Os desafios das aulas online na Educação Infantil: veja 6 ideias para superá-los

Aulas online na Educação Infantil

Crianças crescem, mudam e assimilam novidades muito rápido. Um dia na vida desses pequenos contém um mundo de aprendizados. Sendo assim, mesmo os meses de isolamento social devem ser marcados por fases importantes de desenvolvimento e aprendizado. É por isso que a rotina escolar não pode parar, as crianças vão precisar continuar esse caminho natural de evolução.

Com a nova modalidade de ensino remoto, adotada em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as escolas se viram desafiadas, em poucos dias, a superar os principais pontos de limitação das aulas online para a Educação Infantil. Se esse é o caso da sua instituição, veja no artigo de hoje quais são os principais desafios nas aulas online para a Educação Infantil e algumas ideias para enfrentá-los com sucesso.

1. As ferramentas tecnológicas

Será preciso usar a tecnologia a favor da escola, com boas ferramentas que possibilitem e facilitem as aulas online. A escola irá precisar utilizar uma plataforma online de ensino, como Google Classroom, para inserir as atividades propostas aos alunos, bem como manter o contato com os pais e responsáveis, realizar correções, criar encontros ao vivo (lives), entre outras tarefas.

Outra importante ferramenta é um sistema de gestão escolar web que possibilite acesso dos pais e responsáveis ao Terminal do Aluno, além do lançamento de ocorrências, conteúdo previsto e realizado, além de demais rotinas, pelos professores. Tudo 100% online. O SophiA Educação Infantil e o SophiA Gestão Escolar são ótimas opção de softwares para ter à disposição todas estas facilidades.

2. A parceria com a família

Parceria com os pais e responsáveis é mais do que essencial, é vital para garantir que o ensino a distância para as crianças de zero a 6 anos funcione. Estabeleça uma boa comunicação com os pais, não só pelo Terminal do Aluno, no caso das escolas que têm SophiA, mas por grupos de WhatsApp, e-mail, aplicativo escolar, enfim, todas as plataformas de comunicação disponíveis. É de extrema relevância que a família mantenha um elo forte de parceria com a escola para garantir que as crianças participem das aulas, realizem as atividades com dedicação e absorvam o máximo das aulas online.

Os professores podem realizar conversas online somente com os pais e responsáveis para dar dicas de como auxiliar as crianças, como agir caso elas não queiram fazer as atividades, o que fazer se elas estiverem com dúvidas, como fazer correções etc. É essencial o exercício da paciência nestas tarefas e a escola pode oferecer ajuda aos pais também neste sentido.

3. Aulas curtas, possíveis e objetivas

Os pais estão em casa, mas, em sua maioria, continuam trabalhando. Não adianta pensar em uma atividade incrível que vai exigir três ou quatro horas de dedicação. Não será possível realizá-la com dedicação e qualidade. Além disso, já se sabe que as crianças, naturalmente, não mantêm o foco por muito mais do que 5 a 30 minutos – quanto menor a idade, menor o tempo de concentração em uma atividade.

Além das atividades propostas nos materiais didáticos, crie atividades lúdicas simples e funcionais:

• Para crianças de nas fases de berçário e maternal (zero a 3 anos): para os menores, uma opção é propor a exploração de texturas, cheiros e sons. Isso pode ser feito com materiais à disposição em casa. Para os maiores, já é possível iniciar a apresentação de letras e números

• Para crianças nas fases de pré-alfabetização e alfabetização (4 a 6 anos): pode-se propor a escrita das letras e dos números com os dedinhos, usando farinha de trigo, fubá ou areia em um recipiente raso. Incentive as crianças a procurarem pela casa por objetos que comecem com a letra que será treinada naquele dia. É possível também sugerir a construção de pequenas esculturas ou dobraduras.

4. Explorando ao máximo o material didático

É possível usar o material didático como um guia das aulas online e incluir outras atividades que despertem a curiosidade, fortalecendo o aprendizado lúdico. Se sua escola é adepta de um sistema de ensino, as apostilas das crianças têm muito conteúdo interessante para gerar boas aulas e insights para atividades extra.

5. A cultura popular e as datas comemorativas

O segundo semestre de 2020 tem muitas datas interessantes que podem ser trabalhadas nas aulas online, associando o conteúdo do material didático e outras atividades, como recortes, pinturas e dobraduras. Veja abaixo algumas datas no mês de junho para ativar a criatividade.

• Semana Mundial do Meio Ambiente: plantar uma árvore, falar sobre reciclagem, abordar a importância dos cuidados com o meio ambiente;

• Início do Inverno: trabalhar as estações do ano, criar atividades com roupas e comidas típicas da época mais fria do ano, saber quem gosta ou não do frio;

• Festa Junina: comidas típicas, origem dessa tradição, porque não uma live com uma festinha em cada casa, vale até se vestir de caipirinha;

6. O planejamento do conteúdo previsto deve continuar

A escola já tem um planejamento dos conteúdos e das atividades a serem realizadas com os alunos no decorrer de 2020. Todos foram pegos de surpresa com a pandemia, mas isso não significa que o que foi planejado deve ser deixado 100% de lado. Não será possível realizar passeios, por exemplo, mas as demais tarefas podem e devem ser mantidas para garantir um ano letivo eficiente. Não pense que este é um ano perdido! Veja tudo isso como uma fase de adaptação, de mudanças que podem, inclusive, trazer melhorias.

Se tiver interesse em saber mais sobre os softwares SophiA Educação Infantil e SophiA Gestão Escolar, entre em contato com nossa equipe.

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