Gestão e Tecnologia: quais competências os gestores precisam para utilizar a tecnologia de forma eficiente?

Gestão e Tecnologia: quais competências os gestores precisam para utilizar a tecnologia de forma eficiente?

Antes da tecnologia solucionar ou facilitar processos de gestão, primeiro é importante saber como utilizá-la corretamente. Entenda quais são as competências necessárias para isso!

A tecnologia avança dia após dia e é muito difícil não contar com apoio de ferramentas tecnológicas para melhorar e agilizar processos, especialmente de gestão e administração. No entanto, como explica Henrique Barreto, Líder Grupo de Empresas Volaris LATAM, é importante entender os limites da tecnologia.

“É importante ficar atento não só em como nós (gestores) e nossas equipes nos digitalizamos, mas também entender que contar só com a tecnologia para resolver problemas é uma grande ilusão.” – Henrique Barreto.

A Soluções Sophia tem mais de 30 anos de experiência com tecnologia e somos apaixonados pelo potencial que ela oferece para apoiar processos diversos. No entanto, acreditamos que a tecnologia deve ser vista como um apoio e não como a única solução. A verdadeira eficácia da tecnologia depende principalmente da inteligência e habilidades humanas do gestor.

Neste artigo, vamos explorar quais são estas competências que acreditamos serem necessárias para o bom uso da tecnologia. Continue lendo o blog da Soluções Sophia!

Aproveite e confira nossas pílulas de tecnologia no Youtube:

Pílulas de tecnologia com a Sophia – O que sabemos sobre IA?

Quais competências são necessárias para o gestor fazer bom uso da tecnologia?

A tecnologia tem que ser entendida como aliada, de acordo com Fabrício Biajoli, CEO da Soluções Sophia. “Se não tivermos tecnologia para apoiar nas atividades do dia a dia, a gente vai ter muita dificuldade de fazer a gestão”, conta.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) lista ao menos 10 competências gerais que são importantes para os estudantes desenvolverem, entre elas, competências tecnológicas. Embora esteja focado no desenvolvimento das crianças e adolescentes em fase escolar, estas mesmas competências precisam ser exercitadas pelos gestores em geral. São elas:

  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Aproveite e assista ao bate-papo que tivemos com Andrezza Amorelli sobre as competências do gestor escolar (mas que também podem servir para você gestor de biblioteca, acervo e demais setores):

Sophia Talks na Bett Brasil com Andrezza Amorelli

A tecnologia digital tem uma capacidade de leitura de dados que nós, seres humanos, não temos e, por isso, podemos usar a nosso favor para automatizar tarefas que demandam mais tempo e gerar relatórios com informações precisas. Mas, mesmo para isso é importante colocar em prática todas essas competências para fazer o melhor uso da ferramenta e dos dados que ela proporciona.

Aproveite e leia também:

Por isso, estamos sempre em contato direto com nossos parceiros, ouvindo e entendendo suas reais necessidades de gestão. E para fazer o bom uso de nossos sistemas, oferecemos aos nossos parceiros um treinamento detalhado para o bom uso da tecnologia.

Aproveite e leia também

Search

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções Sophia.