Educação Infantil: conheça as vantagens do brincar e dicas de brincadeiras para trabalhar com os alunos

Aplicar o aprendizado baseado em brincadeiras na Educação Infantil pode trazer muitos benefícios para os alunos.
aprendizado baseado em brincadeiras

Apostar no aprendizado baseado em brincadeiras pode trazer muitos benefícios para educadores e alunos da Educação Infantil.

Ao planejar as aulas, os professores podem tentar incorporar pelo menos um tipo de jogo ou brincadeira por dia como ferramenta de ensino, estratégia de avaliação ou como fator motivador em sala de aula. Por meio dessas atividades, os alunos se envolvem mais com o aprendizado, o conteúdo ensinado é reforçado e o engajamento da classe toda cresce.

Se você tem real interesse em colocar o aprendizado baseado em brincadeiras em prática nas suas classes de Educação Infantil, é só continuar a leitura desse artigo até o final.

Benefícios das brincadeiras em uma sala de Educação Infantil

Listamos a seguir algumas das vantagens de apostar nessa metodologia para incrementar suas aulas.

Assim você não só consegue entender melhor como o recurso funciona, mas também passa a ter mais argumentos para defender a iniciativa em sua escola:

1) Mais motivação

As brincadeiras em sala de aula aumentam a motivação geral. Ao participar da atividade, os alunos ficam mais motivados a aprender, a prestar atenção e a participar de tarefas definidas.

2) Positividade no aprendizado

O uso de jogos em uma lição, como parte do ensino e aprendizagem, ajuda a criar positividade em torno do que deve ser feito. Isso motiva os alunos por meio da participação e cria uma atitude positiva também em relação ao conteúdo aprendido.

3) Estresse reduzido

Responder a perguntas em voz alta ou produzir um texto pode ser bastante assustador e estressante para alguns alunos da Educação Infantil.

Como alternativa, as brincadeiras permitem que eles demonstrem seus conhecimentos, suas habilidades e sua compreensão sobre um tópico ​​de uma uma maneira menos estressante.

Menos estresse também ajuda cada estudante a ter uma percepção mais positiva da sala de aula e fornece a ele uma indicação verdadeira de sua própria evolução nos estudos.

4) Memória em dia

Um grande benefício do aprendizado baseado em brincadeiras é a sua capacidade de estimular a memória.

Enquanto jogam, os alunos precisam se lembrar de detalhes importantes sobre uma aula, mas também usam sua memória de trabalho para usar a mecânica da brincadeira, pensar e agir rapidamente.

5) Trabalho em equipe

Inserir brincadeiras como suporte para o entendimento do conteúdo em sala de aula faz com que os alunos precisem trabalhar em equipe, aprendendo a se revezar, a criar respeito, a ouvir os outros e a jogar de maneira justa.

Também pode ser um importante recurso dentro da educação inclusiva.

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A melhor abordagem para o aprendizado baseado em brincadeiras

Brincadeiras ajudam a estimular o desenvolvimento humano: o impulso está embutido em nós e não pode ser suprimido, estando ainda mais presente nos pequenos, não sendo à toa que, para eles, o ato de brincar é um dos mais interessantes.

Vale lembrar que isso não é de fato uma novidade: existem teorias de Piaget que apoiam a metodologia do aprendizado através do lúdico. Já educadores como Montessori e Stanley Greenspan reconheceram que a maneira de ensinar uma criança é por meio de seus próprios interesses e desenvolveram estratégias concretas para isso.

Posto isso, é hora de partir para a parte prática: quais brincadeiras melhor performam neste tipo de metodologia? Separamos algumas dicas no tópico abaixo – confira.

Como professores podem incentivar e promover o aprendizado baseado em brincadeiras

Ensinar as crianças a aprender cria uma base sólida para todos os níveis de ensino. Por isso trouxemos aqui algumas sugestões de jogos e brincadeiras que podem estimular o aprendizado a partir da Educação Infantil.

Veja quais são:

Desenhos, charadas e “cara a cara” de personalidades do universo infantil

Super versáteis, estes jogos estimulam a alfabetização e permitem que os alunos pratiquem o vocabulário. Como bônus adicional, incentiva um ambiente alegre.

Crie uma pilha de palavras, frases, conceitos ou figuras históricas ou do universo infantil que sua turma tenha estudado recentemente e tente misturar níveis entre as equipes.

STOP educativo

Coloque uma tabela simples no quadro branco com uma categoria diferente em cada coluna, de acordo com o nível da sua turma. Por exemplo: frutas, cores, ocasiões históricas, personalidades, elementos químicos.

Escolha uma letra e, dentro de um prazo, grupos ou pares de estudantes devem identificar um exemplo por categoria. O primeiro grupo a completar a linha corretamente vence.

Trava-línguas

Os trava-línguas são uma ótima maneira de começar cada aula.

Pesquise frases mais difíceis para aulas avançadas – você verá que é raro um aluno não abrir um sorriso!

Essas são as nossas dicas para colocar o aprendizado baseado em brincadeiras em prática. Mas sabemos que o planejamento para inserir cada uma delas no dia a dia da escola demanda tempo – por isso é importante contar com ferramentas que auxiliem a otimizar as tarefas de rotina.

SophiA Educação Infantil é o software ideal: sua interface simples e prática ajuda na administração e no controle financeiro da escola, facilita o relacionamento entre professores e responsáveis e é acessível de qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo que toda a equipe tenha mais tempo livre para focar no que realmente importa: o aprendizado dos alunos.

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