O dia a dia dos bibliotecários costuma ser bastante agitado com tarefas que envolvem desde a gestão do acervo até o planejamento e execução de atividades pertinentes a área. Neste cenário repleto de incumbências importantes, uma das mais conhecidas é a catalogação de livros.
Todas as bibliotecas realizam esse serviço que é essencial para que o acervo siga em ordem e possa ser consultado com facilidade pelos usuários. Mas, a catalogação de livros costuma ser um trabalho bastante complexo, pois é necessário seguir processos e metodologias para registrar cada obra.
Para ajudar o bibliotecário a fazer uma boa gestão do acervo, iremos apresentar na sequência deste artigo maneiras de aplicar uma catalogação de livros eficiente, mesmo que remotamente, utilizando a tecnologia como aliada. Confira!
Saiba como acontece a catalogação de livros
Como mencionado acima, a catalogação de livros é uma atividade fundamental em todos os tipos de bibliotecas, sendo essencial para uma gestão de acervo eficiente. O serviço de catalogação é responsável pela descrição informacional de livros e documentos diversos, realizada com base em regras internacionais que norteiam a forma para descrever os dados que caracterizam um material bibliográfico.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra.
Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição). Entretanto, há um processo de substituição, no qual algumas instituições estão começando a adotar o código RDA (Recurso, Descrição e Acesso). Ainda sobre códigos de catalogação de livros, existe também a ISBD (International Standard Book Description), bastante utilizada para descrição de livros nos países europeus.
Veja como fazer uma gestão assertiva do acervo utilizando a tecnologia como aliada
A catalogação de livros é um trabalho complexo que exige muita atenção, tempo e organização dos profissionais, ainda mais quando os cuidados se estendem ao acervo digital. Mas, para que os bibliotecários também possam se dedicar a outras áreas importantes da função, foram desenvolvidos recursos tecnológicos que otimizam a catalogação de livros.
O SophiA Biblioteca é exemplo disso. O software permite que os bibliotecários estabeleçam um gerenciamento assertivo de todo o acervo, com a catalogação rápida e prática de livros, artigos, fascículos e coleções.
Ao adotar o SophiA Biblioteca, a instituição terá a sua disposição os principais padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados. São eles:
• MARC 21 – Formato que permite o intercâmbio das informações entre as bibliotecas. Com o software SophiA Biblioteca não é necessário ter conhecimentos avançados no formato MARC 21 para realizar a catalogação de livros, pois o sistema permite que os bibliotecários insiram os dados do recurso em uma tela com interface amigável e bastante simples.
• ISO 2709 – Formato que possibilita que diferentes bibliotecas utilizem e importem os registros realizados.
• Z39.50 – Protocolo estabelecido para a troca de registros entre as bibliotecas.
• OAI-PMH – Protocolo utilizado em projetos de bibliotecas digitais.
• XML – Formato de dados bastante conhecido e utilizado em diversas bibliotecas.
Com a adoção do SophiA Biblioteca, também é possível gerenciar o acervo da pela produção de inventário, controle de aquisições, doações, assinaturas de periódicos, permutas e orçamentos. Todas essas informações ficam salvas na plataforma de maneira organizada, facilitando a gestão.
Outra função de destaque é a gestão de biblioteca digital com vinculação em diferentes mídias, além da integração a provedores de conteúdo digital diversos, como o Minha Biblioteca e a Pearson.
Conheça mais vantagens em utilizar o software SophiA em sua Biblioteca
Como vimos, o SophiA Biblioteca oferece recursos que otimizam a gestão do acervo, auxiliando os bibliotecários em importantes atividades, como na catalogação de livros.
Mas, as vantagens não param por aí. Se você ainda não possui um software de gestão de biblioteca, te convidamos a testar na prática as funcionalidades do SophiA Biblioteca.