliada à educação, a tecnologia pode trazer bons resultados, ajudando no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. As tecnologias digitais permitem um maior acesso à informação, o contato com novas linguagens e aproxima o conteúdo de ensino às novas gerações.
Como equilibrar o uso das tecnologias com as crianças
A tecnologia já faz parte da vida das crianças e proibir o seu uso seria uma forma de impedir o desenvolvimento da criança diante das evoluções do mundo. As crianças podem ter acesso às tecnologias, mas para que haja um equilíbrio é preciso tomar alguns cuidados em casa, sob a mediação dos responsáveis, e na escola, com a orientação dos professores.
Reunimos aqui três dicas importantes de como equilibrar o uso das tecnologias com as crianças, confira:
1. Defina limites de tempo e espaço
O uso da tecnologia, como todo hábito ou atividade, precisa ter alguns limites. Se para adultos é difícil se desconectar do celular, para crianças acontece o mesmo. Cabe à família e à escola, em seus ambientes, estabelecer acordos que restrinjam o uso de aparelhos digitais. Por exemplo, regular o uso de aparelhos em momentos de atividades ao ar livre e a exposição a telas antes de dormir.
2. Pesquise, converse e recomende o melhor
Selecione conteúdos apropriados e relevantes para as crianças. Quando os pequenos pedirem para ver, jogar ou fazer o download de algo, procure conhecer antes. Aproveite para pesquisar jogos e aplicativos educativos que incentivam o raciocínio lógico, a resolução de problemas.
Se algum conteúdo for considerado inadequado, explique para a criança o motivo. Incentive-a a decidir, por exemplo, qual o melhor jogo para aprender algo novo ou canal do mais interessante.
3. Demonstre interesse e acessem juntos
Os responsáveis devem demonstrar interesse aos assuntos dos filhos para conquistar a confiança deles e, a partir disso, os filhos se sentem à vontade para compartilhar e dialogar também sobre o uso das tecnologias, o que andam vendo ou conversando na internet.
Já o professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa entender a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula. Para isso é preciso se adaptar e estar aberto ao novo.
A tecnologia já faz parte do dia a dia das crianças, precisamos quebrar velhos paradigmas e entender que elas são seres pensantes e que podem e devem desenvolver suas habilidades. A criança é protagonista, ela também é capaz de construir conhecimento.
A Agenda Edu
A Agenda Edu é uma empresa de educação com viés tecnológico que tem como missão ajudar as escolas a evoluírem com uma comunicação de qualidade, além de fortalecer o relacionamento entre escolas, alunos e responsáveis. Estamos sempre lado a lado da jornada educacional, participando da rotina escolar de mais de 1.500 escolas e 1 milhão de usuários.
A solução apresenta diversas funcionalidades que ajudam na comunicação e na organização da rotina dos alunos. São mensagens instantâneas, comunicados, eventos, pagamentos, resumo diário, atividades entre outros.
Quer saber mais sobre tecnologia na Educação e outros assuntos educacionais? Você poderá conferir artigos da Agenda Edu aqui no blog do SophiA ou acessando nosso blog, Jornada Edu.