A emissão de notas fiscais, entre elas a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), é obrigatória em todos os estados brasileiros para as empresas que realizam prestação de serviços. As instituições de ensino, portanto, estão enquadradas na exigência, a menos que sejam isentas por lei, o que não é muito comum.
Fica a cargo de cada Prefeitura definir as normas locais para a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Para saber como seu estabelecimento precisa cumprir essa obrigação fiscal, seguindo as regras definidas pelo município onde fica a sua escola, o melhor a fazer é consultar a Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças da cidade.
O lançamento das notas fiscais pode ser feito no site das Prefeituras de forma manual, uma a uma. Esse é um processo que favorece erros, além de tomar muito tempo da pessoa responsável pela tarefa. O SophiA Gestão Escolar é o sistema ideal para auxiliar sua instituição nesta tarefa, porque emite notas fiscais de serviço e de produto com facilidade. A emissão pode ser feita em lotes, com apenas alguns cliques, o que otimiza a rotina da escola, além de agilizar a entrega do documento fiscal para o cliente.
É válido ter também a ajuda de um contador, que vai mantê-lo informado sobre todas as normas municipais para emissão das notas. De qualquer modo, o SophiA Gestão Escolar já possui os dados necessários para emissão de notas com base em mais de 3.500 clientes em cidades de todo o Brasil, o que facilita bastante o trabalho.
Entre em contato com nossa equipe de vendas para saber mais!