A Festa Junina nas escolas é uma ótima oportunidade para engajar a comunidade. Entenda qual o papel da gestão escolar na realização do evento e o que não pode faltar no planejamento
Ao longo do ano, as instituições de ensino se preparam para diversos eventos e ações que integram os alunos, as famílias e colaboradores, como o Carnaval, a Páscoa, o Dia da Família, entre outras datas comemorativas. A Festa Junina nas escolas também faz parte deste planejamento escolar.
E vale ressaltar que a gestão escolar desempenha um papel abrangente, multifacetado e importante durante todo o período festivo da Festa Junina.
O gestor deve garantir que o evento seja organizado e realizado de forma eficiente, segura e envolvente para toda a comunidade escolar.
Este é um evento tradicionalmente brasileiro que, assim como o Carnaval, traz alegria, música, danças, comidas típicas e diversos aprendizados.
Nas escolas, essa festividade assume um papel especial, reunindo alunos, pais, professores e funcionários em momentos de diversão e valorização da cultura.
Mas, afinal, no que é preciso estar atento para realizar a Festa Junina nas escolas?
A Soluções Sophia, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão escolar, destacou os principais fatores que não podem faltar para a organização do evento, desde o planejamento financeiro ao plano de comunicação. Confira!
Festa Junina nas escolas: como a gestão escolar atua na organização de eventos?
O trabalho de gestão escolar é responsável por coordenar todas as atividades relacionadas ao evento, desde o planejamento até a execução.
É importante considerar que as Festas Juninas ocorrem em um período próximo às campanhas de rematrícula, oferecendo, assim, uma excelente oportunidade para engajar toda a comunidade escolar.
Confira, abaixo, os principais olhares que a gestão deve ter para que a organização, coordenação e realização de um evento escolar seja, de fato, eficaz e eficiente:
Planejamento e organização: A gestão escolar deve desenvolver um plano detalhado para a Festa Junina, considerando aspectos como orçamento, cronograma, logística, segurança e atividades pedagógicas relacionadas.
Ela também é responsável por definir as metas e objetivos do evento, bem como a programação e as atrações que serão oferecidas.
Orçamento: A gestão escolar também é responsável por gerenciar o orçamento destinado à Festa Junina. Afinal, o que será investido e quanto?
Isso envolve a alocação adequada de recursos financeiros para garantir que o evento possa ser realizado de acordo com as expectativas, incluindo:
- Compra de materiais;
- Decorações;
- Alimentos;
- Contratação de serviços;
- Atividades extras, entre outros recursos.
Leia mais:
- 5 dicas para os processos financeiros na gestão escolar
- Como preparar o orçamento financeiro da escola
Logística: A gestão escolar desempenha um papel fundamental na supervisão da logística da Festa Junina. Essa responsabilidade abrange:
- A organização do espaço físico do evento;
- A montagem das barracas;
- A distribuição adequada de mesas e cadeiras;
- A disposição dos alimentos e bebidas;
- A contratação de músicos;
- A elaboração de um plano de segurança para garantir o bem-estar de todos os convidados.
Engajamento da comunidade escolar: A gestão escolar trabalha para envolver toda a comunidade escolar na festa junina.
Incentive a participação ativa de alunos, pais e professores, através de apresentações artísticas, oficinas de artesanato, atividades para a confecção de enfeites e trajes típicos para o evento, entre outras ações.
Aspectos pedagógicos: Como vimos, a Festa Junina pode ser uma ocasião para apresentações artísticas e culturais realizadas pelos alunos, valorizando as habilidades individuais e coletivas.
Por isso, a gestão escolar pode desempenhar um papel importante em conjunto com os educadores para alinhar o período festivo com as atividades pedagógicas.
Esses são apenas alguns exemplos de como a gestão escolar atua em eventos, como a Festa Junina nas escolas, para conectar toda a comunidade.
E vale lembrar que todo esse planejamento deve ser feito com antecedência e a partir de pesquisas, de forma que o evento faça sentido para o contexto atual da instituição.
Aproveite e leia também o artigo abaixo, ele pode ser do seu interesse:
- Tendências da educação para 2023 que gestores e educadores devem ficar atentos
- Desafios da gestão escolar e como superá-los