Por Sérgio Silva, consultor comercial na Prima.
A principal função da biblioteca é atender à demanda de leitura de seus usuários. Há muitos tipos de bibliotecas: universitárias, jurídicas, corporativas, especializadas, bibliotecas públicas ou escolares. Cada uma tem uma demanda específica, determinado tipo de público da biblioteca e seus próprios desafios. Porém, há algumas necessidades em comum, que podem ser identificadas por meio de análise de dados ou experiência de uso dos usuários da biblioteca.
Conhecer o que motiva o usuário a buscar conhecimento em sua biblioteca irá auxiliar no planejamento estratégico de aquisição de acervo, serviços oferecidos, ambientação do espaço da biblioteca ou maior oferta de recursos on-line, por exemplo.
Dentre os dados que podem mostrar as demandas mais requisitadas por usuários estão:
• Ranking de títulos mais emprestados;
• Listagem de assuntos mais retirados;
• Assuntos mais pesquisados nos Terminais de Consulta;
• Lista de títulos mais reservados ou renovados.
Uma análise sobre esses dados permite mensurar quais as demandas mais urgentes da biblioteca. Exemplo: os títulos mais emprestados ficam no topo do ranking por muito tempo? Esses mesmos títulos também figuram na lista de reserva? Isto pode indicar a necessidade de aumento dos exemplares para atender à demanda de empréstimos.
Outra análise simples é consultar a listagem de assuntos mais pesquisados nos terminais de consulta da biblioteca. Que palavras-chaves são mais buscadas, que filtros de buscas são mais utilizados? Há termos buscados e não encontrados na base? Novamente, são dados simples, mas um olhar sobre eles traz resultados ricos sobre as necessidades de leitura dos usuários. Outra questão que pode ser verificada: a lista de vocabulário controlado, a lista de termos das tabelas de autoridades está bem indexada? Os termos cadastrados no banco de dados atingem a linguagem do público da biblioteca? Isso é algo a se pensar.
De posse desses poucos dados, também já é possível definir, por exemplo, que sugestões de livros dar prioridade nas compras. A biblioteca pode deixar a disposição dos usuários a indicação de sugestão de aquisição. Isto pode ser feito por meio de um “livro de desejos” ou de um recurso para inclusão de sugestão de novos itens para a biblioteca, usando um software de gerenciamento do acervo.
Um bom sistema de Gerenciamento de Biblioteca dispõe também de outros recursos de análise de usuários. O Sistema SophiA Biblioteca, por exemplo, possui o recurso Enquete. A biblioteca pode realizar pesquisas de clima ou avaliações sobre as necessidades dos usuários. Há também possibilidades de vinculação do Sistema ao Google Analitycs, o que permitirá saber de qual região e em que horários a biblioteca é consultada.
Relatórios de estatísticas de circulação, estatísticas de pesquisas no Terminal Web, dashboard, permitem que a biblioteca evidencie à diretoria da instituição o alcance dos serviços da biblioteca aos usuários
Sua Instituição aplica análise de estudo de usuários? Como você usa as experiências dos usuários para melhorar ou inovar os serviços da biblioteca? O SophiA Biblioteca possui uma gama completa de serviços aos usuários.
Ficou interessado? Caso queira saber mais informações, estamos à disposição: 0800 55 7074 ou [email protected].