Acervo organizacional e a preservação da memória empresarial

O acervo organizacional garante à empresa o registro da sua história e aos colaboradores maior sensação de pertencimento.
acervo organizacional

Manter um acervo organizacional bem preservado é muito importante para que a história da instituição não seja perdida.

Contudo, a pesquisa “A História e a Memória Empresarial das Organizações no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) junto a 177 companhias, mostra que apenas 18% das empresas contam com programas formais para registro da memória empresarial.

Uma pena, afinal, manter um acervo organizacional promove benefícios importantes para a empresa – como ficará claro com a leitura deste artigo. Acompanhe!

Memória empresarial: por que é tão importante?

O setor da empresa que é responsável pelo acervo organizacional tem como objetivo principal reunir, organizar, conservar e disponibilizar conteúdos relacionados à memória empresarial.

Entre as atividades da área, estão a catalogação e gestão de acervo físico e virtual, elaboração de livros e revistas comemorativas, exposições permanentes ou pontuais e outras formas úteis de preservar e divulgar as narrativas históricas da organização.

Assim, é possível criar um espaço de documentação histórica da organização e também registrar e credibilizar os momentos importantes da empresa e de seus públicos. Começando pelos próprios colaboradores.

Entre os benefícios que justificam investir na memória empresarial, citamos os principais a seguir:

1- Preservar a identidade corporativa

A formação de um acervo organizacional garante a preservação da identidade corporativa, ajudando a entender sua própria trajetória.

Essa identidade envolve vários componentes – como, por exemplo:

  • Conjunto de normas, valores e crenças que formam a essência da organização;
  • Pontos que diferenciam uma companhia em relação a outra. Por exemplo: seus objetivos de negócio;
  • A ideia que os colaboradores têm da empresa e que compartilham com outras pessoas.

Assim, de posse desse histórico, é possível rever ou reafirmar valores, aprender com os erros e com os acertos das escolhas passadas.

2- O acervo organizacional ajuda a construir a reputação da empresa

Registros históricos são importantes para analisar o comportamento da empresa ao longo dos anos. Assim, é possível identificar pontos interessantes como o pioneirismo da marca em temas importantes para a sociedade – como a preocupação com a inclusão.

Da mesma forma, permite avaliar se o discurso e a prática da instituição estão devidamente alinhados.

Por exemplo, se a empresa afirma apoiar a diversidade, mas seu histórico mostra que possui poucas mulheres no quadro de colaboradores, é preciso ações para reverter a situação. E transformar a empresa em uma empresa, realmente, plural.

Diante disso, fica evidente a importância de preservação de um acervo organizacional para ajudar a construir e manter a reputação da companhia em alta.

Mesmo porque uma imagem positiva ajuda a atrair e fidelizar o público consumidor. Afinal, as pessoas sentem-se conectadas a negócios que refletem sua própria filosofia de vida.

3- Valorização das pessoas que fazem parte da empresa

Outro benefício de ter um acervo organizacional é a valorização dos colaboradores, demonstrando a importância de cada um no crescimento da empresa.

Essa atitude ressalta o sentimento de pertencimento e o orgulho de integrar um time que possui propósitos semelhantes.

Por fim, mas não menos importante, o acervo organizacional que mantém viva e pulsante a história da empresa, ajuda a definir o perfil de colaboradores que melhor se identificam com sua identidade. Desse modo, eleva a eficiência do processo seletivo e retém talentos.

Organize seu acervo organizacional com praticidade e eficiência

Para que se tenha um acervo organizacional planejado e organizado de forma prática e eficiente, é essencial investir em tecnologia que facilite a catalogação do acervo. E, ainda, permita um acesso rápido, prático e seguro – por parte dos responsáveis e dos usuários.

SophiA Acervo é um software de gestão criado por especialistas que disponibiliza aos gestores uma série de funcionalidades que garantem a otimização do tempo e torna a gestão muito mais assertiva.

Não importa o tipo de acervo porque, nossa solução permite criar fichas de catalogação conforme seu interesse – fotos, documentos, objetos, etc.

Além do mais, a pesquisa pode ser simples ou avançada, bastando inserir dados como: autor, assunto, período e muito mais.

Seu módulo Web garante consulta remota à base de dados a todos os que possuem permissão para acessar o acervo organizacional.

Até a divulgação é facilitada com o SophiA Acervo, tendo em vista que a solução permite emitir relatórios, gráficos e outros documentos que facilitam a circulação e disseminação das informações armazenadas.

Não deixe a história de sua empresa se perder. Confie na eficiência e praticidade de SophiA Acervo para registrar e perpetuar seu acervo organizacional. Clique para conhecer nossa solução:

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