A reprovação escolar e a evasão de alunos são temas de preocupação em instituições de ensino e comunidades do Brasil e do mundo.
Inúmeros fatores podem contribuir para o problema – por isso é importante que cada escola analise a questão dentro do contexto das circunstâncias sociais e ambientais para encontrar as melhores soluções.
Entenda melhor o impacto da reprovação escolar para alunos e para sua escola – e como é possível reverter o quadro e garantir bons índices com a leitura a seguir.
O que leva à reprovação escolar?
Muitos casos de reprovação escolar acontecem entre estudantes que têm capacidade e inteligência para ter sucesso, mas que são incapazes ou não querem aplicar essas habilidades no ambiente escolar.
Em muitos casos, a reprovação escolar ocorre em estágios transitórios: ao se formar no ensino fundamental ou no ensino médio, mudança para uma nova escola ou novo método de ensino.
Mas é seguro dizer que as notas baixas que levam à reprovação geralmente são sintomas de problemas emocionais, comportamentais ou de aprendizado. Sendo que certas causas, como dificuldades específicas de aprendizagem, comprometimento sensorial e doenças crônicas, podem ser consideradas características intrínsecas do aluno.
Outras causas, como disfunção familiar, problemas sociais e escolaridade ineficaz, são características do ambiente.
Ainda outras influências no desempenho escolar – como disfunção temperamental, déficit de atenção e aspectos emocionais – podem ser vistas como consequência da interação entre o estudante e seu ambiente.
Impactos da reprovação escolar
Embora contratempos, pequenas falhas e decepções façam parte dos desafios acadêmicos, ocasionalmente um aluno passará por uma reprovação escolar.
Quando isso acontece, o ideal é que a escola envolva os pais para ajudar a entender e abordar o que pode estar interferindo no desempenho do aluno em questão.
Os pais podem recorrer a profissionais de saúde de confiança para obter orientação sobre como resolver a reprovação escolar, pois a lista de possíveis causas é muito longa – pode ir desde uma simples miopia a questões mais graves, como doenças crônicas ou de fundo psicológico.
É importante que haja uma reflexão conjunta entre escola e responsáveis: os problemas acadêmicos são uma mudança notável em relação aos anos anteriores? Possivelmente a escola anterior não era tão exigente ou surgiram novas exigências acadêmicas, como um aumento nas expectativas de leitura, expondo uma dificuldade de aprendizagem ou um problema de atenção que está interferindo no desempenho.
A ansiedade e o estresse também podem ser uma consequência da vivência dos alunos: à medida que tentam evitar a vergonha, o constrangimento ou o desconforto de não entenderem o conteúdo em sala de aula, acompanharem ou apresentarem o desempenho esperado.
Nesse contexto, a ansiedade pode ter surgido primeiro – levando a uma incapacidade de lidar com os desafios da escola e levando à reprovação escolar.
Impactos para a escola…
As escolas enfrentam diariamente vários problemas que afetam negativamente o aprendizado dos alunos. Os administradores e professores trabalham duro para superar esses desafios, mas é uma batalha longa.
Independentemente das estratégias que implementem, há alguns fatores que provavelmente nunca serão eliminados. Lidar com altos índices de reprovação escolar requer uma política bem estruturada – já que isso pode afetar negativamente as métricas e a reputação da instituição.
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Soluções para reduzir ou erradicar a reprovação escolar em sua escola
O primeiro grande passo é determinar, com a maior precisão possível, quais fatores geralmente afetam positivamente o aprendizado escolar das crianças. Assim é possível se antecipar ao problema, reduzindo os riscos de reprovação escolar entre os alunos.
Aqueles que estão com baixo desempenho devem ser avaliados adequadamente, o que pode incluir:
- Avaliação dos problemas acadêmicos;
- Avaliação de comportamento e saúde mental;
- Testes de inteligência geral;
- Avaliação social;
- Testes de audição e visão, ou outros testes, conforme apropriado.
Com as informações destas avaliações em mãos, fica mais fácil para pais e professores obterem mais dados para elaborar um diagnóstico sobre o problema que leva à reprovação escolar.
No entanto, é importante garantir que as influências no sucesso do aprendizado sejam muitas, enredadas e interagindo entre si. Alguns questionamentos devem fazer parte do dia a dia escolar – podendo inclusive ser abordados no conselho de classe de sua escola:
- Quais recursos em comum os alunos de sucesso têm?
- Existem características em comum entre os alunos malsucedidos?
- Quais são os vários papéis da inteligência, status socioeconômico, experiências da primeira infância, sistemas educacionais, organização escolar, prática em sala de aula, motivação dos alunos?
Tecnologia como suporte no fim da reprovação escolar
Uma das melhores formas de conter os índices de reprovação escolar está na dedicação de toda a equipe docente junto aos alunos de uma forma mais individualizada, identificando possíveis riscos e trabalhando – em parceria com os pais, responsáveis e demais membros da instituição – para contornar e solucionar as dificuldades.
E a tecnologia tem um papel de destaque nesse processo ao permitir que professores e demais profissionais acelerem e facilitem atividades habituais em suas rotinas.
Ferramentas como o SophiA Gestão Escolar dão total suporte nessa questão, otimizando as tarefas do dia a dia, entre várias outras vantagens para a instituição.
Com isso fica mais fácil garantir foco total no aprendizado dos alunos e em seus índices de bom desempenho.