As instituições de Ensino Superior precisam estar em constante evolução para atender as necessidades dos estudantes e oferecer a eles um ensino de excelência, que os prepare da melhor forma possível para o mercado de trabalho. Parte dessa etapa de evolução é a pesquisa de avaliação institucional, um serviço obrigatório ao qual os gestores precisam ficar atentos podendo sempre contar com o apoio do sistema para Ensino Superior.
Assim como já se aplicam em outras áreas, os recursos tecnológicos atuam como aliados das universidades para a projeção das avaliações institucionais. Afinal, por ser um trabalho que está diretamente relacionado com o progresso da instituição e consequentemente dos alunos, é necessário realizá-lo de forma estratégica e integrada, interna e externamente.
A seguir, vamos explicar com mais detalhes o que é e como funciona a pesquisa de avaliação institucional e também mostraremos como o sistema para Ensino Superior pode auxiliar nesse processo. Confira!
O que é a pesquisa de avaliação institucional?
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a avaliação institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está diretamente relacionada:
•Às melhorias no Ensino Superior;
•À orientação da expansão;
•Ao aprimoramento da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
•Ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de Ensino Superior, valorizando a sua missão pública na sociedade.
O órgão também define a avaliação institucional em duas modalidades:
Autoavaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição, é um processo interno orientado por diretrizes específicas.
Avaliação externa: processo realizado por comissões do próprio Inep. Nesta modalidade, são utilizados como referência os padrões de qualidade para o Ensino Superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações.
Para obter os propósitos apresentados acima, a pesquisa de avaliação institucional requer bastante atenção por parte dos gestores e envolvimento de todos que compõem a comunidade escolar, como alunos e professores. Aliás, o corpo docente tem uma participação muito importante, pois o processo também tem como foco reorientar a prática pedagógica dos educadores.
Como o sistema para Ensino Superior ajuda nesse processo?
Vimos que a avaliação institucional possui duas modalidades, sendo que a interna é uma das mais complexas para as universidades, pois é necessário um envolvimento de todos os membros para que os recursos sejam avaliados de forma adequada, do pedagógico ao administrativo. Assim, com uma visão geral, a instituição poderá de fato traçar um planejamento para promover melhorias em alguns setores e potencializar aspectos positivos.
A elaboração e a aplicação da pesquisa sem dúvidas é um grande desafio, por isso listamos a seguir algumas dicas importantes para as universidades que estão projetando as suas avaliações institucionais:
Saiba o que não pode faltar em sua avaliação institucional
Esse processo é uma excelente oportunidade para a instituição conhecer o que pensam as pessoas que estão nela diariamente, quais são os seus anseios, fragilidades e pontos fortes. Deste modo, é importante incluir na preparação da pesquisa perguntas que estimulem o participante a falar sobre esses pontos de forma natural, com essa tarefa podendo ser realizada online ou presencialmente por meio de formulários.
Assim, após a aplicação da avaliação institucional, os gestores farão a análise dos dados e a partir daí poderão promover e estimular a melhoria do desempenho de todos, estabelecendo a sintonia entre a universidade, colaboradores e alunos.
Garanta o envolvimento da equipe
Como mencionado, há diferentes maneiras de organizar e aplicar uma avaliação institucional interna. Mas, para que esse instrumento seja transformador, é essencial que todos os membros da comunidade estudantil participem ativamente.
Para isso, é importante que todos os segmentos da universidade sejam avaliados e se auto avaliem. Claro que os gestores também não podem ficar de fora desse processo, assim como os educadores e alunos, e uma campanha de divulgação ressaltando a importância da avaliação pode ajudar a aumentar a participação de todos. Além disso, é preciso deixar claro para os participantes que suas identidades são mantidas em sigilo durante a análise e divulgação dos resultados.
Sistema para Ensino Superior é grande aliado das universidades
Organizar e executar todos os processos da pesquisa de avaliação institucional não é uma tarefa fácil. Por isso, contar com o suporte de um bom sistema para Ensino Superior, como o SophiA Gestão Acadêmica, é fundamental para o sucesso desse trabalho.
Pensado para otimizar a gestão educacional, o sistema SophiA Gestão Acadêmica atua como um grande aliado das universidades, auxiliando na montagem, aplicação e apuração de pesquisas de avaliação institucional, tudo online e de forma integrada.
Além desse suporte na avaliação, esse sistema para Ensino Superior aprimora a gestão acadêmica e pedagógica com um módulo exclusivo para os professores, dinamiza a comunicação com os alunos graças ao Terminal Web e aplicativo móvel e otimiza uma série de tarefas administrativas e financeiras da instituição.
Se você busca melhorar o processo de avaliação da sua instituição, entre em contato e converse com nossos especialistas para conhecer todos os detalhes sobre o sistema para Ensino Superior SophiA.