Sistema de gestão de acervos não-bibliográficos da Sophia ganha nova interface e acessibilidade

O sistema de gestão Sophia Acervo ganha novos recursos de acessibilidade e usabilidade. Conheça as atualizações para a gestão de acervos não-bibliográficas!
Sistema de gestão para acervos não-bibliográficos da Sophia ganha nova interface e acessibilidade

O sistema de gestão Sophia Acervo ganha novos recursos de acessibilidade e usabilidade. Conheça as atualizações para a gestão de acervos não-bibliográficas!

O ano de 2024 se aproxima e o Sophia Acervo, sistema de gestão de acervos não-bibliográficos, completa 20 anos desde o seu lançamento. Ao longo de toda essa trajetória, foram diversas atualizações e inovações no processo de evolução do software.

São duas décadas de apoio ao trabalho de  organização e catalogação de acervos, servindo como canal de acesso à informação,  pesquisa e preservação da memória institucional e cultural de diversas instituições.

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Como funciona o sistema de gestão de acervos da Sophia?

O Sophia Acervo é um sistema voltado para a gestão, organização e divulgação de documentos ou objetos presentes em bibliotecas, museus, centros de documentação ou de memória, seja a instituição pública ou corporativa, por exemplo.

O software foi desenvolvido com o objetivo de otimizar processos e facilitar a gestão de itens de acervos arquivísticos e museológicos, como:

  • Coleções de Obra de Arte;
  • Iconografia;
  • Documentação textual;
  • Acervo fotográfico;
  • Registros de Memória Institucional;
  • Moda;
  • Objetos pessoais.

Dentre outros materiais importantes que compõem os bens culturais para a preservação da memória e acesso à informação. Veja três funcionalidades e benefícios que o sistema de gestão de acervos da Sophia proporciona para a divulgação do acervo:

  1. O módulo Terminal Web permite a consulta online à base de dados com recurso de visualização de imagens, arquivos e streaming de vídeos;
  2. Acesso protegido por meio de identificação e senha pessoal, com níveis de permissão personalizados de acordo com perfis de usuários definidos previamente pelo cliente.
  3. Com a emissão e impressão de relatórios, estatísticas e outros documentos personalizados, o Sophia Acervo facilita a circulação e disseminação das informações armazenadas.

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“O Sophia Acervo foi o primeiro software a ser utilizado pela ABL para este fim e o principal benefício desde sua implantação foi a rápida recuperação da informação. Para nós, o principal problema em não ter um software era a limitação na difusão do acervo e na otimização do tratamento arquivístico. Além do acesso presencial aos arquivos, com a Sophia temos a consulta online, através do Terminal Web.”

— Maria de Oliveira, Chefe de Arquivos da Academia Brasileira de Letras.

20 anos de Sophia Acervo: o que vem para 2024?

Seja através de um atendimento presencial ou na operação de uma plataforma online, garantir a boa experiência do usuário é imprescindível. Por isso, acompanhamos as necessidades de nossos parceiros e estudamos as tecnologias de ponta para aplicarmos nas soluções de gestão para acervos não-bibliográficos.

  • Mais acessibilidade;
  • Mais praticidade;
  • Mais autonomia.

Sem afetar os aspectos funcionais já existentes no sistema de gestão Sophia Acervo, trouxemos novas atualizações e recursos para melhorar a experiência de usabilidade, acessibilidade e interface:

  1. A primeira mudança pode ser observada ao acessar a tela de login do Sophia Acervo. Estudamos e proporcionamos um novo formato e padrão de cores para a interface, o que reflete em uma navegação mais fluida e intuitiva.
  2. Além da reformulação visual do sistema, cuidamos de melhorias na interface que trouxessem mais facilidade operacional, como a conclusão de tarefas.
  3. Pensando em acessibilidade, conforto e facilidade de operação, trouxemos mudanças como fontes em tamanho maior e reposicionamento do menu. Também restringimos o uso de ícone somente às categorias, proporcionando mais facilidade na leitura e tornando a interface amigável.

O que dizem os desenvolvedores por trás das atualizações do Sophia Acervo?

As telas do Sophia Acervo passaram por um processo de avaliação que tinha como objetivo identificar pontos de melhoria na usabilidade da interface. Desta forma, todas as partes do sistema, desde o login até a tela de resultados de busca, foram impactadas por alterações. 

A mudança começou pela identidade visual, que foi atualizada para acompanhar o atual momento da marca Sophia. Além da troca do logotipo, a cor predominante mudou e os ícones passaram a ser monocromáticos e flat, para trazer uma abordagem minimalista.

Estas novidades foram apresentadas no evento realizado exclusivamente para parceiros Sophia, “Gestão & Inovação: Encontro Sophia 2023”. Recebemos presencialmente mais de 200 parceiros de todos os setores que atendemos, como Escolas, Bibliotecas, Museus, Centro de Memórias e Escolas de Cursos Livres.

Parceiros que já operam o sistema de gestão de acervos não-bibliográficos da Soluções Sophia:

  • Academia Brasileira de Letras;
  • Hospital Albert Einstein;
  • Itaú Cultural;
  • Natura – Centro de Memória;
  • Porto Seguro – Seguros;
  • Museu Correios – Centro de Memória;
  • Instituto Tunga;
  • Agência Nacional de Águas – ANA;
  • Instituto Ricardo Brennand.

Em breve, novas melhorias e atualizações serão lançadas no sistema. Quem é parceiro Sophia poderá experimentar cada mudança proposta em conversas e reuniões com o time de produtos da Soluções Sophia.

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