Como montar uma exposição: 4 dicas para o seu museu

Saber como montar uma exposição é essencial para museus que querem garantir um bom fluxo de visitas.
como montar uma exposição

Saber como montar uma exposição atraente para o público é essencial para museus que buscam garantir um bom fluxo de visitantes em seus corredores. Porém, como o processo de criação e montagem de uma exposição geralmente é colaborativo e envolve muitas partes interessadas com diversas agendas, pode ser um desafio manter uma visão forte de A a Z em um projeto como este.

Pensando nisso, desenvolvemos aqui um breve checklist, que pode ajudar qualquer equipe a enfrentar algumas armadilhas comuns quando se trata de montar uma exposição interessante.

Confira no decorrer da leitura.

A importância de saber como montar uma exposição

Conceber e montar uma exposição pode ser uma tarefa árdua, que demanda um alto volume de investimentos e envolve inúmeras etapas dentro da gestão de um museu.

Por isso, é essencial fazer um trabalho sério, organizado e completo desde a base, de forma a evitar desperdício de tempo e dinheiro por parte de todos os envolvidos.

Se você está com um projeto como este em vista e quer saber como montar uma exposição bem-sucedida, estes quatro passos são essenciais:

1) Definir a localização

Escolher o local certo para uma exposição é quase tão importante quanto o planejamento da própria exposição em si.

Obviamente ela ocorrerá dentro do seu museu, mas será que não existe nenhuma área específica dentro dele que combine mais com a mensagem a ser passada ao público? Uma sala, por exemplo, ou um andar inteiro pode ser destinado a essa finalidade, mas lembre-se de que o ambiente escolhido precisa comportar a exposição por inteiro, além de ser acessível.

2) Prezar pela originalidade

Embora seja sempre ótimo iniciar um processo criativo com um acervo já definido e uma revisão das melhores práticas, é bom lembrar que não há processo melhor do que saber como montar uma exposição a partir de uma folha em branco.

Por isso analise a resposta para as seguintes perguntas: qual é a história única que esta exposição contará? Que tipo de experiência interativa poderia permitir que os visitantes se envolvessem com as histórias a serem contadas?

Com o fácil acesso de hoje a bilhões de imagens de inspiração, pode ser tentador – e economiza tempo – cortar e colar em seu projeto. Contudo, embora pareça muito mais difícil, preze pela originalidade em todos os detalhes, criando algo realmente único.

3) Usar a tecnologia

Em cada vez mais projetos vemos uma porcentagem maior do orçamento de produção alocado para a tecnologia.

E não é para menos: alocar recursos tecnológicos ao montar uma exposição pode fornecer um significado ainda maior ao tema trabalhado, além de ampliar as oportunidades de contar histórias transmídia, expandindo a exposição para as esferas da web ou da mídia social, aumentando o alcance do público e criando novas parcerias em potencial para o seu museu.

4) Fazer uma boa divulgação

A divulgação da exposição definitivamente precisa ser feita, e não é necessário esperar que ela esteja pronta para cuidar dessa etapa.

No site do seu museu, por exemplo, deve haver uma área para que os visitantes possam se inscrever em sua lista de e-mails com meses de antecedência. Assim, quando a data de abertura de sua exposição se aproximar, você poderá começar a anunciando para essas pessoas.

Também vale a pena entrar em contato com galerias locais, influenciadores ligados à arte e à educação, escolas e organizações profissionais de artes que possam oferecer oportunidades de publicidade gratuitas. O mesmo vale para veículos locais de comunicação: o museu pode trocar o espaço publicitário por ingressos ou outros serviços da instituição.

Lembre-se também de usar as mídias sociais: Instagram, Facebook e Twitter são ferramentas vitais para divulgar a sua exposição.

Dê a seus seguidores um motivo para visitarem – pode ser um desconto especial no ingresso ou na loja do museu para quem mostrar o post da rede social sobre a exposição, um brinde especial, entre outros.

Mas, voltando a falar sobre tecnologia…

Como montar uma exposição que não sobrecarregue a gestão da instituição?

Uma exposição deve ser um espaço de aprendizado e, como tal, deve inspirar através de seu conteúdo e também da experiência que oferece.

Porém, toda mudança na rotina de um museu pode desestabilizar a administração da instituição: realocação de pessoal para atender a uma nova demanda, manutenção de um novo acervo, uma nova busca por recursos financeiros… A lista pode ser longa.

Por isso é importante contar com a tecnologia também no âmbito da administração, mais especificamente representada por um software de gestão como o SophiA Acervo, que torna as tarefas administrativas das mais diversas áreas de um museu mais práticas, rápidas e assertivas.

Clique e fale hoje mesmo com um de nossos especialistas – você vai descobrir como o Sophia Acervo pode auxiliar na gestão de seu museu e de suas exposições.

Aproveite e leia também

Categorias

Últimas do Blog

Assine nossa newsletter e receba informações sobre as soluções SophiA.