A biblioteca corporativa como forma de entreter os filhos dos funcionários

Empresas que incentivam a visita dos filhos ao trabalho dos pais ajudam seus colaboradores a conciliar carreira e a família. E a biblioteca corporativa é um espaço estratégico nessa prática.
filhos dos funcionários

Nos tempos atuais, em que a correria do dia a dia tem ficado cada vez mais intensa, muitos pais não conseguem dedicar a seus filhos o tempo que deveriam — circunstância que resulta em frustração e sensação de culpa, e pode acabar até comprometendo o desempenho profissional dos adultos. 

Uma prática que contribui para melhorar desse tipo de situação, entretanto, é o que muitas empresas têm realizado: a permissão da visita dos pequenos no ambiente de trabalho de seus responsáveis

E vale salientar que um dos espaços ideais nesse sentido são as biblioteca corporativa!    

Mas, vamos do início…

Quais são os benefícios de incentivar a visita dos filhos dos funcionários ao ambiente de trabalho? 

Quando as empresas apostam em ações que possibilitem aos pais mostrarem, de perto, o seu ambiente de trabalho aos filhos, elas estão ajudando os seus colaboradores a conciliar dois pilares importantes da vida: a carreira e a família. E isso pode gerar muitos resultados positivos para o negócio em si. 

Funcionários que não se sentem culpados por passaram tantas horas no trabalho, por exemplo, conseguem trabalhar mais focados, bem como dedicar-se mais às suas funções.

Além disso, um empreendimento que se mostra preocupado com a boa relação familiar de seus colaboradores, e oferece opções para melhorá-la frequentemente, consegue elevar sua imagem positivamente diante dos seus geridos, bem como diante do público em geral.  Tais práticas também tornam o negócio mais capaz de construir uma boa relação entre seus gestores e empregados — esses últimos, por sua vez, tornam-se mais leais à empresa e mais abertos a adequarem-se aos propósitos dela.  

Incentivar a visitas dos filhos dos funcionários ao ambiente profissional dos pais ainda contribui para que as crianças entendam a importância do trabalho, bem como tenham noção dos encargos da vida adulta, e saibam que seus responsáveis possuem atribuições a cumprir — tudo isso também contribui para o desempenho profissional do colaborador dentro da empresa.  

Mas, como organizar a visita dos filhos nas instituições de trabalho dos pais?

Incentivar a visita dos filhos dos funcionários ao ambiente de trabalho é uma prática importante, entretanto, se não for bem organizada pode resultar em uma grande desordem. Por isso, é importante que as visitas tenham dias e horário certos para acontecer.

Deve-se estabelecer um dia da semana para que as visitas sejam feitas, bem como a frequência com que elas acontecerão (todas as quartas, a cada 15 dias, uma vez por mês?). Para isso, deve-se levar em conta os dias menos movimentados na empresa. Ainda, se o número de crianças for grande, pode-se planejar um esquema de revezamento — a cada semana, por exemplo, é selecionado um números específico de pais que receberão seus filhos.  

Além disso, datas comemorativas — como dia das crianças, dia dos pais, dia da profissão em questão, semana de Natal, semana da Páscoa, dentre outras — são ótimas ocasiões para promover as visitas familiares.     

Outro ponto importante, aqui, é a escolha do local adequado, e o planejamento de atividades com os pequenos. Acompanhe a seguir!

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Você sabe quais áreas compõem a gestão escolar?

4 serviços para disponibilizar na biblioteca universitária e ajudar seus alunos

Parceira do SophiA, Agenda Edu, oferece aplicativo para engajar alunos e responsáveis com a escola

Biblioteca corporativa: uma solução que pode dar certo

Visitar a sala de trabalho dos pais e os demais ambientes de um empreendimento é uma opção quando o assunto é a presença dos filhos dos funcionários na empresa. Contudo, se esta prática se tornar um hábito, será preciso mais — um espaço organizado para este fim será indispensável. Nesse sentido, a biblioteca corporativa pode se transformar no local ideal. 

Uma biblioteca bem planejada pode ser um ambiente de múltiplas utilidades. Além da função de atender as necessidades de leitura, informação e estudo dos colaboradores, ela pode, por exemplo, contar com espaços extras, capazes de adequarem-se aos demais eventos corporativos.  

Uma biblioteca corporativa, por exemplo, pode contar com uma espécie de “espaço kids”, com brinquedos e demais acessórios para entreter os pequenos. Ela pode, ainda, ter um espaço aconchegante para que a recepção dos filhos mais velhos ou do restante da família seja mais agradável. Nesses espaços, podem ocorrer diversas atividades planejadas, como pequenas apresentações de teatro, cinema, canto ou algum tipo de palestra, com temas interessantes para os visitantes.    

Além disso, a biblioteca corporativa de sua empresa também pode contar com conteúdo direcionado para as crianças ou os adolescentes, e não somente aquele voltado à equipe de trabalho — e aqui vale apostar em obras literárias para cada faixa etária e gibis, por exemplo. Os colaboradores podem até ser autorizados a levar alguns livros para casa, para ler com seus filhos, ou mesmo os filhos podem ter um dia na semana para ir até a biblioteca do empreendimento e retirar o material desejado.

Para que tudo isso seja possível, no entanto, é crucial que a empresa conte com um bom sistema de gestão de bibliotecas

Nossa sugestão, nesse sentido, é o SophiA Biblioteca  um software capaz de manter a biblioteca corporativa organizada e preparada para atender tanto as demandas corporativas quanto as demandas dos visitantes.

Para saber mais sobre a ferramenta de gestão, acesse: Solução SophiA Biblioteca! Ou entre em contato para agendar uma visita da equipe responsável pelo SophiA à sua empresa.

Aproveite e leia também

Search

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções Sophia.