Os desafios da Biblioteca Universitária

A Biblioteca Universitária é uma referência para qualquer instituição de Ensino Superior. Porém, existem alguns desafios que devem ser trabalhados e superados.
desafios da Biblioteca Universitária

A biblioteca universitária tem um papel muito importante na formação dos futuros profissionais que estão sendo preparados e desenvolvidos naquela instituição de Ensino Superior. Por ter tamanha importância, os desafios para uma biblioteca universitária são grandes e transcendem o fato de disseminar o aprendizado além da sala de aula – a biblioteca como um todo é parte essencial de uma instituição de ensino, dispondo de diferentes meios para transmitir a informação, seja impresso, digital, audiovisual ou outro. 

Além do importante apoio aos alunos, o MEC possui diversas regras específicas para a Biblioteca do Ensino Superior. Além das avaliações in loco, o MEC avalia alguns requisitos mínimos que verificam as instituições de ensino quanto ao cumprimento dessas exigências e o atendimento a demanda do curso. 

O SophiA Biblioteca auxilia o gestor da biblioteca universitária com relatórios destinados especificamente para as avaliações do MEC com indicadores como bibliografias de um respectivo curso, quantidade de empréstimos realizados e avaliação de dados acadêmicos, contando inclusive com a capacidade de simular a nota da biblioteca de acordo com os critérios do INEP. 

Biblioteca Universitária – apoio para atividades de ensino, pesquisa e extensão

As bibliotecas universitárias foram criadas com o intuito primeiramente de armazenar materiais e conteúdos que eram criados na instituição na qual faziam parte, criando uma espécie de “arquivo morto”. Esse conteúdo criado não era disseminado para a sociedade, ficando confinado somente aos alunos que tinham acesso aquela instituição.

A partir do desenvolvimento tecnológico e da disseminação das instituições de Ensino Superior, as bibliotecas começaram a assumir outro papel, transformando o seu acervo em algo que pudesse ser usado por todos. Sendo assim, sua atuação de incentivo para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, provendo informação, boas referências e bibliografias de qualidade para essas atividades aumentou consideravelmente, tomando proporções em que transformam esse local num importante fator de escolha e diferenciação entre as instituições de Ensino Superior. 

A biblioteca universitária é um órgão vital para o desenvolvimento da informação e das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Quais os desafios para a sua gestão e o que o MEC diz? 

Depois de descrito todo o importante papel da biblioteca universitária para a comunidade, entende-se os seus grandes desafios, seja como agregador de conhecimento ou de gerenciamento por parte do seu corpo técnico. Outros desafios, além dos inerentes a existência de uma biblioteca universitária, são as normas, diretrizes e leis que o MEC e o INEP exigem que sejam cumpridas e atendidas, trazendo assim um padrão mínimo de qualidade e unidade para esses espaços. 

Desde 14 de abril de 2014 a lei 10.861 institui a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e por meio deste, implementa um novo sistema de avaliação in loco do nível Superior e das suas instituições. Dentre todas o aspectos avaliados pelo Sinaes, destaca-se nesse texto o seu Artigo 3, Parágrafo VII, da obrigatoriedade de infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação. 

O MEC verifica algumas condições mínimas da condição de ensino através da verificação in loco. Essas condições são:

  • O corpo docente;
  • As instalações físicas; 
  • Organização didático-pedagógica.

Alguns critérios e exigências específicas para as bibliotecas do Ensino Superior são:

  • Os recursos humanos, levando em consideração o seu funcionamento e os usuários atendidos, além da disponibilidade do acervo e dos funcionários da biblioteca. 
  • O estudo de usuário, que avalia a satisfação do usuário perante a coleção da biblioteca. A avaliação do acervo da biblioteca deve levar em consideração as bibliografias básicas e complementares, além dos periódicos (podendo estes serem em parte virtuais) para um bom acompanhamento do curso e contam com uma série de exigências mínimas para que haja esse bom acompanhamento. 
  • Além dos critérios citados acima, também deve-se cumprir exigências perante a área física – esta deve ser projetado para ter iluminação e ventilação adequada, fornecendo também a capacidade de preservar o material do acervo. 

Para alcançar a excelência no que se propõe a fornecer, a gestão da biblioteca universitária deve ter conhecimento de que esse local não é imutável e nem isolado do resto da instituição, devendo conversar com todo o seu corpo técnico, pedagógico e estudantil – e a tecnologia juntamente com um bom software para a gestão desse espaço é essencial. 

Para saber mais sobre um bom software de gestão da biblioteca universitária, conheça o SophiA, um software presentes nas melhores e maiores bibliotecas das instituições de ensino superior do país. 

Entre em contato com o nosso time para mais informações sobre como o SophiA pode ajudar na gestão da biblioteca universitária!

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