Recorrência para escolas reduz inadimplência sem prejudicar o cliente

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As facilidades proporcionadas pela recorrência para escolas são cada vez mais importantes para quem tem a responsabilidade de gerenciar uma instituição de ensino.

Afinal, para garantir a qualidade no processo educacional, é preciso arcar com salários de professores e funcionários, material didático, reparos e reformas na estrutura, e por aí vai. E, para isso, contar com o dinheiro das mensalidades em dia é essencial.

A boa notícia é que a recorrência pode ajudar você a combater a inadimplência sem prejudicar a relação com pais e responsáveis dos alunos.

Se você se interessou, leia esse conteúdo até o final. Aqui, vamos explicar o que é a recorrência e como ela pode ajudar a gerenciar sua escola.

Você vai ver que as vantagens são muitas e descobrirá uma maneira eficiente de implementar esse modelo de negócios.

Boa leitura!

O que é recorrência?

Recorrência é o modelo de negócios no qual o consumidor paga de forma contínua por produtos ou serviços.

Rapidamente, podemos nos lembrar de vários exemplos, de clubes de assinatura a serviços de streaming. Mas a própria escola particular, que cobra mensalidades dos alunos, é um bom exemplo.

Então, se esse modelo existe há muitos anos, onde está a novidade?

A diferença é que hoje as instituições podem usar uma plataforma de pagamentos para melhorar seus resultados com uma série de vantagens.

Ainda neste artigo, vamos mostrar alguns dos muitos benefícios desse modelo de negócios. Mas primeiro, entenda como esse conceito se aplica na prática.

Como funciona a recorrência nas escolas

Em tese, a escola particular já está enquadrada no conceito da economia de recorrência, já que os pais dos alunos pagam mensalidades.

Nesses casos, porém, a recorrência deve ser pensada como uma ferramenta para automatizar essas cobranças nas formas de pagamento mais diversas. Por exemplo, se o pagamento é feito por cartão de crédito, todas as cobranças são programadas.

Com um sistema avançado, cada mensalidade é lançada de forma separada, e assim os pagamentos não comprometem o limite do cartão.

O mesmo pode ser feito com débito em conta e meios mais modernos, como Pix e links de pagamento.

Mesmo se o responsável pelo aluno quiser pagar suas mensalidades com boletos, a recorrência pode ajudar a escola a garantir uma cobrança eficiente.

Isso além de muitos outros benefícios, como vamos mostrar a partir de agora.

Quais as vantagens de uma plataforma de cobrança recorrente?

Não faltam razões para sua escola aderir à recorrência. Por isso, vamos mostrar algumas das muitas vantagens desse modelo de negócios:

Mais controle financeiro

Quando você adota uma ferramenta para combater a inadimplência, o benefício vai além do simples aumento do faturamento mensal.

Garantindo as mensalidades em dia, sua escola pode controlar com facilidade o fluxo de caixa. Isso gera uma previsibilidade de receitas que ajuda a organizar as finanças da instituição.

Você pode até prever seu faturamento anual, com muito mais exatidão em comparação às escolas com métodos de cobrança tradicionais.

Praticidade nas cobranças

Além de garantir a previsibilidade de receitas, a recorrência também facilita a vida das famílias dos alunos, ao tornar a cobrança automática.

Assim, a pessoa responsável pelo estudante não precisa se preocupar todo mês com o vencimento das mensalidades. Uma preocupação a menos.

Melhor aproveitamento da mão de obra

Essa praticidade também é boa para a escola, que não precisa mobilizar nenhum funcionário para conferir a cada mês os pagamentos que entraram.

Assim, os demais colaboradores da instituição podem focar em outras tarefas.Isso faz com que você aproveite melhor sua mão de obra.

Segurança para o cliente

Além de todas essas facilidades, a recorrência torna o pagamento mais seguro para as pessoas responsáveis pelo aluno. Isso porque o gerenciamento automático garante que não há possibilidades de falha humana ou mesmo de alguma fraude.

Se a segurança é importante para sua escola, contrate uma plataforma com a certificação PCI Compliance, uma das principais de segurança existentes para empresas de meios de pagamento.

Melhora na relação com os pais

Com uma ferramenta para automatizar os pagamentos, você pode evitar situações desconfortáveis com pais ou responsáveis pelos estudantes. Ainda mais se você usar uma plataforma com soluções para combater a inadimplência, como vamos mostrar abaixo.

Essas soluções podem evitar conflitos desnecessários, que podem até impactar na sua taxa de rematrículas. Sem contar que clientes preferem qualquer meio de evitar burocracias.

Redução de inadimplência

Esse é um fator essencial, principalmente para instituições de ensino. Afinal, cobrar mensalidades atrasadas é um processo delicado e, no caso da educação, a interrupção do serviço prejudicaria muito a formação de uma criança ou adolescente.

Com a cobrança automática, você reduz consideravelmente a possibilidade de atraso de pagamento – especialmente em casos como a rejeição de uma transação ou simples esquecimento, a tecnologia está aí para solucionar o problema.

Por isso, vamos mostrar agora soluções interessantes para reduzir bastante a falta de pagamento sem prejudicar a boa relação com pais de alunos.

Como combater a inadimplência sem prejudicar o cliente?

Muitas vezes, a cobrança via cartão de crédito é rejeitada pela instituição financeira. Isso não significa necessariamente que a pessoa não pagará, mas podem haver vários motivos para este problema de pagamento – desde limite comprometido a troca/vencimento do cartão. 

Por isso, as plataformas recorrentes contam com a funcionalidade das retentativas, ou seja, novas transações com objetivo de garantir pagamentos.

Elas podem ser feitas das seguintes maneiras:

  • Retentativa simples: uma nova cobrança é feita após a recusa por falta de saldo
  • Retentativa Inteligente: análise automática de dados de milhões de transações para prever informações e realizar cobranças mais eficientes em casos de rejeição
  • Retentativa com troca de adquirente: uma nova cobrança com outro adquirente – isto é, outra empresa que faz a ligação entre cliente e estabelecimento (se fosse em uma transação presencial, seria como a “troca de maquininha”.
  • Retentativa com troca de perfil de pagamento: se nenhuma das medidas acima derem resultado, esse processo gera novas tentativas de cobrança em cartões de créditos diferentes do mesmo titular.

Como você viu acima, nenhuma dessas soluções exigem que você precise conversar com familiares de um aluno para cobrar atrasos. Ou seja, são formas de resolver as situações sem comprometer a relação com o cliente.

Se você se interessou pela recorrência, apresentamos uma maneira simples e prática para você contar com todas essas soluções ao mesmo tempo.

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