Os gestores de instituições de educação básica possuem uma rotina repleta de atividades importantes e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Além dos esforços para manter a ordem estrutural da instituição, incluindo a administração dos recursos, otimização dos espaços e manutenção regular do prédio, eles também assumem o papel principal na organização da área pedagógica.
Participar ativamente da educação das crianças e dos jovens e acompanhar de perto o trabalho dos professores, os ajudando nas práticas diárias, são incumbências que todos os gestores têm, porém nem sempre podem ser realizadas da melhor maneira.
O acúmulo de atividades administrativas e pedagógicas acabam sobrecarregando o gestor escolar. Por isso, para alcançar melhores resultados, é importante organizar a rotina pedagógica, estabelecendo objetivos bem definidos.
Mas, diante de tantas tarefas, parece difícil que os gestores tenham tempo para planejar, executar e acompanhar as atividades atribuídas à função. Sendo assim, é importante que as instituições conheçam e usufruam dos benefícios que as ferramentas tecnológicas podem trazer para a organização pedagógica, ajudando a escola a conquistar melhores resultados.
Na sequência deste post, vamos apresentar dicas de como organizar o trabalho pedagógico por meio da tecnologia, mostrando todos ganhos que a escola terá ao adotar bons recursos. Confira!
Obtenha uma visão ampla da instituição de ensino
Como vimos, o gestor escolar, muitas vezes, tem que conciliar o trabalho pedagógico com a gestão de setores administrativos e operacionais da escola. No entanto, para alcançar melhores resultados em ambas as áreas, é fundamental que o profissional tenha uma visão ampla desses dois pontos estratégicos da instituição.
Obter essas informações na correria diária é algo bastante difícil para os gestores. Mas, essa etapa pode ser facilmente realizada por um sistema de Gestão Escolar. Um bom software possibilita que o gestor acesse informações gerenciais em tempo real por meio de relatórios, planilhas e gráficos de fácil visualização, tornando a tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Ao adotar um software de Gestão Escolar, a escola conseguirá simplificar rotinas administrativas e pedagógicas, permitindo que os gestores se concentrem na qualidade do ensino oferecido aos alunos e também no relacionamento com a comunidade escolar.
Planejamento: o grande aliado na busca por melhores resultados
Os imprevistos são inevitáveis, ainda mais em uma escola repleta de alunos e profissionais. No entanto, há tarefas, principalmente as ligadas à área pedagógica, que são previsíveis e que fazem parte da rotina de boa parte das instituições. Planejar essas atividades é importante para garantir a efetividade de cada uma delas.
O gestor pode utilizar ferramentas online, como Trello e Google Keep, que permitem organizar as datas, horários e os descritivos de cada atividade. Caso seja necessário compartilhar esse plano com algum colaborador da escola, o gestor também consegue inclui-lo no quadro, montando um grupo de trabalho online.
O interessante do planejamento virtual é que o gestor conseguirá manter o foco em todas as atividades imprescindíveis, sendo possível estabelecer prioridades, delegar tarefas, cumprir os prazos e, assim, minimizar a sobrecarga diária.
Foque nas atividades nobres da gestão escolar
Por mais que no dia a dia seja preciso realizar tarefas que fogem do escopo pedagógico, o gestor escolar não pode deixar que elas ocupem boa parte do seu expediente.
Para organizar as ações pedagógicas e, consequentemente, alcançar melhores resultados, é importante que o gestor foque o seu trabalho diário nas atividades nobres, isto é, nas que estão diretamente relacionadas ao processo pedagógico, como:
- Elaboração e acompanhamento do plano escolar;
- Organização e busca de materiais pedagógicos;
- Avaliação da aprendizagem dos alunos;
- Encontros periódicos com o corpo docente;
- Atendimento individual do professor;
- Formação dos educadores;
- Reunião de pais.
Para que nenhuma etapa importante do processo educacional seja deixada de lado, a organização e a centralização das informações pedagógicas em um sistema de Gestão Escolar é bastante recomendada para as instituições que buscam inovar e fortalecer a sua atuação.
Neste canal, é possível fazer, por exemplo, um acompanhamento individualizado do estudante, tendo acesso às ocorrências, entrevistas, frequência, notas, ficha de saúde e outras informações relevantes sobre o perfil acadêmico do aluno. Esses dados podem ser analisados individualmente, por turma e disciplina. Como o foco do gestor não se limita aos alunos, bons softwares permitem, também, a análise do desempenho do corpo docente.
No artigo de hoje, mostramos que organizar a área pedagógica da escola com auxílio da tecnologia é importante para alcançar melhores resultados, otimizando o trabalho dos gestores, que terão mais tempo para focar em áreas primordiais para a educação dos alunos.
Se você achou interessante os pontos apresentados neste post, te convidamos para conhecer outros benefícios que um bom sistema, como o SophiA Gestão Escolar, pode trazer para a sua instituição de ensino. Clique aqui e saiba mais!