Mantenha uma boa comunicação com a comunidade escolar

Saiba como manter uma boa comunicação com a comunidade escolar utilizando os recursos tecnológicos como aliados da sua instituição de ensino.
comunicação com a comunidade escolar

Para os pais, a escolha da instituição de ensino onde o filho irá estudar precisa ser bem planejada, já que a escola compartilhará com eles a missão de educar a criança ou o jovem. Por isso, é comum as famílias buscarem por colégios que compartilhem dos mesmos princípios e valores e que possam oferecer ao filho uma educação de excelência, ajudando na formação de bons cidadãos.

Além disso, outro ponto que costuma ser avaliado pelos pais é a comunicação com a comunidade escolar. Uma boa interação entre os membros é fundamental para estabelecer uma relação de confiança mútua.

Principalmente em instituições que trabalham com Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, a comunicação com a comunidade escolar acaba se tornando uma forma de oferecer segurança aos pais e alunos, já que os estudantes são menores e precisam de um acompanhamento ainda mais próximo.

Mesmo reconhecendo a importância de uma boa comunicação com a comunidade escolar, os gestores encontram alguns desafios no caminho, como a escolha dos canais de comunicação adequados para a sua instituição de ensino e que correspondam as expectavas dos pais, alunos e professores.

A seguir, abordaremos algumas maneiras eficientes de estabelecer uma excelente comunicação com a comunidade escolar, utilizando meios práticos e de fácil acesso para todos os perfis de usuários. Confira!

Saiba o que considerar ao escolher os canais de comunicação com a comunidade escolar

Embora hoje existam mais canais de comunicação e tecnologia do que nunca, se conectar com pais, funcionários, estudantes e outros membros da comunidade escolar costuma trazer dúvidas para os gestores. Utilizar as ferramentas mais acessadas, como redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas, pode comprometer a imagem profissional da instituição, além de dificultar a organização dos conteúdos disponibilizados nesses canais.

Do outro lado, criar uma plataforma própria traz altos custos para a escola. Então, a pergunta que surge é a seguinte: a tecnologia pode realmente ser aliada da boa comunicação com a comunidade escolar?

A resposta é sim! Com os avanços tecnológicos e com as transformações da sociedade, a forma de compartilhar informações escolares mudou drasticamente nos últimos anos, embora o conteúdo a ser compartilhado continue basicamente o mesmo.

Mas, para essa parceria ser de sucesso, agradando todos os membros da comunidade escolar, é imprescindível que o canal utilizado esteja em consonância com o perfil de cada usuário. Na sequência, listaremos alguns canais que ajudam a transformar para melhor a comunicação com a comunidade escolar.

Relacionamento com os pais

Como abordado no início, os pais buscam encontrar para os filhos uma escola de qualidade e que mantenha uma comunicação transparente, algo essencial para a criação de uma relação de confiança e respeito entre as partes.

Pensando nessa troca constante de informações e seguindo as últimas tendências tecnológicas, o SophiA Gestão Escolar criou um aplicativo móvel que aprimora e facilita a comunicação entre as escolas, os pais e os alunos.

O app foi pensado para tornar mais prática a comunicação com a comunidade escolar, por isso, ele disponibiliza diversas funcionalidades que são acessadas rapidamente por meio da interface mobile, como:

Apresentação de todas as notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);

Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões, feiras e competições que os estudantes participarão;

Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do aluno, atrasos ou acidentes;

Visualização de arquivos e links disponibilizados pelos professores com conteúdos relativos às aulas ministradas;

Acesso à ficha financeira do aluno e visualização dos boletos.

Praticidade para o corpo docente

O dia a dia dos professores também é bastante agitado, pois envolve o planejamento e a execução das aulas, aplicação e correção de atividades, lançamento de notas e faltas, reuniões com gestores e pais, entre outras incumbências.

Para melhorar a comunicação com a comunidade escolar e maximizar a qualidade dos serviços prestados pela instituição de ensino, é fundamental oferecer recursos que dinamizem a atuação dos professores. O SophiA Gestão Escolar pensou justamente nesta necessidade quando desenvolveu o módulo Professor Por ele, os educadores têm acesso a um ambiente online com várias ferramentas de apoio as atividades acadêmicas, tais como:

  • Lançamento de notas;
  • Histórico das notas inseridas e alteradas;
  • Visualização das médias dos alunos;
  • Lançamento da frequência das turmas com listas de chamada por dia, por etapa e por mês.
  • Configuração da composição das notas pelo professor;
  • Emissão de relatórios sobre temas como situação acadêmica dos alunos, notas lançadas pelo professor e atas de notas enviadas.

Mais dinamismo na comunicação com os alunos

Os estudantes do século XXI são mais dinâmicos e prezam por recursos que ofereçam agilidade e mobilidade. Sendo assim, para promover uma boa comunicação com a comunidade escolar, agradando os diferentes perfis de usuários, é importante que a escola disponibilize ferramentas que vão de encontro com as necessidades específicas de cada público.

No caso dos alunos, como vimos, a rapidez e a praticidade no relacionamento são fundamentais. Com o Terminal Web , mais uma ferramenta que compõe a linha SophiA Gestão Escolar, as escolas conseguem reduzir o volume de atendimento nas dependências, ajudam a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos e até conquistam uma redução significativa na inadimplência.

Veja alguns dos serviços oferecidos pelo Terminal Web:

  • Quadro de avisos.
  • Boletim de notas e faltas.
  • Ficha de ocorrência.
  • Ficha financeira e impressão de boletos.
  • Consultas a arquivos e links disponibilizados pela instituição, como conteúdo das aulas, apresentações, tarefas, etc.

Além das vantagens oferecidas para os alunos, o Terminal Web também traz ganhos para as instituições de ensino, pois ele está disponível nas modalidades online e offline, podendo ser hospedado na própria escola, em um provedor externo ou até no provedor da Prima, empresa responsável pela criação da linha SophiA Gestão Escolar.

Aprimoramento da gestão escolar

Por fim, mais um dos benefícios em incluir a tecnologia na comunicação com a comunidade escolar é que os gestores podem aprimorar a sua administração e os serviços prestados por meio dos feedbacks recebidos da comunidade. O software SophiA Gestão Escolar permite que o gestor aplique pesquisas de opinião com alunos, pais, professores e funcionários, levantando a opinião deles sobre os mais diversos assuntos relacionados à educação e procedimentos da escola.

Conquiste novos estudantes com uma estratégia de captação planejada, baixe já nosso e-book e entenda como aumentar a captação de alunas para sua escola!

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.