Nome da instituição, slogan, logotipo, tipografia, padrão de cores: todos estes elementos gráficos compõem a identidade visual de uma escola e têm por objetivo comunicar aos consumidores e ao mercado uma ideia, seus valores, seu propósito e sua missão. Ao adotar uma identidade visual forte e padronizada em todos os canais de comunicação, uma escola está cuidando de seu reconhecimento perante o público. Reconhecimento que vem a partir da análise e interpretação de uma imagem criada e disseminada pela marca.
Se eu colocar aqui a imagem de um ursinho junto a uma folha vermelha característica do Canadá, você provavelmente irá saber de qual escola estou falando, certo? E se eu perguntar qual faculdade teve como garoto-propaganda o apresentador Luciano Huck, identidade em tons de laranja e preço acessível, também fica fácil acertar a reposta! Isso mostra como o padrão e a repetição da identidade visual fazem com que a gente guarde as propostas disseminadas por estas instituições de ensino.
Para conseguir iniciar o processo e obter mais sucesso, é bem provável que você precise contratar um profissional qualificado na criação de peças gráficas, um designer. Além de ter uma equipe que cuide das ações de Marketing e Comunicação.
Quais ferramentas usar para criar e disseminar a identidade visual
Os canais para disseminar a marca devem ser escolhidos de acordo com a presença do público. Faça uma pesquisa de mercado para entender quem são seus potenciais clientes e, portanto, quais canais estas pessoas costumam utilizar. Elas são usuárias do Instagram? Elas fazem buscas no Google? É respondendo a estas perguntas que você irá descobrir em quais canais disseminar a marca e a identidade da sua escola com eficiência.
Existem ferramentas que auxiliam sua escola a manter estes padrões de identidade em todos os documentos e todas as comunicações internas ou externas. Dentre eles, os mais conhecidos são os programas de edição de imagens – por vezes, muito técnicos e de difícil utilização. Photoshop e Illustrator, ambos da Adobe, são uns dos mais conhecidos. Já o Canva é uma ferramenta online que pode ser usada como opção para quem ainda não tem muito conhecimento para a criação de peças gráficas e identidade visual.
Mas existem opções mais simples de usar, para que todos possam disseminar a identidade visual da escola da forma correta, com sistemas de uso mais comum ou intuitivo.
O software SophiA Gestão Escolar Web, por exemplo, permite a criação de documentos customizados com a identidade visual e outras especificidades da sua instituição usando apenas o Word, editor de textos da Microsoft. É o que explicamos em detalhe no próximo tópico deste texto.
Crie relatórios personalizados para sua escola utilizando o Word
Já pensou poder criar relatórios personalizados para a sua escola, com logotipo, campos customizáveis e diferentes padrões de cores e fontes? E se você pudesse fazer isso sem precisar usar programas complexos de edição de imagem, como Photoshop e Illustrator? Melhor ainda, não é?
A boa notícia é que, com o auxílio do sistema SophiA Gestão Escolar Web, sua instituição de ensino agora consegue gerar diferentes relatórios de maneira personalizada usando apenas o editor de textos da Microsoft, o Word, ferramenta bastante comum e já utilizada por quase todos os profissionais.
Os relatórios podem incluir todos os dados de alunos já cadastrados no sistema, portanto, é possível gerar históricos, autorizações, comunicados, entre outros documentos, todos com o estilo que você desejar.
Para saber mais sobre esta e outras funcionalidades do SophiA Gestão escolar Web, fale com nossa equipe de vendas!