A biblioteca universitária é parte ativa do processo educacional. Trata-se de uma das mais importantes extensões da sala de aula; de um espaço que dá aos estudantes a oportunidade de busca, de pesquisa, de aprofundamento em áreas de maior interesse, de descoberta, dentre outros aspectos.
Não é difícil concluir, desta forma, que um acervo acadêmico rico e bem organizado é parte fundamental dentro de uma instituição que estabelece como meta oferecer aos seus alunos uma formação completa.
Para isto, no entanto — e felizmente — existem opções!
Dentre elas uma que estamos apresentando aqui há algum tempo: a plataforma Odilo —uma ferramenta desenvolvida em 2011, na Espanha, e focada na gestão de conteúdo digital.
O produto passou a integrar, recentemente, o portfólio de sistemas para escolas, bibliotecas e acervos dos softwares SophiA (criados pela empresa Prima), e funciona como uma espécie de Netflix ( a provedora global de filmes e séries via streaming). No entanto, no lugar de séries e filmes, oferece aos seus usuários o acesso prático a livros, revistas, jornais e outros documentos digitais.
Saiba mais sobre a plataforma Odilo, novo produto SophiA!
Inspire-se nas instituições que usam o Odilo como solução no acervo acadêmico
Mas, afinal, quais são as instituições que já usam a plataforma espanhola para complementar o seu acervo acadêmico?
Ficamos felizes em responder que mais de 4.500 organizações líderes e inovadoras (e não só universitárias) de todo o mundo confiam na Odilo!
Dentre as universidades, porém, estão:
A Universidade Politécnica de Cartagena (UPCT) — Espanha
A UPCT, localizada na cidade espanhola de Cartagena, é especializada, principalmente, em estudos de tecnologia e negócio.
De acordo com o site oficial da instituição, a grande tradição no ensino superior no município remonta ao século XIX e início do século XX, especialmente em estudos de natureza tecnológica e econômica. O portal da Universidade Politécnica de Cartagena também acentuou que “os ensinamentos tecnológicos ensinados em Cartagena representam, devido à sua antiguidade, centros pioneiros para o desenvolvimento da educação tecnológica regulamentada na Espanha”.
Em termos numéricos, a UPCT conta com oito Centros e um em anexo; três Campos Universitários; 25 Departamentos; 19 Unidades Administrativas; um Instituto de Pesquisa; e uma Estação Experimental Agroalimentar;
Confira o acervo acadêmico da UPCT!
A Universidade de Sevilla (US) — Espanha
Localizada em Sevilla, capital da região da Andaluzia, a US é uma das duas universidades públicas da cidade. Segundo informações do site da instituição, ela é, ainda, a segunda universidade espanhola em número de estudantes e a primeira na Andaluzia — com mais de 80 mil pessoas fazendo parte da comunidade (contando estudantes, professores e profissionais administrativos e de serviços).
São “mais de cinco séculos de história, de tradição acadêmica reconhecida”, declara a Universidade de Sevilla. Além disso, ela também é apontada como Campus de Excelência Internacional. “Todos os nossos diplomas estão adaptados ao Espaço Europeu do Ensino Superior e abrangem todas as áreas do conhecimento”, afirma a instituição.
Confira o acervo acadêmico da US!
A Universidade Tecnológica de Pereira (UTP) — Colômbia
Localizada em Pereira, que é a capital do departamento de Risaralda na Colômbia, a UTP foi criada pela Lei 41 de 1958. Ela é “uma entidade universitária autônoma da ordem nacional, com regime especial, com personalidade jurídica, administrativa, acadêmica, financeira e autônoma, vinculada ao Ministério da Educação Nacional, cuja finalidade é o ensino superior, pesquisa e extensão”, de acordo com informações de seu portal.
Nos últimos anos, a Universidade Tecnológica de Pereira vem promovendo treinamentos avançados ou programas de pós-graduação — algumas vezes, com os próprios recursos humanos, técnicos e físicos; em outras, por meio de convênios com outras Instituições de Ensino Superior.
A Universidade Jaume I (UJI) — Espanha
Localizada na cidade espanhola de Castellón, a UJI , segundo seu portal institucional, tem se caracterizado pelo seu tratamento personalizado com a sua comunidade acadêmica, e pela sua agilidade nos procedimentos administrativos. A universidade conta cerca de 15.000 alunos e um campus integrado, instalações modernas, funcionais e sustentáveis.
“A gestão da qualidade realizada na Universidade Jaume I, tanto no campo do ensino como na administração e prestação de serviços, baseia-se em procedimentos de acordo com os padrões internacionais mais exigentes”, afirma a UJI.
Confira o acervo acadêmico da UJI!
Quer saber também a avaliação de outras instituições sobre a plataforma? Acesse O que estão dizendo sobre Odilo e confira!
Lembrando que essa plataforma pode ser integrada a outros softwares SophiA para gestão de bibliotecas — no caso das universidades, ao SophiA Biblioteca, por exemplo. Para mais informações, entre em contato com a empresa, que é responsável pela venda da ferramenta no Brasil!