Por Joyce Querubino, cursando Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP. Na Prima, é Designer Instrucional e trabalha nas ações de experiências de aprendizagens e engajamento do cliente.
Diversificar o momento da leitura é muito importante para incentivar as crianças e manter a leitura atrativa, divertida e interativa, auxiliando na alfabetização e no desenvolvimento. Neste post, separamos uma lista de diferentes tipos de livros que incentivam a leitura na infância e podem enriquecer o acervo da sua escola. Confira!
Livros pop-up e 3D
Os livros pop-up são uma ótima dica para incentivar a leitura das crianças, eles são livros tridimensionais formados por meio de ilustrações em dobraduras, que saltam aos olhos e tornam a leitura dinâmica e divertida, prendendo a atenção nos detalhes e instigando a imaginação. A cada página virada, uma nova surpresa!
Alguns exemplos de livros pop-up são:
• Mordisco, de Emma Yarlett;
• Dinossauros, de Fiona Watt;
• O Tigre Brincalhão, de Jack Tickle;
Empurre e puxe: livros com toque interativo
Os livros “Empurre e puxe”, são uma ótima forma interativa de leitura infantil, com eles, é possível acompanhar a história do personagem com abas e painéis dentro do livro, que permitem puxar, empurrar, deslizar e muito mais, criando movimentos ao personagem e dando vida à história.
• Empurre, puxe, vire & aprenda: Máquinas agitadas, editora Happy Books;
• Empurre, puxe…e muito mais! Pirata, editora Todolivro;
Livro ou quebra-cabeça?
Os “quebra-cabeças” são livros que possuem páginas grossas e firmes, com quebra-cabeças imersos na história, auxiliando ludicamente na leitura e no desenvolvimento cognitivo. Por meio da interatividade, a criança monta os quebra-cabeças para dar vida às cenas da história, uma maneira divertida, atrativa e interativa de incentivar a leitura na infância.
Alguns exemplos de livros quebra-cabeças são:
• Frozen Febre Congelante – Meu Primeiro Livro Quebra-Cabeças, Disney;
• Patrulha Canina: Meu Primeiro Livro Quebra-cabeças, Nickelodeon;
• Os Três Porquinhos – Coleção Contos Clássicos em Quebra-Cabeças, Ruth Marschalek Nascimento;
Livros Lego: uma novidade
O brinquedo ‘Lego’ é muito famoso até hoje, lançando filmes, desenhos e até livros interativos que se tornaram uma novidade para crianças. Basicamente, o conceito do brinquedo é o de peças divididas em diversas partes e formatos, que se encaixam, permitindo formar qualquer objeto com o uso da imaginação. O livro ‘Reações em cadeia’, por exemplo, ensina as crianças, de forma interativa, a utilizar as peças para aprender mais sobre Física, criando máquinas e desenvolvendo a criatividade e imaginação de uma forma divertida.
Exemplos de livros educativos Lego:
• Faça seu próprio filme, de Klutz editores;
• Reações em cadeia, de Klutz editores;
Brinque e aprenda com imãs
Os livros com imãs são uma forma divertida de aprendizagem e alfabetização, eles permitem que a criança solte a imaginação criando diversas histórias, utilizando figuras e cenários magnéticos. Os personagens são atraídos pela tela e a atenção da criança também, desenvolvendo a leitura e imaginação.
Alguns exemplos de livros magnéticos são:
• Winnie the Pooh – Ímãs Mágicos, Dias de Alegria;
• Animais Selvagens , editora Lafonte;
Gostou de descobrir estes diferentes tipos de livros que incentivam a leitura na infância? Então, utilize essa dica extra para fazer a melhor gestão do acervo da sua escola. Para organizar tudo, o software Philos é a melhor opção. Entre em contato pelo e-mail [email protected] e saiba mais sobre essa solução para bibliotecas escolares!