A Biblioteca Nacional adotou o aplicativo SophiA para ampliar e facilitar o acesso a seu acervo. A consulta, que já era possível a partir dos catálogos referenciais disponibilizados no portal www.bn.gov.br –, agora conta com mais uma plataforma, a busca por dispositivos móveis com tecnologia Android ou IOS. O download é gratuito e o novo sistema permite que pesquisadores, estudantes, professores e o público em geral consultem o acervo da instituição a partir de dispositivos móveis – celulares e tablets.
Liana Amadeo, Coordenadora Geral do Centro de Processamento e Preservação da Biblioteca Nacional, resume a importância do novo aplicativo: “a Biblioteca Nacional ficou ainda mais acessível para estudantes e pesquisadores. Isso corta as amarras: você tem a Biblioteca Nacional literalmente na palma da mão”.
O aplicativo oferece recursos de busca por título da obra, nome do autor e assunto; também é possível filtrar pelo tipo material – álbum, atlas, CD, DVD, disco, dissertação, gravura, livro etc. –, bem como pelo acervo no qual a obra está registrada, de acordo com classificação das obras no sistema da BN – Ausentes, Cartografia, Iconografia, Obras Raras, Manuscritos, Música, Periódicos, Periódicos Raros, Referência e Testes e Dissertações. Por fim, o usuário pode marcar a opção de busca apenas por objetos que possuem conteúdo digital associado.
A tela de resultados exibe uma lista de obras que coincidem com os critérios de busca e filtro estabelecidos pelo usuário. Cada objeto pode ser acessado individualmente, oferecendo ao usuário todas as informações técnicas sobre a obra cadastrada.