Apoio das bibliotecas aos trabalhos de conclusão de curso

Incentivo ao uso dos espaços de leitura e estudos é papel importante de professores e bibliotecários na contribuição para a construção de TCCs bem embasados
trabalhos de conclusão de curso

Alguns meses do ano, principalmente os finais de semestre, podem ser bastante desafiadores para os estudantes que estão finalizando seus cursos de graduação ou pós-graduação, mestrado e doutorado – e, sem dúvida, é assim também para os profissionais que os auxiliam nestas tarefas, como professores e bibliotecários. A boa notícia é que, com a ajuda da biblioteca, esse cenário pode ter um pouco mais de tranquilidade e, claro, acesso à informação facilitado.

As bibliotecas são uma excelente – e ainda muito útil – fonte de conhecimento para a confecção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e podem representar, para alguns estudantes, um verdadeiro acesso ao conhecimento, além de aumentar a capacidade dos formandos no enriquecimento de suas teses. Um outro ponto importante é que esse ambiente é ideal para alcançar um nível mais alto de concentração. Aproveitando o silêncio e a ausência de estímulos audiovisuais que convidam à procrastinação, a biblioteca pode ajudar bastante no foco para a escrita da dissertação.

O papel dos professores e bibliotecários

Professores e bibliotecários têm importantes papéis. Um deles, reforçar aos estudantes a importância das visitas regulares à biblioteca, não somente no período de conclusão, mas durante todo o curso.

Aos professores orientadores de trabalhos, cabe o incentivo ao uso desse rico ambiente, que tanto tem a contribuir para a construção de teses embasadas nas teorias e nos fatos já estudados pela literatura disponível. Aos bibliotecários, cabe a seleção e sugestão de obras similares ou complementares, que possam somar à bibliografia sugerida pelos professores ou mesmo à opção procurada pelos alunos, além da garantia de um espaço mais atrativo e interativo na biblioteca.

E para que o uso desse ambiente seja desfrutado em sua totalidade, alguns pontos são essenciais: organização, praticidade e inovação. Vamos pensar um pouco mais sobre eles nos tópicos abaixo.

Organize e dê acessibilidade ao acervo

Um acervo bem organizado é sinônimo de facilidade e rapidez no acesso às obras. Além de precisar de móveis adequados para acomodar os itens e os visitantes da biblioteca, será preciso também utilizar um sistema que armazene e compartilhe as informações necessárias com eficiência.

Não deve ser uma tarefa impossível encontrar um livro no meio de tantas prateleiras, assim como também é importante atender ao público com cuidado e atenção, por isso, não dá para perder tempo tentando compreender o que o software de gestão da biblioteca está mostrando na tela do computador. Simplicidade nessa ferramenta é essencial para facilitar o dia a dia dos bibliotecários e usuários do acervo.

Possibilite os empréstimos de forma prática

Ninguém gosta de pegar fila e esperar muito para receber atendimento, principalmente agora, que grande parte dos serviços que precisamos podem ser feitos pela internet. Com a biblioteca não pode ser diferente, oferecer a reserva de livros on-line, por exemplo, é importante. Assim como mostrar os livros disponíveis no acervo, disponíveis para empréstimo, novas aquisições, entre outros detalhes, tudo deve poder ser visto pelo computador, celular ou tablet.

Inove com soluções tecnológicas

Além dos livros, é importante que as bibliotecas invistam em acervos compostos por documentos digitais, a plataforma Odilo é uma opção para a oferta desse tipo de obra.Você pode saber mais sobre ela clicando aqui.

Inclusive, a presença de computadores e tablets também é um item de extrema importância, são equipamentos eletrônicos que se tornaram parte do processo de estudo e aprendizagem. É preciso garantir que sejam máquinas funcionais e com acesso à internet.

Os sistemas Philos e SophiA Biblioteca Web são mais dois exemplos de solução sob medida para transformar a biblioteca, usando em seu favor os recursos da tecnologia. Eles são 100% web, têm uma interface simples e intuitiva, além de inúmeras funcionalidades, como:

• Terminal web, no qual o estudante pode fazer consultas e reservas de obras online;

• Livros organizados e categorizados por cores e tema no terminal de consulta web;

• Catalogação simples e rápida, que reduz o tempo dedicado a essa tarefa e possibilita o planejamento de novas ações para atrair e atender o público na biblioteca. E muito mais!

Para saber mais sobre os softwares de gestão de bibliotecas citados neste artigo, entre em contato com a equipe da Prima pelo telefone 0800 55 7074 ou pelo e-mail [email protected].

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