Saiba como organizar melhor a gestão escolar

Aprenda a organizar a gestão escolar da sua instituição utilizando como aliado um bom recurso tecnológico, como o software SophiA, desenvolvido pela Prima.
organização da gestão escolar

A gestão escolar é considerada o ponto principal para um bom desempenho da instituição como um todo. De acordo com o PRADEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Municipal), do ano de 2003, “o tipo de gestão a ser adotado, no âmbito da educação pública brasileira, é, por imposição legal, o democrático”.

Sendo assim, a gestão escolar deve ser realizada por meio de esforços individuais, do gestor, e coletivos, contemplando toda a comunidade escolar. Essa é uma área bastante ampla, pois engloba diversos setores que, juntos, garantem um ensino de qualidade aos alunos, visando formar os cidadãos do futuro, com competências e habilidades que os ajudarão na vida pessoal e profissional.

Mas, é importante enfatizar que organizar a gestão escolar de maneira assertiva não é uma missão simples. Isso porque os gestores das instituições de ensino possuem uma rotina bastante agitada, já que boa parte das solicitações feitas por coordenadores, professores, pais e alunos acabam passando por esse profissional.

Por isso, é cada vez mais comum as instituições buscarem por recursos tecnológicos que ajudam a otimizar a gestão escolar, contemplando desde a área financeira até a comunicação com pais, alunos e educadores.

A seguir, mostraremos como um software de gestão escolar, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, pode ajudar a gerenciar o cotidiano de instituições de ensino.

Suporte nas ações administrativas da gestão escolar

Como vimos, a gestão escolar contempla todas as áreas estratégicas dentro das instituições de ensino, inclusive as rotinas administrativas. Essas tarefas ocupam boa parte do tempo dos gestores e, muitas vezes, acabam interferindo em outras incumbências importantes, como no planejamento e acompanhamento das ações pedagógicas.

Deste modo, utilizar sistemas, como o SophiA, é essencial para organizar e otimizar as principais tarefas administrativas das escolas. Com esse software, o gestor poderá:

  • Controlar facilmente as contas a receber e, assim, diminuir a inadimplência da escola;
  • Emitir notas fiscais de serviços diretamente pelo software;
  • Acompanhar simultaneamente pelo sistema o andamento das contas a pagar da instituição.

Organização da captação e retenção de alunos

Captar e reter alunos faz parte da rotina de todas as instituições de ensino. Essas tarefas geralmente são compartilhadas entre os profissionais da secretaria e o gestor da escola. Mas, para esse trabalho alcançar o resultado esperado, é fundamental ter uma boa gestão de marketing, com uma visão completa do negócio para que seja possível identificar todas as oportunidades.

O SophiA Gestão Escolar também oferece um suporte especializado nesta área. A plataforma disponibiliza aos profissionais da instituição informações e recursos para desenvolver ações mais eficazes, além dos canais para facilitar o gerenciamento de contatos e o retorno do investimento. Também é possível fazer matrículas, emitir contratos e gerar documentos com facilidade, pois a ferramenta é bastante intuitiva.

Parceria no controle das finanças

Mais um dos setores importantes da gestão escolar e que recebe uma atenção especial dentro do software SophiA é o financeiro. Para se manter ativa, todas as instituições de ensino, seja de educação básica ou técnica, precisam ter um controle efetivo das contas, porém, nem sempre o gestor possui tempo e habilidades específicas para administrar essa área.

Ao adotar um software como o Sophia, é possível acessar rapidamente e a qualquer momento todo o fluxo financeiro da instituição, pois a plataforma está integrada a sistemas contábeis e aos principais bancos, o que permite agilidade pela baixa automática de títulos e a geração de boletos em lote. Conheça outras vantagens dessa parceria de sucesso:

  • Ficha financeira e 2ª via do boleto bancário disponíveis via internet;
  • Registro e acompanhamento das contas a pagar e a receber;
  • Informações para apoiar a tomada de decisões por meio de relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre outros pontos.

Comunicação com a comunidade faz parte da gestão escolar

Manter um bom relacionamento com pais, professores e alunos é essencial para que a instituição de ensino se consolide no mercado educacional, transmitindo uma imagem de instituição de vanguarda.

Pensando nisso, o software SophiA Gestão Escolar criou canais específicos para cada público que compõem a comunidade escolar, oferecendo a eles uma experiência completa e positiva com a instituição de ensino.

Aplicativo móvel para pais

Uma comunicação rápida e transparente é o que os pais do século XXI esperam das escolas. Com o aplicativo SophiA eles têm acesso a:

Todas as notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);

Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões;

Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do filho ou atrasos;

Ficha financeira do aluno e visualização dos boletos.

Terminal Web foca nos estudantes

Para atender os alunos, o SophiA Gestão Escolar desenvolveu uma ferramenta chamada Terminal Web, que disponibiliza online uma série de informações importantes para os alunos, reduzindo o número de atendimentos presenciais na instituição. Alguns dos serviços presentes no Terminal Web são:

Quadro de avisos;

Boletim de notas e faltas;

Ficha de ocorrência;

Consultas a arquivos e links disponibilizados pela instituição, como conteúdo das aulas, apresentações, tarefas, etc.

Gestão acadêmica e pedagógica

E como não poderia deixar de ser, o SophiA Gestão Escolar também oferece recursos que apoiam a área mais nobre da instituição: a pedagógica. A plataforma desenvolveu o módulo Professor, pelo qual os educadores têm acesso a um ambiente online com várias ferramentas de apoio as atividades acadêmicas, tais como:

  • Lançamento de notas;
  • Histórico das notas inseridas e alteradas;
  • Visualização das médias dos alunos;
  • Lançamento da frequência das turmas com listas de chamada por dia, por etapa e por mês.
  • Emissão de relatórios sobre temas como situação acadêmica dos alunos, notas lançadas pelo professor e atas de notas enviadas.

Apresentamos no artigo de hoje maneiras de organizar melhor a gestão escolar por meio do software SophiA, desenvolvido pela Prima. Se você ficou interessado em todos os benefícios proporcionados pela plataforma, clique aqui e solicite agora mesmo um orçamento para sua instituição de ensino.

VEJA TAMBÉM:

Elaboração e acompanhamento do orçamento financeiro da escola, Com esta planilha poderá fazer um bom planejamento, controlar as despesas e ajudar sua instituição a alcançar os resultados esperados.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.