Está aí um tema que ainda gera muitas dúvidas para os gestores de escolas. Afinal, o que é o marketing digital? Como ele pode ajudar a escola a fechar matrículas? O que deve ser feito pelo time de marketing e vendas? As perguntas são muitas! E pensando em respondê-las com mais detalhes, o time SophiA apresentou na terça-feira, 15 de setembro, uma palestra online sobre o tema.
A consultora comercial, Marina Silva, e a analista de marketing, Thais Campoy, com a mediação do diretor do SophiA, Walter Saliba, falaram sobre planejamento, operação e análise das estratégias de marketing e vendas e como estas três fases devem acontecer para garantir os melhores indicadores de desempenho.
Após a palestra online, foi disponibilizado ainda um e-book sobre marketing digital na escola, assim como um mídia kit, com os arquivos que você precisa para começar uma boa campanha de vendas online.
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Vamos a um resumo de tudo o que foi falado?
• Posicionamento de mercado: definir a missão, a visão e os valores da sua instituição, e principalmente, a sua proposta pedagógica e de valor. Qual é o diferencial da sua escola?
• Responsáveis: definir quem vai cuidar das estratégias de marketing e vendas, criando as ações e os indicadores da área. Será preciso se dedicar a isto todos os dias.
• Inbound marketing: definir e segmentar o seu público-alvo para disseminar sua oferta de serviço nas redes digitais com controle da jornada do seu lead (futuro cliente) e mais chances de conversão, ao propagar para as pessoas corretas.
• Personas: definir o perfil comportamental do seu público e da sua marca. Quem são seus clientes? E como a sua marca se comunica com eles?
• Conteúdo: entender a importância de criar documentos com informações relevantes ao público que você definiu como alvo para a proposta de valor da sua escola. Nada de crtl + C e crtl+V. Tornar-se uma referência em seu segmento.
• Funil de vendas: entender cada etapa e quais redes e ferramentas de marketing usar em cada uma delas, bem como quais ações de venda tomar em cada parte do funil. O que fazer no Google Ads, nas redes sociais, no site e no blog? Quando e como abordar seu futuro cliente?
• Esforço de vendas: a importância de cuidar com atenção do lead trazido pelo marketing. Inclusão de dados em uma base, acompanhamento da evolução do lead no funil de vendas e compartilhamento de informações.
• Controle do processo: será necessário adotar ferramentas de controle do processo, como o Gestor de Vendas, do SophiA Gestão Escolar, para analisar os dados recebidos e elaborar estratégias para, a cada dia, afinar e melhorar os resultados.
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