O processo de ensino-aprendizagem muda conforme a evolução da sociedade. No entanto, nas duas últimas décadas, as mudanças foram maiores e mais significativas. Isso aconteceu devido a chamada “Revolução Tecnológica”, que vem transformando os hábitos e comportamentos da sociedade, principalmente das crianças e jovens.
Hoje, não é difícil encontrar crianças de um ano e meio manuseando um smartphone para assistir a desenhos. Esse contato com os recursos tecnológicos começa cada vez mais cedo. Os celulares, tablets e games fazem parte do dia a dia dos “nativos digitais” – geração que nasceu e cresceu com os recursos tecnológicos já consolidados na sociedade.
Diante desta realidade, as instituições tiveram que incluir a tecnologia no ensino para atender ao novo perfil de estudante, mais dinâmico, crítico e hiper conectado. Mas, essa integração não é um processo fácil para as escolas, pois a tecnologia no ensino precisa ser bem planejada, focando na formação integral do aluno.
Na sequência, iremos abordar um pouco mais sobre os impactos da tecnologia na educação e mostrar quais as vantagens e os desafios encontrados nesta parceria. Não perca!
Tecnologia e os alunos: dupla inseparável!
Como vimos, as crianças e os jovens que hoje estão em fase escolar já conheceram o mundo com a tecnologia presente no dia a dia e acessível na palma de nossas mãos. Não seguir esse hábito no processo de ensino-aprendizagem é quase que impossível, afinal a educação precisa ter relação com a vida do estudante, não pode ser algo totalmente paralelo.
Se as escolas não se atualizarem, elas sofrerão grandes impactos, inclusive com a perda de alunos. Além disso, os próprios jovens utilizam a tecnologia no ensino, mesmo que ela não esteja presente na rotina no colégio.
De acordo com a pesquisa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, cerca de 70% dos jovens brasileiros utilizam a internet como auxiliar nos estudos. Já segundo a pesquisa “Nossa Escola em Reconstrução”, do Instituto Inspirare/Porvir, uma das formas de aprendizado que os alunos associam à escola é aprender usando tecnologia.
Sendo assim, alunos e tecnologia representam uma dupla inseparável, exigindo das escolas um novo posicionamento perante o processo de ensino-aprendizagem, como trataremos a seguir.
Os desafios das escolas do século XXI
Todos os profissionais da área educacional sabem que a junção entre tecnologia e ensino é necessária, porém ainda há um certo receio. Uma das questões que geram essa dúvida está relacionada à distração que esses recursos podem proporcionar, comprometendo o aprendizado dos alunos. Além da perda do foco, outro ponto que preocupa os educadores é justamente a utilização estratégica da tecnologia no ensino.
Utilizar diversos recursos sem um planejamento e sem real contribuição pedagógica não é nada efetivo. É preciso encarar a tecnologia como um suporte para o processo de ensino-aprendizagem e não como um fim.
Outra questão importante sobre a tecnologia no ensino tem a ver com o posicionamento dos educadores. Para conduzir esses recursos com foco no pedagógico, é preciso que os professores tenham internalizadas algumas habilidades específicas que os permitem utilizar todas as funcionalidades dos recursos disponíveis.
Além disso, é fundamental que o educador esteja pronto para criar vínculos entre os conteúdos das disciplinas, as diversas aprendizagens da escola e da realidade cotidiana, fazendo dos recursos tecnológicos os seus grandes aliados para o processo educacional.
Conheça alguns dos benefícios da tecnologia no ensino
Quando o colégio se abre para o uso da tecnologia no ensino, novas oportunidades surgem com foco na formação integral dos estudantes. Quando bem conduzida, a tecnologia pode proporcionar benefícios importantes para o desenvolvimento das crianças e dos jovens.
Atividades mais dinâmicas, aproximação entre alunos e professores, estímulo à curiosidade, comunicação mais direta, experiências diferenciadas e conexão dos estudantes com o mundo são apenas alguns dos benefícios que a tecnologia no ensino pode oferecer aos estudantes do século XXI.
Do mesmo modo como a tecnologia é importante para o processo de ensino-aprendizagem, ela também favorece a equipe de gestão escolar. Isso porque há softwares desenvolvidos especialmente para otimizar tarefas comuns do dia a dia escolar, como atividades administrativas, financeiras e de secretaria. Ao adotar um bom software de gestão escolar, a direção e os coordenadores terão mais tempo para se dedicarem a área mais nobre de uma instituição de ensino: a educação dos alunos.
No artigo de hoje, apresentamos os principais impactos da tecnologia no ensino e mostramos os benefícios que essa parceria traz para a formação dos estudantes. Para continuar acompanhando notícias como esta, assine agora mesmo a nossa newsletter.