À medida que os recursos tecnológicos avançam, o cenário educacional também avança e é incentivado a inovar. Isso não quer dizer que para ser uma escola inovadora, é preciso implantar tecnologia de ponta, mas, sim, acompanhar as mudanças que acontecem e entender como isso reflete na forma de pensar, agir e ser. Afinal, quando falamos em educação, estamos falando de pessoas, concorda?
- Então, o que é tecnologia na educação?
- Quais são os impactos da tecnologia no ensino e na aprendizagem?
- O que levar em consideração na hora de implantar recursos tecnológicos na escola?
É sobre isso que vamos explorar neste artigo. Aproveite o assunto e leia também:
- Tudo sobre tecnologia educacional para aplicar em sua instituição de ensino
- Usando a tecnologia educacional a favor do ensino e do aprendizado
Tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?
Esse é o questionamento que a UNESCO explora no Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2023. Lançado em julho, a organização acendeu o alerta sobre o uso dos recursos digitais e tecnológicos nas escolas, apontando os benefícios e riscos que trazem para diversas frentes:
- Aprendizagem;
- Gestão educacional;
- Acessibilidade e igualdade;
- Segurança;
- Investimento sustentável;
- Entre outros fatores.
Já não é mais novidade ou surpresa o quão presente a tecnologia está na vida cotidiana das pessoas. Hoje, por exemplo, as crianças já nascem imersas no ambiente digital e aprendem a acessar aplicativos antes mesmo de amarrar o cadarço do próprio tênis (AVG Technologies).
De acordo com o relatório, a tecnologia está até mesmo criando novos mundos a ponto de ser difícil discernir o que é real ou imaginário. “A educação não pode permanecer inalterada, embora muitos pedem que ela seja protegida das influências negativas da tecnologia digital. Entretanto, esse é um grande desafio, pois a tecnologia aparece de várias formas na educação”.
O que é tecnologia na educação e seus desafios, segundo a UNESCO?
1. UM INSUMO: Garantir o acesso a recursos de tecnologia, como eletricidade, computadores e conectividade à internet, seja no ambiente escolar ou em casa, requer investimento, despesas contínuas e habilidades. No entanto, informações confiáveis e consistentes sobre estes custos ainda são escassas.
2. UM MEIO DE ENTREGA: A tecnologia na educação pode aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a aceleração de novas tecnologias pode tornar a escolha de recursos e ferramentas para determinados contextos e condições pode ser um desafio.
3. UMA HABILIDADE: As escolas são cada vez mais cobradas pelo desenvolvimento de habilidades digitais e outras competências tecnológicas nos alunos, o que levanta questões sobre o conteúdo curricular, a seleção de cursos relevantes, os níveis de ensino apropriados e as fontes de aprendizado.
4. UMA FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO: Tanto as escolas como os governos são incentivados a utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a gestão educacional, incluindo a coleta de informações sobre o desempenho dos estudantes e seu comportamento.
Quais são os impactos da tecnologia no ensino e na aprendizagem?
É importante ressaltar que o problema do uso de tecnologia na educação não está nos recursos em si, mas na forma como as pessoas utilizam. Segundo o relatório da UNESCO, a tecnologia deve servir às pessoas e, na educação, deve colocar os estudantes e professores no centro.
A pandemia foi um período em que as escolas mais recorreram ao uso tecnológico e repensaram o modo de ensinar e aprender. E como já exploramos acima, o uso da tecnologia na educação tem seus benefícios e, com eles, os desafios. Por exemplo:
- Vantagem: A tecnologia permite que os professores adaptem o ensino às necessidades individuais dos alunos. Plataformas de aprendizado online podem oferecer lições personalizadas, permitindo que os alunos progridam em seu próprio ritmo.
- Desafio: Nem todos os alunos têm acesso igual a dispositivos e conexão à internet, o que pode criar conflitos com o processo de aprendizagem.
Por isso, antes de implantar tecnologia, é fundamental avaliar se realmente faz sentido para o contexto e a realidade em que a escola está inserida.
O que levar em consideração na hora de implantar tecnologia na escola?
- Igualdade: A digitalização da educação apresenta o risco de beneficiar estudantes já privilegiados e marginalizar ainda mais outros, aumentando, assim, a desigualdade na aprendizagem.
- Qualidade: Devemos questionar se o conteúdo e a abordagem educacional estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, buscando não apenas transmitir conhecimento, mas capacitar os estudantes a se tornarem agentes de mudança na sociedade.
- Eficiência: A tecnologia é vista como uma ferramenta que pode otimizar o uso do tempo tanto dos estudantes quanto dos professores, liberando-o de tarefas menos relevantes em favor de atividades de maior impacto educacional.
No entanto, determinar o que é “importante” pode variar e a adoção da tecnologia na educação é um processo multifacetado, abrangendo diferentes modelos de uso, como “um-para-muitos, um-para-um ou colaborativo”, de acordo com a UNESCO.
- Sustentabilidade econômica, ambiental e social: Além dos benefícios pedagógicos, deve-se considerar a viabilidade econômica, os impactos ambientais e os aspectos sociais – como acessibilidade e inclusão digital – relacionados à implementação de tecnologia na escola.
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