Por Liliana Serra. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015). Recomendação da banca de qualificação para doutorado direto. Especialista em Gerência de Sistemas (2008) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Graduação em Biblioteconomia (1992) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Vencedora do Prêmio Laura Russo, categoria profissional, na edição 2012. Autora da publicação Livros digitais e bibliotecas, editado pela Fundação Getulio Vargas. Autora de diversos artigos, capítulos de livros e trabalhos publicados em eventos sobre livros digitais, catalogação, metadados, web semântica e demais temas relacionados à ciência da informação e tecnologia.
Instituições de ensino realizam pesquisas e geram novos conhecimentos. Estas pesquisas são divulgadas na forma de produções técnico-científicas e contribuem com a reputação da instituição, proporcionando novas oportunidades para obtenção de orçamentos e verbas para realização de novas pesquisas.
A produção de uma instituição é formada por livros, artigos de revistas, entrevistas, trabalhos apresentados em congressos e demais contribuições intelectuais realizadas por pessoas vinculadas à instituição, normalmente, professores e estudantes.
Quanto maior a quantidade e relevância da produção, maior o conceito da instituição e, consequentemente, seu posicionamento como geradora de conhecimentos e captadora de recursos.
Apesar da produção institucional fazer parte da coleção da biblioteca, é importante que seja possível consultá-la de forma separada e transparente e não tentar localizá-la por meio de pesquisas no catálogo online. Para atender a esta demanda, é importante poder distinguir os recursos do acervo da produção institucional dentro de um mesmo banco de dados, dispensando a realização de investimentos redundantes.
Apesar dos dados estarem reunidos em um único ponto, a visualização pode ser feita por interfaces específicas para cada conjunto, com o acervo (e as produções institucionais) no catálogo online e outra interface específica para o repositório institucional, com URL separada.
No site do Repositório Institucional, é possível visualizar somente as produções técnico-científicas que foram catalogadas e marcadas como produções técnico-científicas, inclusive destacando as últimas produções cadastradas.
Como o volume de produção é importante, indicadores podem ser consultados em tempo real, organizados por tipo de material, área de conhecimento e repositórios, tornando a visualização da produção institucional ainda mais transparente aos usuários. Gráficos e estatísticas são gerados de forma dinâmica, com opções de:
- Visualizar quantidade de produções por área de conhecimento e programa
- Analisar a evolução da produção por ano
- Acompanhar a produção por tipo de material e ano
- Entre outros gráficos.
Além disso, uma interface para reunião e divulgação da produção institucional deve ter outras funcionalidades como:
- Tomar conhecimento das últimas produções cadastradas
- Possuir uma URL específica para consulta
- Permitir a customização da interface
- Garantir restrições de acesso a registros e mídias, de acordo com as permissões obtidas junto aos autores
- Permitir cadastro de usuários externos
- Identificação dos usuários que acessaram os recursos
Coloque a produção de sua instituição em evidência, ampliando sua visibilidade!
Para saber mais sobre como agregar valor e dar destaque à produção de sua instituição entre em contato conosco.