No nosso post sobre como a biblioteca corporativa fomenta o hábito da leitura e desenvolve colaboradores, você teve a oportunidade de conhecer a importância desse espaço para a formação cultural e educação continuada da sua equipe. Muitas empresas que se interessam por esse assunto, porém, não sabem como criar e gerir uma biblioteca desse tipo, por isso criamos esse novo conteúdo.
É importante ressaltar que tal assunto é valioso para empresas de todos os segmentos e portes, pois a biblioteca corporativa ajuda a fortalecer a cultura organizacional, amplia o alcance dos funcionários a informações relevantes para o negócio e, consequentemente, ajuda a equipe a conquistar metas e promover um ambiente de trabalho mais agradável e motivador.
Se você quer saber como criar e gerir uma biblioteca corporativa, indicamos que você continue acompanhando esse artigo e confira as dicas especiais que elaboramos.
Como dar início à sua biblioteca corporativa?
O primeiro passo para criar uma biblioteca corporativa é desenvolver um planejamento detalhado do projeto. Nesse processo, é preciso contemplar todas as etapas que ajudarão a tirar a biblioteca do papel e transformá-la em realidade em sua empresa, como as que seguem abaixo:
Definição do espaço
Antes de começar a pensar no acervo da biblioteca corporativa, é preciso decidir o local em que ela será montada dentro da empresa, sendo que geralmente os espaços com grande circulação de colaboradores são os mais utilizados para esse fim, a exemplo do refeitório e da área de descanso.
Verifique se o local escolhido é convidativo, se possui uma boa iluminação e se deixará os funcionários à vontade para desbravarem a biblioteca corporativa. Claro que ajustes deverão ser feitos, como indicaremos nos próximos tópicos, mas é importante que o espaço apresente ao menos uma das características já citadas.
Escolha da mobília
Para que a biblioteca corporativa seja atraente para os funcionários, a dica é investir em mobílias que ajudem a despertar o interesse pelo local, lembrando que estantes bem organizadas e visíveis são essenciais para chamar a atenção. Além disso, é fundamental disponibilizar mesas para leitura, cadeiras confortáveis, puffs e almofadas para que os colaboradores relaxem enquanto leem seus títulos favoritos.
Preparação do acervo da biblioteca corporativa
Com o espaço definido e a mobília pronta, chegamos ao passo principal para criar uma biblioteca corporativa, que é a preparação do acervo. Ele deve ser diversificado, com diferentes gêneros literários e com obras que possam ajudar na formação profissional dos colaboradores.
No início o acervo pode ser menor, mas com o passar do tempo é importante que esse número cresça justamente para oferecer uma diversidade interessante. Incluir na biblioteca corporativa outros materiais além dos livros, como jornais, revistas, pesquisas e artigos, também ajuda a ampliar o interessante do público e a usabilidade do espaço.
Escolha do software de gestão
Com tudo organizado, é importante que a biblioteca corporativa tenha um software que ajude na gestão do acervo. Na sequência, daremos mais detalhes sobre essa ferramenta.
As vantagens de um software na gestão da biblioteca corporativa
O processo para criar uma biblioteca corporativa envolve fases essenciais, como apresentamos acima. Mas a gestão do local é igualmente importante para que os funcionários e a própria empresa desfrutem de todos os benefícios que o espaço tem a oferecer.
Escolher um bom software de gestão de biblioteca, como o SophiA, referência no mercado e desenvolvido pela Prima, é um passo importante rumo ao sucesso de sua biblioteca corporativa. Essa plataforma disponibiliza importantes benefícios, como:
Gestão de biblioteca digital: vinculação de mídias diversas, além da integração com provedores de conteúdo digital, como Minha Biblioteca e Pearson.
Painel administrativo: este recurso permite a visualização de dados estatísticos por meio de gráficos, com a possibilidade de aplicação de filtros que facilitam ainda mais a rotina do bibliotecário.
Legislação: cadastro e controle de normas nas esferas municipal, estadual, federal e internacional.
Disseminação seletiva da informação: o usuário pode ser avisado quando algo de determinado tema selecionado estiver disponível na biblioteca corporativa.
Integração: o SophiA é integrado com outros sistemas usados na empresa, desta forma não é necessário cadastrar colaboradores em dois canais distintos.
Comunicação: aplique enquetes e saiba a opinião dos usuários da biblioteca corporativa sobre os mais variados temas.
Podemos concluir que para que a biblioteca corporativa seja gerida corretamente, de modo a atingir o objetivo de melhorar o clima organizacional e desenvolver os colaboradores, é fundamental adotar um bom sistema de gestão, além de cuidar de detalhes voltados para o conforto e usabilidade geral do espaço.
Para visualizar na prática a relevância do software SophiA e seus impactos positivos dentro de uma empresa, conheça o case de sucesso do Metrô de São Paulo. Caso fique com alguma dúvida sobre a utilização da plataforma, entre em contato com a nossa equipe de especialistas para agendar uma conversa ou solicitar uma demonstração.