Por Joyce Querubino, cursando Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP. Na Prima, é Designer Instrucional e trabalha nas ações de experiências de aprendizagens e engajamento do cliente.
Captar alunos é essencial para qualquer instituição de ensino. Esta não é uma tarefa fácil e exige um conjunto de estratégias para atrair prospectivos e leads, e então, transformá-los em alunos matriculados. Uma captação efetiva, exige planos bem definidos e um gerente comercial engajado.
Para ajudar nesse desafio, aqui estão algumas estratégias interessantes, que vão auxiliar a alavancar o número de matrículas da sua escola.
1. Anuncie seu diferencial
O primeiro passo para uma captação de alunos eficaz é anunciar o diferencial da sua instituição. Os pais de seu futuro aluno estarão à procura da melhor instituição e para se destacar ante a concorrência, sua escola deve focar nos diferenciais, como professores qualificados, ambiente moderno e completo, conteúdos especiais, horários flexíveis, ensino em período integral, laboratórios, projetos. Qualquer que seja seu diferencial, foque em divulgá-lo!
2. Esteja visível!
Investir em marketing digital é uma estratégia importantíssima para a divulgação da instituição, porque ela possibilita o primeiro contato com pais e alunos e ajuda a consolidar a marca no mundo digital. A internet se tornou o modo mais fácil e conveniente de pesquisar e comparar instituições, por isso, é importante estar visível para estes consumidores, com uma boa identidade visual, presença em redes sociais e um site, que passarão uma boa impressão e as principais informações aos interessados.
3. Aproxime-se dos pais e responsáveis
A inclusão de pais e responsáveis na rotina escolar é uma estratégia benéfica tanto para o desenvolvimento educacional do aluno quanto para aproximação com a instituição. Isso é essencial para facilitar as rematrículas e, principalmente, para ficar de olho na satisfação dos seus clientes. Para integrar a família com a instituição, utilize os canais de comunicação, pesquisas de satisfação, eventos em data comemorativas e reuniões periódicas.
4. Utilize o funil de captação de alunos
Antes de partir para a prática e iniciar a captação de alunos, é fundamental ter uma estratégia para entender as etapas da captação. Para isso, existe o ‘Funil de captação de alunos’ que é dividido em fases, desde o momento em que o aluno fica sabendo da escola, até a efetivação da matrícula. Existem diferentes funis de captação e sua instituição pode fazer o seu próprio funil, com suas próprias etapas. O importante é acompanhar o possível futuro aluno durante todo o processo, até a realização da matrícula e, consequentemente, fidelizar mais clientes.
5. Ofereça descontos especiais e convênios
Oferecer bolsas de estudos e descontos também é uma estratégia eficaz na captação de alunos. O preço é um fator crucial na decisão de grande parte dos consumidores, por isso, descontos e bolsas despertam o interesse de pais e alunos na busca por uma escola ou um curso. Além disso, os convênios com empresas auxiliam na publicidade da instituição e possibilitam a aproximação de um maior número de interessados.
6. Aposte na publicidade dos atuais alunos
Uma das estratégias mais eficientes para a captação é o incentivo à divulgação de alunos que já estão matriculados na instituição. Um aluno satisfeito com a escola é a porta de entrada para inúmeras indicações, já que ele pode fazer recomendações a conhecidos pela qualidade da instituição. Mesmo que ocorram atritos, se o aluno se sentir seguro e verificar a prontidão na resolução dos problemas, ele ainda terá uma visão positiva da escola para realizar indicações.
7. Invista em tecnologia de qualidade
Ter uma ferramenta para gerenciar o interesse e relacionamento com possíveis alunos é essencial para realizar uma captação eficaz. Saber detalhes da sua carteira de prospectivos, informações de contatos realizados e marcados, relatórios das captações e informações dos canais de comunicação, auxiliam na gestão correta, reduzindo possíveis erros e possibilitando uma análise de cada etapa e sua eficácia.
O recurso Gestor de Vendas, disponível no SophiA Gestão Escolar, é a melhor opção de ferramenta dentro de sistema de gestão escolar. Com ele, fica mais fácil gerenciar os interessados e aproximá-los da sua instituição. Além da captação, é possível gerenciar e administrar outros aspectos da sua instituição.
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