Fundamentos e Métodos na Educação Infantil

Confira o resumo da obra de Zilma Ramos de Oliveira, com as principais orientações aos profissionais da Educação Infantil
Fundamentos e Métodos na Educação Infantil

Além de alfabetizar, o que já é uma grande missão, o professor da Educação Infantil tem ainda uma outra enorme responsabilidade, que é a de promover importantes mudanças na sociedade, por meio de suas aulas. Faz-se isso a partir do momento em que trata sobre temas diversos e relevantes para a formação de ideias e valores em crianças pequenas, de até 5 ou 6 anos.

Por exemplo, falando sobre diversidade, sobre responsabilidade social e ambiental ou sobre emoções, sempre de forma lúdica, começa desde muito cedo a contribuir para o desenvolvimento de um ser mais plural, aberto ao diálogo e às diferenças. As aulas da Educação Infantil têm influência sobre muitas decisões que serão tomadas no futuro, desde a escolha profissional, até o modo como aquele estudante irá encarar o mundo à sua volta.

Diante de tanta responsabilidade, é natural que o profissional da Educação Infantil precise se aprofundar nos fundamentos e métodos necessários para que seu trabalho renda bons frutos. Além de claro, compreender quais as suas funções e quais as funções da família nesta fase da vida da criança. Mas o fato é que, cada vez mais, as creches e pré-escolas passam a ser vistas não mais como uma opção, mas como uma necessidade para o melhor desenvolvimento da criança dos primeiros meses de vida até o ingresso na escolarização obrigatória.

Então, o que é importante trabalhar nesta fase?

Fundamentos e Métodos na Educação Infantil

proposta pedagógica da Educação Infantil deve valorizar a construção da identidade pessoal e da sociabilidade, o que está diretamente ligado às noções de Direitos e Deveres. Vamos aos principais pontos:

  • As temáticas das aulas devem incentivar o convívio com as diferenças e as práticas de cidadania;
  • O conceito de aprendizagem ativa e a inclusão de brincadeiras é bastante antigo, o que ocorre hoje é o fortalecimento destas ideias e a possibilidade de agregar mais liberdade ao ensino, não mais necessariamente ligado à imagem da maternidade, mas da autodescoberta daquela criança como um ser único;
  • A interação entre as crianças é algo primordial para o desenvolvimento;
  • As atividades planejadas devem levar em consideração o desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição: convide as crianças a definirem, por meio de palavras ou desenhos, o que é determinado objeto, na opinião delas;
  • Brincadeiras, imaginação e criatividade são necessárias para criar o faz-de-conta e promover leituras não-convencionais do mundo, assim como para o aprendizado de regras sociais. 
  • Para criar os parâmetros da sua proposta pedagógica, que tal ouvir a opinião de pais e professores sobre a visão que eles têm de quais as funções e os objetivos das creches e pré-escolas? A partir daqui, vamos para o nosso próximo ponto que é…
  • A parceria com a família na educação da criança. De extrema importância para o “sucesso” no processo de desenvolvimento, a parceria com a família precisa superar o campo das “acusações” e, de fato, buscar soluções em comum, pensando no bem-estar e aprendizado da criança.

Para se concentrar nestas atividades, que tal deixar tarefas operacionais a cargo de um software de gestão escolar? Com o SophiA, sua escola poderá automatizar uma série de processos, como o lançamento de notas e faltas, fazendo com que os professores possam se concentrar mais em atividades importantes, como o processo pedagógico e as fases do desenvolvimento infantil.

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